Indenização por Atraso (Correios)

Share Button

Vc sabia que se os Correios atrasarem apenas 1 (um) dia a entrega da sua encomenda, vc tem direito a uma indenização?

Em caso de descumprimento do prazo de entrega por parte da ECT, devido à falha na prestação do serviço contratado, o cliente fará jus à restituição do preço postal (aplicado somente sobre o valor da remessa, excetuando-se os Serviços Adicionais), conforme percentual especificado:

- 50% - SEDEX 10 e SEDEX Hoje
- 30% - SEDEX, SEDEX a cobrar, PAC e Reembolso Postal
- 20% - e-SEDEX

Brincando com números

Os Correios entregam cerca de 36 milhões de objetos por dia! Sendo bastante otimista, se imaginarmos que 1% destes objetos sofrem atrasos na entrega, isto seria equivalente a um volume de 360 mil objetos (entre cartas e encomendas)! Se a média do preço desses fretes for de apenas 5 reais, teríamos um volume financeiro de 1,8 milhões de reais por dia! Se todas essas pessoas que foram prejudicadas reclamassem, imaginando que a indenização seja de apenas 20% do valor do frete, os Correios teriam um prejuízo de 360 mil reais por dia, ou cerca de 100 milhões de reais por ano! (o que seria equivalente a aproximadamente 10% de todo o lucro realizado em 2012) ;-)

Links úteis

Aqui está o link para que vc possa efetuar sua reclamação:
http://www2.correios.com.br/sistemas/falecomoscorreios/

Lista do número de identificação dos Bancos Brasileiros:
http://www.febraban.org.br/Arquivo/Bancos/sitebancos2-0.asp

Nova página de rastreamento de encomendas #FAIL
http://www.canaldootario.com.br/blog/rastreamento-correios-fail/

Quer mais?

Se vc ainda não viu o vídeo sobre os Correios, veja no link a seguir:

Doacao2
Ajude a manter o Canal do Otário! Basta clicar aqui, para fazer uma doação.

Aviso aos Jumentos e Imbecis de Plantão:
Esta não é uma página da ECT. Toda e qualquer menção feita aos “correios” não deve ser entendida como indicação de procedência, apoio ou patrocínio. Este é um “sítio virtual” de humor e opinião que não guarda relação com os serviços postais ou seus concorrentes.

130 comentários

  1. Só completando, esse valor é indenizado a quem posta, que está de posse do recibo, e não ao destinatário. E uma grande sacanagem é que esse valor era indenizado em 100% em todos serviços faz um ano aproximadamente, e acredito que seria o correto, porém além da incompetência dos Correios nas entregas, os mesmo não arcam com o correto, que seria a restituição integral de um serviço mal prestado.

  2. No caso de envio do exterior, como posso saber qual a data limite para os correios entregarem minha encomenda? pois a mercadoria vem por outra companhia e chegando aqui os correios é quem fica com ela pra entrega!!

    • Raul ,ai é de responsabilidade do serviço postal local,mas para você ter uma ideia eu enviei um HD para EUA e paguei 60,00 de frete aqui,Levou 6 dias para ser entregue

    • Raul, quando a encomenda é postada no exterior é o correio de origem que informa o prazo estimado de entrega no Brasil. Assim que chega no Brasil no centro de trat. internacional de Curitiba ou Rio de Janeiro (SP se for objeto expresso), este objeto passa pela fiscalização. Depois de liberado pela fiscalização, o objeto é entregue aos correios para efetuar a entrega ao destinatário.

  3. O ruim disso é que nem sempre a indenizaçāo é paga a quem deveria ser,ela é paga para quem contratou o serviço nāo a quem paga pelo serviço,isso aconteceu comigo,comprei pela net a mercadoria chegou atrasada reclamei dai disseram que a indenizaçāo seria paga a empresa da qual eu comprei pelo fato de que quem pagou aos correios foi ela essa indenizaçāo pra quem compra pela net é furada

  4. Boa Otario,

    Eu sabia que tinha indenização para sedex, mas achava que o pac não tinha.
    Próxima vez ficarei atento

  5. Se eu soubesse disso antes… uma encomenda minha atrasou quase 1 mês… agora estou ligado e obrigado Otario!

  6. Os Correios estão de sacanagem. Até ontem quando você abria uma reclamação (por atraso ou não recebimento de AR) recebiamos por e-mail uma cópia da reclamação. Hoje abri uma reclamação e a cópia que recebi no e-mail não continha nenhum dado da reclamação, somente o numero do protocolo. Tremenda sacanagem. Além disso quando o atendente te respondia, você poderia contestar essa resposta. Já recebi a resposta da reclamação aberta hoje cedo e não tem mais opção de contestar a resposta deles. Lamentável…

  7. Otário deixe o número de postagem que você usou maquiado, e os endereços de remetente e destino também, podem usar contra vc

  8. Será que vale no caso de greve nos Correios!?

  9. Raul, quando a encomenda é postada no exterior é o correio de origem que informa o prazo estimado de entrega no Brasil. Assim que chega no Brasil no centro de trat. internacional de Curitiba ou Rio de Janeiro (SP se for objeto expresso), este objeto passa pela fiscalização. Depois de liberado pela fiscalização, o objeto é entregue aos correios para efetuar a entrega ao destinatário. Espero ter ajudado.

  10. Otário safado. 6969696969 kkkkkkkkk

  11. Fiz isso porque o correio simplesmente não me entregou uma carta endereçada à ouvidoria da Unimed. Entrei lá e preenchi esse formulário. No meu caso foi para me devolverem o que paguei. Sabe quando eu recebi de volta o meu dinheiro? 4 anos depois que entrei com um processo através do Juizado Federal. Depois de 4 anos me devolveram 20 reais e alguns centavos..

  12. E como fazer quando as contas chegarem vencidas? Existem alguns boletos que são enviados pelos Correios e só chegam depois da data de vencimento. Como fazer nesse caso em específico?

  13. esse aí de otário, não tem nada cheio de propaganda… vai esta rico chefe…

  14. O meu caso e' mais complicado que isso.
    mandei via Sedex algumas pecas de uma lava luca importada, que nao e' comercializada no Brasil.
    O carteiro foi assaltado, e a caixa que deveria chegar a empresa que faria os reparos nas pecas, foi extraviada.
    Nao contratei o seguro de postagem, pois o SEDEX pra mim ate' entao era " mandou, chegou" como eles mesmos dizem.
    Enfim, mesmo que o valor da postagem fosse ressarcido integralmente, nao chegaria nem perto do prejuizo total, pois a maquina nao funciona sem essas pecas e essa marca de eletrodomesticos nao existe no Brasil.
    minha solucao foi processar os correios.
    Nao se pode processar os correios no Procon, diga-se de passagem, por se tratar de uma instituicao federal. Voce precisa ir a nivel federal para processar um orgao do proprio governo.

    Faz mais de um ano que ja entrei com o processo e ate' o momento a lenta " justica" brasileira nada fez.
    Pedi 5 mil reais por danos morais e materiais

  15. Pessoal e no caso de compra pela internet, onde o prazo de entrega atrasa, eu posso esta fazendo esse processo? tenho um pedido atrasado em 5 dias já, ou só posso pedir reembolso se for eu quem tiver postado a mercadoria? quem recebe a mercadoria não teria esse direito? abraço…

  16. Agora eu entendi porque há a lei que institui a "Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT" como a única empresa a poder prestar este serviço no país em regime de MONOPÓLIO. Se qualquer pessoa pudesse ter um negócio deste, seria muitíssimo mais vantajoso do que qualquer 'pirâmide', pois, bastaria receber o pagamento do cliente, não entregar a encomenda e depois devolver 20% do valor recebido. Este, com toda certeza, é o melhor negócio do mundo. Lembrem-se sempre que o famigerado 'MENSALÃO' se iniciou após a divulgação de um vídeo no qual aparecia o ex-deputado Roberto Jeferson, então membro da diretoria da ECT, recebendo uma propina para engordar o que os demais envolvidos no esquema chamavam de "caixa 2". Que cambada de ladrões!

  17. Tenho uma pergunta: Os "Curreios" são responsáveis por envio de contas. Se uma conta chega em nossa residência após a data de vencimento (por exemplo, a conta vence dia 10, mas os "Curreios" entregam dia 15), existe algum recurso ou ação que faça com que os "Curreios" nos indenize por isso?

  18. Uma nova desculpa da desgraça dos correios: Logradouro com numeração irregular – Em verificação, aguarde.
    sendo que eu já comprei varias vezes no site que enviou o produto.
    Serviço porco e imprestável.
    Só utilizo porque não tem alternativa, B-r-a-s-i-l.

  19. kkkkkkkkkkkkkkkkk

    De:
    José da Silva
    Rua do Baralho
    Nº 69

    Para:
    Maria da Silva
    Rua da Periquita
    Nº 6070

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… até pra dar exemplo o cara ainda faz a gente rir…. boa! kkkkkkkk

  20. O problema é que se atrasarem, é capaz de colocarem a informação de “destinatário ausente”, só pra não pagar indenização.

    • No meu caso os caras de pau colocaram que recebi na data, mas chegou só no dia seguinte. Malandragem danada. Consultei no mesmo dia e quando ví que estava como entregue quase morri. Pensei, um FPD pegou minha mercadoria. Mas que nada, chegou foi no dia seguinte.

    • Deixa eu só tirar uma dúvida, essa indenização é para o caso de ser um remetente ou um destinatário? Eu mandando ou recebendo a encomenda?

      Pq estou perguntando isso: Fiz uma compra no dia 16 de janeiro, numa loja internacional. Dia 08/02/2014 as 15:24 chegou no RIO DE JANEIRO / RJ. No dia 12/02/2014 foi liberado pela alfândega. Hoje dia 25 ainda não recebi a encomenda, pois o status ainda se encontra em : Encaminhado de Unidade de Tratamento em RIO DE JANEIRO / RJ para Unidade Operacional em RECIFE / PE. Liguei para os correios e a informante me falou que o prazo de entrega PAC é de 9 dias, no máximo, assim que liberado pela alfândega. Ela alegou que eu poderia entrar com uma reclamação amanha, caso não chegue.

      Daí vi esse post, ( na verdade, vim atras, pois tinha lido anteriormente ) e na curiosidade de saber o que fazer, caso eles não entreguem hoje.

      Essa indenização serve para mim?

      Valeu! :)

    • Atraso nas Cartas Registradas também geram indenização. Procure seu direito! Infelismente, estão usando agora a desculpa da Grave pra não pagar as indenizações.

  21. OBRIGADO PELA AJUDA… ACABEI DE FAZER UMA RECLAMAÇÃO; AGORA É REZAR PARA TODOS OS SANTOS PARA QUE EU RECEBA A MINHA DIFERENÇA DA INDENIZAÇÃO… MAS SÓ O ATO DE INCOMODAREM A ELES JÁ ME DEIXA SATISFEITO… PAU NO C… DESSES P****… ESSE FINAL VAI SER CENSURADO????

  22. Total falta de respeito..eu que me dei mal pq não declarei o valor de R$600,00 e agora não sei por onde anda minha encomenda e com muito medo de que tenha “sumido”….O pior é saber que contra os correios nunca dá em nada….nada ali presta…..os atendentes nos tratam mal na hora da reclamação e os supervisores tem a cara de pau de dizer que não irão nos atender….alguém já conseguiu processar os correios?

  23. Onde solicito a indenização, e nos correios mesmo ou na justiça ?
    pow to com uma encomenda que esta atrasada a mais de 6 dias e nada ainda, abri uma reclamação nos correios e só me falaram que tem 5 dias uteis para eu ter a resposta (e imago que seja que foi extraviada).
    não aguento mais estes caras de pau

  24. Estou com uma caixa atrasada 12 dias, ninguem sabe o que falar quando ligo. o que posso fazer? a indenização é do valor da caixa (dos itens contidos) ou o valor que eu pagam para enviar ? me ajudem pf

  25. Puto com os Correios

    Só pra atualizar nosso amigo Otário, antigamente o reembolso era INTEGRAL quando havia atraso, a pouco tempo que mudaram essa merda pra bem menos, além de terem reduzido o valor base da indenização por roubo/extravio. O pior de tudo é que não existe proporcionalidade, pode atrasar 1 dia ou 50 que o reembolso é o mesmo percentual ridículo.
    Sem falar no que já comentaram, sempre dão um jeito de manipular os registros para que apresentem falsas tentativas de entrega e coisas do gênero.

    Um dos piores prestadores de serviço do universo!

  26. Todos os que compram no exterior online sabem muito bem que o correio brasileiro não funciona. Uma solução possível e’ ingressar com ações de indenização material e moral nos juizados federais. Não precisa de advogado e não precisa pagar custas.

    • isso nao adianta , porque nao é dos correios o transporte internacional e chegando no brasil quem retem a mercadoria é a alfandega da receita federal , qdo liberam , vai para agencia que emite um aviso de cobrança de impostos

  27. A questão é que somente a pessoa que enviou a encomenda é que pode registrar a reclamação e consequentemente, receber a indenização. E eu, que fiz a compra, paguei o frete e sofri danos devido o atraso da encomenda, fico no prejuízo total.

    • É o que acontece, como disse, só pode ser para nós (por que entrei com pedido) não fazermos isso.
      Com a mesma maldade, não me importo de não receber a inde, mas se todos reclamassem, seria melhor para todos. O que não podemos é deixar “prá lá” .

  28. Edson Paixão dos Santos

    O correio é totalmente ineficiente de 20 encomenda que enviei, atrasaram 12. Enviei um sedex 10, que chegou as 17h, o motoboy da esquina levaria 2h e cobraria menos que os correios.

  29. PARA QUE AS PESSOAS NÃO ENTREM COM PEDIDO DE INDENIZAÇÃO, COLOCAM O BENEFICIÁRIO COMO O EMITENTE, QUANDO NÓS (NÓS) É QUE PAGAMOS TUDO, DA MERCADORIA AO FRETE.
    E LEVAMOS A PIOR. INIMIGO DE CARTEIRO É CACHORRO? E VOCÊS DE AZUL E AMARELO O QUE SÃO? SANTINHOS?

  30. Otário,

    No meu caso ocorreu problema com entrega de um boleto bancario do plano de saúde, como faço para encontrar o código de rastreamento?

    Atenciosamente,

    Luiz Filipe

  31. E quando o frete da encomenda internacional é grátis e chega com atraso?

  32. Uma pergunta, como processar os Correios, uma coisa é extraviar uma coisa ou outra, mas esse ano de 2014 está demais! Um extravio atrás do outro em entregas internacionais!

  33. rosinete dos santos braz

    ~moro num predio comercial que não tem elevador,por isso toda correspondencia minha que tem que assinar,não chega.porque o correio daqui não sobe escada para fazer a entrega,porem ele devolve tudo meu. compro produto pela enternet e o sedex tbm coloca que estou ausente,porem tenho sempre que ir na agencia buscar meus produto.pra que então temos que pagar pelo sedex se não chega ate nossa porta. peguei o correio colocando na minha panela de arroz,ausente comigo em casa e um absurdo,correio do engenho de dentro

  34. Então quem compra pela internet, que paga o valor do produto e o frete, fica a ver navios quanto ao reembolso??

  35. Comprei um prosuto on line e no site da loja prometia 72 horas para entregar fiz a compra no dia 14-03-14 e seria entregue em 17-03-14,após varias tentativas liguei hoje 18-03-14 no CDD da rua Galatea na vila Guilherme e a atendente diz que iria localizar a mercadoria e daria um retorno fiquei esperando e nada,reclamei no 3003-0100 e também não obtive nenhuma resposta,total desrespeito e péssimo serviço prestado,correio ja foi melhor muito atravo e pouca informação, senssação de ser lesado.

  36. lannynha_gbi@hotmail.com

    Como faço para processar os correios?

  37. Os Correios são tão ruins de serviço que anteriormente o reesarcimento para um PAC atrasado era de 100% do valor postal pago, mas mudaram isso para 30% porque eles atrasam demais, uma vergonha isso. Acho que só privatizando essa porcaria atual de empresa politizada que se tornaram o anteriormente competente Correio Nacional.

  38. ora mas se a indenização é so para o remetente então nem faz sentido isso, poque quem mais se prejudica no atraso é o destinatário
    isso é muito é enrolada

  39. caiobrandingdesignCaio

    Fiz uma compra por Sedex a cobrar. Paguei ao remetente 200 reais e pagarei na retirada o valor do produto. Foi postado numa segunda com promessa de entrega na quarta. Hoje é quinta. Tenho direito a esse reembolso?

  40. Passei dois telegramas a 3 clientes, e paguei por cópia e confirmação, minhas clientes não receberam, tenho comprovante , marcando dia e hora para assinarem contrato, não vieram pois não receberam O que faço para processar os correios e onde

    • Vera, para processar qualquer empresa publica da união deve procura a Justiça Federal, vc mesmo pode entrar com a ação, nao precisa de advogado, pois é julgado sem a presença das partes.Leve todos os dados e entre com o processo e aguarde e boa sorte. Ja fiz varios, e recebi quase todos, pois sempre há extravios nos correios eratrasos

  41. jorgete silva souto

    Fiz uma compra no dia 1/6/14, paguei correio expesso, p chegar dia 05/06 é até agora não recebi a encomenda,o produto foi pela loja em 04/06/14. Já tenho todas as provas, o que faço p processar os correios e onde??

  42. Em relação a compras internacionais, onde o frete é cobrado junto com a compra do produto e pago pelo vendedor. Mesmo assim tenho o mesmo direito que as demais pessoas que contrataram esses serviços do Correios?

  43. Gostaria de saber se essa indenização só é paga pra quem postar? Tipo se eu fiz uma compra na net e paguei pelo frete tenho direito a essa indenização mesmo sendo o destinatário?

  44. comprei na segunda pelo expresso e hoje é sexta e não chego ainda.
    isso pq era pra entrega no maximo até quinta – feira

  45. Isso se aplica a remessas internacionais?

  46. Pessoal, está correto, mas a indenização é devida ao CONTRATANTE do frete. Quando você compra na Internet, mesmo pagando o frete, quem contrata os correios é a loja virtual, e ela que recebe a indenização. Trabalho com ecommerce e hoje existem diversas empresas especializadas em ajudar as lojas a receber o dinheiro de volta. Ou seja, não se iludam, isso não vale para vcs que tiveram o produto atrasados

  47. Passei 4 dias tentando falar com o call center dos correios e nada! pura merda! correios vão tomar no …

  48. E aonde sei se atrasaram ou não? Qual o prazo de entrega? Por que uma encomenda minha demorou quase 6 dias para chegar e era SEDEX!

  49. Ana Paula da Rocha

    Comprei uma boneca pra minha sobrinho no Natal (06/12). Era o presente do Papai Noel…com as chuvas de dezembro, o pacote só chegou no Rio em 26/12 e o Natal foi em Barra de São João…viajei sem o presente…demos à ela depois explicando que foi por causa da chuva, mas ela ficou tristinha…
    Achei que não tinha como ter um ressarcimento…

  50. quando vendia no mercado livre, vários produtos atrasavam para os compradores. Pedia reembolso por atraso e eles pagavam full certinho sem chiar e rápido. Sempre deu certo, exceto no período de greve que era a justificativa do atraso.

  51. TOME CUIDADO DE ONDE VOCE COMPRA. PRAZO DE ENTREGA E DEPOIS DAS POSTAGEM.E SO O REMETENTE TEM ACESSO A INDENIZAÇÃO DE NÃO ENTREQUE NO PRAZO GARANTIDO.

  52. Caro Sr. Otário, já que vc conhece bem o processo dos correios, o que posso fazer para que os correios entreguem minha correspondência, não aguento mais ter que perder um tempão para ir a agencia central pegar minha correspodencia isso quando chega, nem minhas encomendas ele entregam na minha rua.

    • Sua rua tem placa? Sua casa tem número? É de difícil acesso? Várias coisas interferem na entrega, o correios está forçando a opinião pública para que aja privatização, não contrata, ou quando contrata, contrata mão de obra terceirizada, muita gente afastada por motivos de doença

  53. muita sacanagem com o consumidor, quem deveria receber era quem comprou e não quem enviou…

    • Como tem b***** no mundo, reclama sem conhecimento, até a encomenda ser entregue ao consumidor ela pertence ao remetente, então o consumidor não tem direito algum de reclamar, na verdade o carteiro se achar melhor ou desconfiar de quem recebe, pode até não entregar, e outra coisa o prazo do sedex depende muito de onde vcs moram, de capital para capital 2 dias, de interior para interior até 5 dias, de capital para interior 4 dias úteis… não falem asneiras sem antes pesquisar…

      • B***** é quem sai distribuindo xingamentos para todos que apenas querem informação e estão indignados com a falta de respeito e o quão ruim são os correios são, os funcionários não trabalham (todas as vezes que liguei para pedir informação ou reclamar de algo, só recebi resposta: “não sei, não sabemos, não podemos falar pois não sabemos o que acontece”), ou até mesmo pediram os dados para ir na tela que o cliente normal pode acessar, no caso de rastreio e reclamações, agora, se você não sabe responder direito para alguém, só tenho a sentir pena de você por ser um péssimo empregado e que ajuda a afundar ainda mais o Brasil.
        Como você disse: “como tem b***** no mundo” ;)

  54. Não entendi muito bem. O reembolso deve ser o valor da postagem + a porcentagem aplicada a cada serviço adicional ou o reembolso é apenas da porcentagem por cada serviço?

  55. Vocês sabiam que até o ano passado o correio devolvia o valor integral da postagem e após verem que iam perder muito dinheiro pela incompetência baixaram esses valores para 30 e 50%

  56. Só escrever a data/horário errado e pedir pro porteiro pouco atencioso assinar. Funcionou quando eu paguei um Sedex10 que chegou ao meio-dia. Sistema orientado ao sucesso.

  57. Obrigado pelo video amigo, sou lojista e isso vai me ajudar bastante, um direito que eu não sabia que tinha !

  58. eles mudaram todo o site, fui fazer a reclamaçã, ate encontrei onde reclamar, mas quando preenchi tudo estranhamente deu erro, tem como fazer outro video com o passo a passo do site novo? valeu

  59. Recebi hoje uma fatura da TIM bosta, já tinha cancelado há algum tempo. Pedi que imprimissem todas as faturas, fizeram isto e me avisaram que teria um juros dps, até aí td bem. A fatura desse juros foi postada no dia 12/06/14 e recebi no dia 01/07/2014. O vencimento da msm é para o dia 25/06/2014 é apenas 12,35 esta fatura, o juros que virá dela será bem menor, mas não vou deixar passar despercebido uma falha deles. É como o Sr Otário disse: se cada um fizer sua parte eles sentirão o peso no bolso. Ótario como faço para reclamar? procurei na internet e não achei nada que pudesse me ajudar.

  60. Eu comprei pelo aliexpress e não sei as informações do vendedor nem o que ele escreveu no pacote, e a comunicação com ele é bem ruim. Já tem mais de 2 meses que o objeto foi postado e ainda não o recebi. Como reclamo?

    • entrando pelo próprio site, na opção chat do vendedor ou direto na pagina da sua encomenda

    • Tem o canal de mensagem pelo próprio Ali; mas eu recomendo não se desesperar ainda. Compro coisas da China há uns 4 anos já, todo mês rs, e o máximo que cheguei a esperar foi 3 meses e alguns dias. Assim como já cheguei a receber produto em 10 dias o.o

      Então normalmente estipulo esse limite pra mim, se passar de 3 meses e meio eu perco as esperanças, do contrário fico na expectativa haha

      Mas também dá pra você pedir pra estender o prazo do “seguro” que eles dão. Alguns vendedores ativam o reembolso em caso de não recebimento do produto… Normalmente são 60 dias, se não me engano; mas você pode solicitar para aumentar esse prazo…

  61. Recebi R$0,75 por uma carta registrada que foi entregue após 33 dias.

  62. Natalia Santiago

    E é possível também indenização quando compramos algo pela internet que é enviado pelo Correios?

  63. O bonito é que a página de reclamação dos correios não tá prestando!

  64. Como se resolvesse os canais de comunicação. Encomenda entrou no Brasil em abril e tá parada lá em Curitiba desde então. Reclamação só após 60 dias úteis. Prazo pra resposta dela? “Aguarde” , aguardando faz mais de 1 mês já. 90 Dias úteis que comprei o produto!

  65. No dia 10/12/2013 enviei uma encomenda via PAC, a qual extraviou e depois por milagre foi encontrada. A entrega, que era para ser de 7 dias úteis, sendo assim deveria ter sido entregue no dia 19/12/2013 fio entregue somente no dia 30/12/2013. Pois bem, entrei em contato solicitando o ressarcimento sobre o atraso e depois de várias tentativas e 8 meses me foi devolvido o valor de R$ 4,44, sendo que o valor de remessa foi de R$ 17,81. Bom, 30% deste valor seria, no mínimo R$ 5,34, porém recebi e-mail dos correios em janeiro informando que seria devolvido o valor de 14,80!!! Enfim, abri outro chamado, vamos ver no que dá!

    • Nossa, que empresa FDP. Tô com duas encomendas no CTCI de Curitiba, uma há mais de 2 meses, e outra quase lá.

      Acho uma GRANDE injustiça não podermos pedir indenização em remessas internacionais. Isso precisa ser revisto urgentemente, assim como o valor do ressarcimento, que deveria ser muito maior.

      • Essa informação está incorreta. Você pode pedir sim, no Juizado Especial, mas tem que ser o Federal e não o pequenas causas estadual.

        • Olá. Obrigado pela resposta. Se passar três meses e não for entregue, pretendo entrar com processo, então. Mas você poderia me confirmar esta informação com alguma fonte? Pode ser um site com a lei ou um fórum onde pessoas comentam já terem feito isso. Agradeço desde já.

      • Na verdade, não é possível, pois o envio é como se fosse um contrato. O contratante é quem envia, e é ele quem deve fazer a reclamação no Posto de Correios de envio. Aí sim, se nada for resolvido, ele pode solicitar o reembolso do valor pago pelo item, e o valor da postagem e seguro sobre o valor declarado.

        Neste caso, as encomendas que são enviadas com código rastreável que geralmente possuem esta modalidade. Quando o item é enviado por envio comum, sem rastreamento, fica mais difícil de resolver.

  66. Otário, primeiramente parabéns pelo excelente trabalho.
    Gostaria de tirar uma dúvida, pois já fiz diversas compras por internet, nas quais sempre solicito a entrega por meio de SEDEx 10, Entretanto, a agência nacional de correios e telégrafos (correios), me fazem buscar a encomendo em depósitos os quais eles dizem ser os mais próximos de minha residencia, (que na verdade não são perto coisa nenhuma), em virtude de alegarem ser o local ou área de risco. O engraçado é que não consigo receber um tênis que custa no máximo R$ 500,00, mas, recebo sem atraso nenhum em minha residencia uma TV que custa aproximadamente R$ 4.000,00 pelas casas Bahia por exemplo.
    A dúvida é será que cabe ressarcimento do valor pago pelo frete? O qual é o mesmo para qualquer outro endereço de acordo com o tipo de encomenda, haja vista que nunca os correios fazem a entrega sem que eu tenha que me deslocar, hora seja para um depósito, hora para outro? Valeu, e Fui!!!

  67. Tentei pedir o reembolso porque minha encomenda era para ter sido entregue em 31/08/2014 e hoje dia 09/09/2014 ainda nao foi entregue, alias o correios nem tentou entregar. http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.Qu

    e para minha surpresa nao tem mais como pedir reembolso, ou pelo menos deve estar mais escondido a opcao.

  68. O que fazer quando efetuou uma compra e pagou frete, a empresa envia o produto porém fica nos correios e eles informam que sua área é de risco e esta sem escolta. Então você tem que ir buscar, perder grande parte do seu dia de trabalho e ter prejuízo, a questão é:

    Não é um problema deles? Não estou nem ai de como vão fazer pra entregar, paguei o frete pra entregar o produto em minha casa.

    Posso recorrer? Não quero só meu dinheiro do frete de volta não, perdi um grande tempo e meu dia de trabalho para poder buscar essa mercadoria pois é totalmente fora de mão eu ir até os correios e não possuo veiculo.

  69. A estatal ECT já era, desde a denuncia do esquema de propina para alimentar o mensalão do PT, onde o Roberto Jeferson falou tudo, só piorou, antes o reembolso por atraso era de 100% agora é só 30% para Sedex e PAC, enquanto a empresa estiver na mão dos políticos estamos ferrados!!!

  70. é amigo mais esta pagina de PEDIDO DE INFORMAÇÃO que vc falou talvez o correio tenha tirado do ar ou camuflado pois nao estou encontrando não, somente o menu na qual vc escolhe entre outras reclamação , critica

  71. Já tinha visto esse video, mas acabo de ter esse problema com os correios e vim relembrar.
    Meu caso é com e-sedex. Em 3 dias de atraso por exemplo a multa é de 3×20% ou não importa os dias de atraso, será apenas 20%?

  72. E no caso de quem compra algo e a entrega é por PAC ou Sedex…..
    É que se não em engano, esses valores são cobrados do bolso de quem pagou o produto….caso ele demore a mais como na reportagem, seria do direito do consumidor pedir o reembolso?

    Obrigado e ótima matéria.

  73. Otário., pode me ajudar ? Recentemente comprei um produto no site da china, no qual o valor declarado é USD98.88. O produto foi tributado, porém foi extraviado assim que saiu de São Paulo. Abri uma reclamação e me disseram que eu precisava dos dados do remetente. Busquei os dados do vendedor, poréémm desde o dia 06/11/2014 ainda não acharam o produto e nem me procuraram para indenização.

    O que devo fazer ? Eu pesquisei na internet e encontrei que “a mercadoria enquanto responsabilidade dos correios ainda é pertencente ao remetente até que chegue ao destinatário, e portanto, qualquer indenização a ser feita, será paga ao remetente”.

    Mas eu não posso permitir que paguem ao meu vendedor algo que já foi pago a ele. O vendedor do site já recebeu o valor pelo seu produto, EU que tenho que ser indenizada, 1.pela mercadoria e 2.pelos transtornos causados. Será que tem como eu mesma abrir uma ação na justiça sem precisar do intermédio de um advogado ?

    Ficaria muito grata se pudesse me ajudar.

    Obrigada pela atenção.

  74. E no caso da agencia estar em greve e a gente nao receber no prazo e o que esta acontecendo cmg e nao consegui fazer uma reclamação por nao ter todos os dados do remetente.

  75. Só um detalhe: processos no Juizado Especial FEDERAL… Não no JEC. Também dispensa adv.

  76. algume sabe dizer se os correios podem ser processados ? por nao cumprimento do dever (entrega de produtos ) e por danos morais ? por se tratar de um orgão publico ?

  77. Carlos Henrique Gonçalves da Costa

    Muito obrigado pela dica..estou com minha encomenda atrasada via PAC faz 6 dias. So fiquei na dúvida se o remetente ou o destinatário ou qualquer um pode pedir tal indenização..Obrigado e gde abraçao!!!

  78. sou mais uma das milhares de vitimas deste falido correio que como tudo que leva a marca do governo federal . hora porque não privativa logo esta porcaria. tenho certeza que na mão da iniciativa privada vai dar lucro e andará melhor .

  79. O mais impressionante é q a pessoa liga ou faz uma reclamação pelo site e eles respondem a msm coisa que tá escrito quando a gente rastreia pelo site… Ninguém merece!!! e essa indenização é ridicula, pq o q eu comprei eu paguei R$100 pague de frete R$30 e eu iria receber R$9 de indenização… Enfim patético!!!

  80. Só uma dúvida pra quem souber me responder:
    Comprei uma sandália no aliexpress no dia 2 de agosto de 2014 e que tinha entrega prevista de até 35 dias. Depois de mais de 60 dias de atraso liguei pros correios alegando o atraso (eu tinha o código de rastreamento além de todas as informações da empresa que me enviou) e a atendente apenas indicou o site de reclamação. Mesmo depois de um mês eu liguei novamente e me mandaram fazer a mesma coisa (a reclamação no site) e fiz. E assim entrei em 2015 sem a sandália que não custava nem 25 reais. E então, o que devo fazer a respeito disso? Devo abrir algum processo contra os correios ou isso é perda de tempo (e paciência)?

    • só quem envia tem o direito de reclamar e/ou solicitar indenização, e como essa comprar e internacional fica difícil algum êxito.

      • Desculpe, mais vc esta completamente errado Antonio Luiz, se vc consumidor se sentir lesado ou prejudicado por descomprimento de contrato no caso o da entrega entre em contatato com o procon caso não haja resposta por parte do correio aconselho procurar o juizado civel de sua cidade e ajuizar ação, não precisa de advogado.
        saliento por tanto que a responsabilidade por vicil do produto ou serviço er objetiva, ou seja tanto de quem vendeu como de quem fornece o serviço no caso o correios.
        espero ter ajudado.

  81. Gostaria de saber fiz uma compra no aliexpress a mercadoria foi entregue aqui no brasil, ja tem 4 meses que ela esta aqui e até hoje eles não entregarão o que devo fazer? código de rastreio EV990852220CN

  82. Boan noite, se alguém souber me responder, eu agradeço … Fiz uma compra pelo mercado livre e o vendedor postou a encomenda 3 dias depois do pagamento. Paguei 12 reais de frete, e o prazo de entrega pelos correios seria de 6 dias úteis.
    No final, eles atrasaram a entrega e 4 dias. A mesma foi entregue ontem, dia 23/03 (um domingo por mais incrível que pareça), mas não foi na minha casa que entregaram. Verifiquei hoje e a encomenda foi para um CDD a uns 7km da minha casa. Não é longe, mas de ônibus tudo fica longe …. fora o transtorno com gasto de passagem e de ter que sair do conforto de minha casa.
    A questão é, quais os meus direitos, uma vez que paguei pelo frete para receber a encomenda em minha casa e o mesmo não foi cumprido por parte dos correios ?
    Nem da pra alegar área de risco, pois onde moro não tem nem favela perto. É um condominio, próximo de vários outros condomínios e sítios.

  83. Olá, Eu sou Roberto, recentemente fiz uma compra com indicação de postagem nos correios no dia 19-03-2015 com Tempo de entrega deste produto estipulado pelo site das lojasdomecanico: de 2 a 6 dias úteis, qual na realidade, até então não recebi minha encomenda hj 01/04/2015. Acredito que seja um problema de congestionamento inerente as partes. Ainda sim, estou sem o bem comprado qual está me fazendo uma imensa falta. De acordo com o atendimento dos CORREIOS,Caso a encomenda não chegue na até a data Prevista o cliente tem o direito de pedir o ressarcimento do valor pago pelo transporte junto a lojasdomecanico, loja que foi efetuado a compra. Tentei hoje, por várias vezes um contato telefônico (dois telefones mensurado pelo site qual tomei um chá de cadeira de +- 10min, em cada, sem atendimento) e pelo Chat ofertado pelo site de 10:40h até as 14:00h sendo ignorado por eles “lojadomecanico” Segundo os correios, e com esta loja que eu tenho que reclamar. Isto é o certo? Alguem pode me ajudar por favor? Caso seja de vosso interesse meu contato é espiritoosanto@gmail.com

    • Os Correios entraram nesta estória como prestadores de serviço de transporte da mercadoria, cuja escolha foi concordada por ambas as partes. Ao vendedor, cabe o apropriado acondicionamento da mercadoria, endereçamento correto e despacho com a brevidade possível. Uma vez confiado aos Correios a mercadoria, eles tornam-se responsável pela mesma, devendo entregá-la dentro do prazo assumido e sem danos ao conteúdo. Portanto, se os Correios atrasarem a entrega, a culpa não é do vendedor. Se a encomenda extraviar-se, será responsabilidade do vendedor reclamar junto aos Correios, pois ele foi o contratante do serviço de transporte, porém tal contrata-se se deu a mando do comprador. Portanto, o que pode ser exigido do vendedor é que ele cumpra com a rapidez necessária e possível tal procedimento, e que apresente os documentos que comprovem tal ação. Portanto, NÂO É CABÌVEL cobrar do vendedor o valor pago pelo transporte, pois a falha foi dos Correios, porém é correto que se cobre do vendedor as providências. A Explicação que você recebeu dos Correios é o que se costuma chamar de “tirar o corpo fora”. A incompetência/descaso dos Correios prejudica a todos: ao comprador, pois recebe com atraso o que comprou e ainda pagou para ser transportado (lembre-se de que o comprador é quem paga o transporte, ainda que uma loja informe que o frete é grátis. Nada é de graça); ao vendedor, já que caberá a ele a iniciativa de reclamar nos Correios e ainda ter que acompanhar o processo. Por fim, os Correios perdem em imagem, mas parece não haver preocupação quanto a isso, com base na quantidade de sites em que se registram reclamações contra eles sem que respondam sequer uma vez. Mas os Correios sempre ganham dinheiro, já que cobram antecipadamente, mesmo quando é SEDEX a cobrar! Espero que logo você receba o produto.

  84. Estou tendo problemas com os correios, pois eles estão atrasando as entregas pac e sedex, faço a reclamação no site dos correios e a resposta deles é que não vão indenizar porque o produto foi entregue. A resposta que eu dei foi que eu tenho direito a ressarcimento por atraso e eles voltam a enviar a mesma resposta, que foi entregue e por isso não vão ressarci. Se aqui tivesse opção de anexar imagens, colocaria aqui para todos verem o email que eu recebi dos correios. Mas não tem problema, isso não ficará por isso. Se querer guerra, vai ter guerra!

    • Recebi a mesma mensagem de recusa de ressarcimento por um sedex que foui entregue QUATORZE DIAS após a data informada pelos Correios na página de cálculo de valor e prazo:
      “Caro Cliente, em atenção à sua manifestação, informamos que o objeto postal em questão já teve sua 1ª tentativa de entrega ou entrega realizada, conforme dados disponíveis no sistema de rastreamento de objetos, razão pela qual não faz jus à indenização. Caso esta resposta não tenha atingido sua expectativa ou não tenha sido suficiente, solicitamos reativar essa manifestação.”

      Objeto DJ213175607BR
      “02/04/2015 15:17 AC SANTA ROSA – Niteroi /RJ Postado”
      “20/04/2015 17:25 CDD IJUI – Ijui/RS Entrega Efetuada”

  85. Parabenizo pela iniciativa, essas informações não são PUBLICADAS nas midias. Felizmente ainda existem pessoas abnegadas que não escondem informações de utilizade pública.PARABÉNS vou replicar a todos os meu amigos.
    Obrigado e que DEUS O ABENÇOE

  86. Juarez DA Silva Souza, sim, as pessoas em geral não sabem disso e é bom que seja divulgado, Porém, na prática, não fique muito animado, pois os Correios colocam dificuldade para ressarcir. Eu, como usuário muito frequente de PAC e SEDEX sei disso. Tenho mais de um caso de reclamação por atraso e eles retrucam dizendo que a encomenda foi entregue, como se não tivessem entendido a queixa. E cada vez se que contacta os Correios pelo 0800 ou pelo site, eles sempre estabelecem, se dão, o prazo de 5 dias úteis para responder,prazo este que quase sempre NÂO é cumprido e é automaticamente renovado por mais 5 dias úteis eles mesmos. Pode acontecer de eles te dizerem que não há prazo definido e que você terá que esperar pela resposta. Ou seja, é puro “mise-en-scène” de organização. Eles vão “cozinhando” o usuário até que ele esqueça ou desista, economizando assim a indenização. E eles sabem que dificilmente alguém abrirá um processo judicial por causa de um valor baixo com algo inferior a R$100,00.

  87. Certamente essa é uma trista verdade em nosso país.Mas comigo o “buraco é mais embaixo” vou acionar judicialmente com Danos e vou incentivar tantos quantos eu possa a fazer o mesmo.Tem julgados da Justiça Federal e 2º grau dando ganho de causa ao autor (prejudicado). “A justiça não socorre os que dormem” é um adágio dos próprios operadores do Direito.Vamos fazer valer a Lei.

    • Eu também quero dar queixa Juarez, pq isso já passa dos limites, desrespeito com o cidadão. Nem que fosse de graça valeria esse serviço porco que eles prestam, minha compra foi postada em 15/08 e até hoje não recebi minha encomenda totalizando 45 dias sendo que me deram estimativa de entrega de 20 dias úteis, e ainda tiveram a coragem de me dizer que foi por causa da greve, só rindo, o produto já completava 32 dias antes da greve. Serviço ruim, atendimento pior ainda, e dificultam nossas reclamações. COMO FAÇO PARA PROCESSAR OU TOMAR ALGUMA MEDIDA PARA QUE DIMINUA OU PARE DE ACONTECER ESSA FALTA DE RESPEITO????

      • Você deve formatar uma queixa diretamente no TRIBUNAL DE PEQUENAS CAUSAS. Lá não precisa advogado e você pode descrever o teu pedido com as tuas própria palavras. Eles sim vão ter que vir com advogado, porquanto o JUIZ do ribunal de pequenas causas será “indiretamente” teu defensor.Pode confiar, funciona mesmo.As pessoas é que tem medo de procurar.Tem alguns tribunais especiais (pequenas causas) que os juizes instruem para as pessoas busquem advogados . Isso está errado, você deve nesse caso falar com o JUIZ titular da vara ( forum ) da tua cidade e reclamar se acaso receber essa orientação.

Deixe uma resposta