Indenização por Atraso (Correios)

Share Button

Vc sabia que se os Correios atrasarem apenas 1 (um) dia a entrega da sua encomenda, vc tem direito a uma indenização?

Em caso de descumprimento do prazo de entrega por parte da ECT, devido à falha na prestação do serviço contratado, o cliente fará jus à restituição do preço postal (aplicado somente sobre o valor da remessa, excetuando-se os Serviços Adicionais), conforme percentual especificado:

- 50% - SEDEX 10 e SEDEX Hoje
- 30% - SEDEX, SEDEX a cobrar, PAC e Reembolso Postal
- 20% - e-SEDEX

Brincando com números

Os Correios entregam cerca de 36 milhões de objetos por dia! Sendo bastante otimista, se imaginarmos que 1% destes objetos sofrem atrasos na entrega, isto seria equivalente a um volume de 360 mil objetos (entre cartas e encomendas)! Se a média do preço desses fretes for de apenas 5 reais, teríamos um volume financeiro de 1,8 milhões de reais por dia! Se todas essas pessoas que foram prejudicadas reclamassem, imaginando que a indenização seja de apenas 20% do valor do frete, os Correios teriam um prejuízo de 360 mil reais por dia, ou cerca de 100 milhões de reais por ano! (o que seria equivalente a aproximadamente 10% de todo o lucro realizado em 2012) ;-)

Links úteis

Aqui está o link para que vc possa efetuar sua reclamação:
http://www2.correios.com.br/sistemas/falecomoscorreios/

Lista do número de identificação dos Bancos Brasileiros:
http://www.febraban.org.br/Arquivo/Bancos/sitebancos2-0.asp

Nova página de rastreamento de encomendas #FAIL
http://www.canaldootario.com.br/blog/rastreamento-correios-fail/

Quer mais?

Se vc ainda não viu o vídeo sobre os Correios, veja no link a seguir:

Doacao2
Ajude a manter o Canal do Otário! Basta clicar aqui, para fazer uma doação.

Aviso aos Jumentos e Imbecis de Plantão:
Esta não é uma página da ECT. Toda e qualquer menção feita aos “correios” não deve ser entendida como indicação de procedência, apoio ou patrocínio. Este é um “sítio virtual” de humor e opinião que não guarda relação com os serviços postais ou seus concorrentes.

122 comentários

  1. Só uma dúvida pra quem souber me responder:
    Comprei uma sandália no aliexpress no dia 2 de agosto de 2014 e que tinha entrega prevista de até 35 dias. Depois de mais de 60 dias de atraso liguei pros correios alegando o atraso (eu tinha o código de rastreamento além de todas as informações da empresa que me enviou) e a atendente apenas indicou o site de reclamação. Mesmo depois de um mês eu liguei novamente e me mandaram fazer a mesma coisa (a reclamação no site) e fiz. E assim entrei em 2015 sem a sandália que não custava nem 25 reais. E então, o que devo fazer a respeito disso? Devo abrir algum processo contra os correios ou isso é perda de tempo (e paciência)?

    • só quem envia tem o direito de reclamar e/ou solicitar indenização, e como essa comprar e internacional fica difícil algum êxito.

      • Desculpe, mais vc esta completamente errado Antonio Luiz, se vc consumidor se sentir lesado ou prejudicado por descomprimento de contrato no caso o da entrega entre em contatato com o procon caso não haja resposta por parte do correio aconselho procurar o juizado civel de sua cidade e ajuizar ação, não precisa de advogado.
        saliento por tanto que a responsabilidade por vicil do produto ou serviço er objetiva, ou seja tanto de quem vendeu como de quem fornece o serviço no caso o correios.
        espero ter ajudado.

  2. Gostaria de saber fiz uma compra no aliexpress a mercadoria foi entregue aqui no brasil, ja tem 4 meses que ela esta aqui e até hoje eles não entregarão o que devo fazer? código de rastreio EV990852220CN

  3. Boan noite, se alguém souber me responder, eu agradeço … Fiz uma compra pelo mercado livre e o vendedor postou a encomenda 3 dias depois do pagamento. Paguei 12 reais de frete, e o prazo de entrega pelos correios seria de 6 dias úteis.
    No final, eles atrasaram a entrega e 4 dias. A mesma foi entregue ontem, dia 23/03 (um domingo por mais incrível que pareça), mas não foi na minha casa que entregaram. Verifiquei hoje e a encomenda foi para um CDD a uns 7km da minha casa. Não é longe, mas de ônibus tudo fica longe …. fora o transtorno com gasto de passagem e de ter que sair do conforto de minha casa.
    A questão é, quais os meus direitos, uma vez que paguei pelo frete para receber a encomenda em minha casa e o mesmo não foi cumprido por parte dos correios ?
    Nem da pra alegar área de risco, pois onde moro não tem nem favela perto. É um condominio, próximo de vários outros condomínios e sítios.

  4. Olá, Eu sou Roberto, recentemente fiz uma compra com indicação de postagem nos correios no dia 19-03-2015 com Tempo de entrega deste produto estipulado pelo site das lojasdomecanico: de 2 a 6 dias úteis, qual na realidade, até então não recebi minha encomenda hj 01/04/2015. Acredito que seja um problema de congestionamento inerente as partes. Ainda sim, estou sem o bem comprado qual está me fazendo uma imensa falta. De acordo com o atendimento dos CORREIOS,Caso a encomenda não chegue na até a data Prevista o cliente tem o direito de pedir o ressarcimento do valor pago pelo transporte junto a lojasdomecanico, loja que foi efetuado a compra. Tentei hoje, por várias vezes um contato telefônico (dois telefones mensurado pelo site qual tomei um chá de cadeira de +- 10min, em cada, sem atendimento) e pelo Chat ofertado pelo site de 10:40h até as 14:00h sendo ignorado por eles “lojadomecanico” Segundo os correios, e com esta loja que eu tenho que reclamar. Isto é o certo? Alguem pode me ajudar por favor? Caso seja de vosso interesse meu contato é espiritoosanto@gmail.com

    • Os Correios entraram nesta estória como prestadores de serviço de transporte da mercadoria, cuja escolha foi concordada por ambas as partes. Ao vendedor, cabe o apropriado acondicionamento da mercadoria, endereçamento correto e despacho com a brevidade possível. Uma vez confiado aos Correios a mercadoria, eles tornam-se responsável pela mesma, devendo entregá-la dentro do prazo assumido e sem danos ao conteúdo. Portanto, se os Correios atrasarem a entrega, a culpa não é do vendedor. Se a encomenda extraviar-se, será responsabilidade do vendedor reclamar junto aos Correios, pois ele foi o contratante do serviço de transporte, porém tal contrata-se se deu a mando do comprador. Portanto, o que pode ser exigido do vendedor é que ele cumpra com a rapidez necessária e possível tal procedimento, e que apresente os documentos que comprovem tal ação. Portanto, NÂO É CABÌVEL cobrar do vendedor o valor pago pelo transporte, pois a falha foi dos Correios, porém é correto que se cobre do vendedor as providências. A Explicação que você recebeu dos Correios é o que se costuma chamar de “tirar o corpo fora”. A incompetência/descaso dos Correios prejudica a todos: ao comprador, pois recebe com atraso o que comprou e ainda pagou para ser transportado (lembre-se de que o comprador é quem paga o transporte, ainda que uma loja informe que o frete é grátis. Nada é de graça); ao vendedor, já que caberá a ele a iniciativa de reclamar nos Correios e ainda ter que acompanhar o processo. Por fim, os Correios perdem em imagem, mas parece não haver preocupação quanto a isso, com base na quantidade de sites em que se registram reclamações contra eles sem que respondam sequer uma vez. Mas os Correios sempre ganham dinheiro, já que cobram antecipadamente, mesmo quando é SEDEX a cobrar! Espero que logo você receba o produto.

Deixe seu comentário!