segunda-feira , 21 / abril / 2014

Indenização por Atraso (Correios)

Share Button

Vc sabia que se os Correios atrasarem apenas 1 (um) dia a entrega da sua encomenda, vc tem direito a uma indenização?

Em caso de descumprimento do prazo de entrega por parte da ECT, devido à falha na prestação do serviço contratado, o cliente fará jus à restituição do preço postal (aplicado somente sobre o valor da remessa, excetuando-se os Serviços Adicionais), conforme percentual especificado:

- 50% – SEDEX 10 e SEDEX Hoje
- 30% – SEDEX, SEDEX a cobrar, PAC e Reembolso Postal
- 20% – e-SEDEX

Brincando com números

Os Correios entregam cerca de 36 milhões de objetos por dia! Sendo bastante otimista, se imaginarmos que 1% destes objetos sofrem atrasos na entrega, isto seria equivalente a um volume de 360 mil objetos (entre cartas e encomendas)! Se a média do preço desses fretes for de apenas 5 reais, teríamos um volume financeiro de 1,8 milhões de reais por dia! Se todas essas pessoas que foram prejudicadas reclamassem, imaginando que a indenização seja de apenas 20% do valor do frete, os Correios teriam um prejuízo de 360 mil reais por dia, ou cerca de 100 milhões de reais por ano! (o que seria equivalente a aproximadamente 10% de todo o lucro realizado em 2012) ;-)

Links úteis

Aqui está o link para que vc possa efetuar sua reclamação:
http://www.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/default.cfm

Lista do número de identificação dos Bancos Brasileiros:
http://www.febraban.org.br/Arquivo/Bancos/sitebancos2-0.asp

Nova página de rastreamento de encomendas #FAIL
http://www.canaldootario.com.br/blog/rastreamento-correios-fail/

Quer mais?

Se vc ainda não viu o vídeo sobre os Correios, veja no link a seguir:

banner_doe_550Ajude a manter o Canal do Otário! Basta clicar aqui, para fazer uma doação via Paypal.

52 comentários

  1. O problema é que se atrasarem, é capaz de colocarem a informação de “destinatário ausente”, só pra não pagar indenização.

    • No meu caso os caras de pau colocaram que recebi na data, mas chegou só no dia seguinte. Malandragem danada. Consultei no mesmo dia e quando ví que estava como entregue quase morri. Pensei, um FPD pegou minha mercadoria. Mas que nada, chegou foi no dia seguinte.

    • Deixa eu só tirar uma dúvida, essa indenização é para o caso de ser um remetente ou um destinatário? Eu mandando ou recebendo a encomenda?

      Pq estou perguntando isso: Fiz uma compra no dia 16 de janeiro, numa loja internacional. Dia 08/02/2014 as 15:24 chegou no RIO DE JANEIRO / RJ. No dia 12/02/2014 foi liberado pela alfândega. Hoje dia 25 ainda não recebi a encomenda, pois o status ainda se encontra em : Encaminhado de Unidade de Tratamento em RIO DE JANEIRO / RJ para Unidade Operacional em RECIFE / PE. Liguei para os correios e a informante me falou que o prazo de entrega PAC é de 9 dias, no máximo, assim que liberado pela alfândega. Ela alegou que eu poderia entrar com uma reclamação amanha, caso não chegue.

      Daí vi esse post, ( na verdade, vim atras, pois tinha lido anteriormente ) e na curiosidade de saber o que fazer, caso eles não entreguem hoje.

      Essa indenização serve para mim?

      Valeu! :)

      • A indenização é sempre paga para o contratante, neste caso a pessoa que envia, ainda que tenha sido escolhido pelo destinatário. Espero ter ajudado!

    • Atraso nas Cartas Registradas também geram indenização. Procure seu direito! Infelismente, estão usando agora a desculpa da Grave pra não pagar as indenizações.

  2. OBRIGADO PELA AJUDA… ACABEI DE FAZER UMA RECLAMAÇÃO; AGORA É REZAR PARA TODOS OS SANTOS PARA QUE EU RECEBA A MINHA DIFERENÇA DA INDENIZAÇÃO… MAS SÓ O ATO DE INCOMODAREM A ELES JÁ ME DEIXA SATISFEITO… PAU NO C… DESSES PUTOS… ESSE FINAL VAI SER CENSURADO????

  3. Total falta de respeito..eu que me dei mal pq não declarei o valor de R$600,00 e agora não sei por onde anda minha encomenda e com muito medo de que tenha “sumido”….O pior é saber que contra os correios nunca dá em nada….nada ali presta…..os atendentes nos tratam mal na hora da reclamação e os supervisores tem a cara de pau de dizer que não irão nos atender….alguém já conseguiu processar os correios?

  4. Onde solicito a indenização, e nos correios mesmo ou na justiça ?
    pow to com uma encomenda que esta atrasada a mais de 6 dias e nada ainda, abri uma reclamação nos correios e só me falaram que tem 5 dias uteis para eu ter a resposta (e imago que seja que foi extraviada).
    não aguento mais estes caras de pau

  5. Estou com uma caixa atrasada 12 dias, ninguem sabe o que falar quando ligo. o que posso fazer? a indenização é do valor da caixa (dos itens contidos) ou o valor que eu pagam para enviar ? me ajudem pf

  6. Puto com os Correios

    Só pra atualizar nosso amigo Otário, antigamente o reembolso era INTEGRAL quando havia atraso, a pouco tempo que mudaram essa merda pra bem menos, além de terem reduzido o valor base da indenização por roubo/extravio. O pior de tudo é que não existe proporcionalidade, pode atrasar 1 dia ou 50 que o reembolso é o mesmo percentual ridículo.
    Sem falar no que já comentaram, sempre dão um jeito de manipular os registros para que apresentem falsas tentativas de entrega e coisas do gênero.

    Um dos piores prestadores de serviço do universo!

  7. Todos os que compram no exterior online sabem muito bem que o correio brasileiro não funciona. Uma solução possível e’ ingressar com ações de indenização material e moral nos juizados federais. Não precisa de advogado e não precisa pagar custas.

    • isso nao adianta , porque nao é dos correios o transporte internacional e chegando no brasil quem retem a mercadoria é a alfandega da receita federal , qdo liberam , vai para agencia que emite um aviso de cobrança de impostos

  8. A questão é que somente a pessoa que enviou a encomenda é que pode registrar a reclamação e consequentemente, receber a indenização. E eu, que fiz a compra, paguei o frete e sofri danos devido o atraso da encomenda, fico no prejuízo total.

    • É o que acontece, como disse, só pode ser para nós (por que entrei com pedido) não fazermos isso.
      Com a mesma maldade, não me importo de não receber a inde, mas se todos reclamassem, seria melhor para todos. O que não podemos é deixar “prá lá” .

  9. Edson Paixão dos Santos

    O correio é totalmente ineficiente de 20 encomenda que enviei, atrasaram 12. Enviei um sedex 10, que chegou as 17h, o motoboy da esquina levaria 2h e cobraria menos que os correios.

  10. PARA QUE AS PESSOAS NÃO ENTREM COM PEDIDO DE INDENIZAÇÃO, COLOCAM O BENEFICIÁRIO COMO O EMITENTE, QUANDO NÓS (NÓS) É QUE PAGAMOS TUDO, DA MERCADORIA AO FRETE.
    E LEVAMOS A PIOR. INIMIGO DE CARTEIRO É CACHORRO? E VOCÊS DE AZUL E AMARELO O QUE SÃO? SANTINHOS?

  11. Otário,

    No meu caso ocorreu problema com entrega de um boleto bancario do plano de saúde, como faço para encontrar o código de rastreamento?

    Atenciosamente,

    Luiz Filipe

  12. E quando o frete da encomenda internacional é grátis e chega com atraso?

  13. Uma pergunta, como processar os Correios, uma coisa é extraviar uma coisa ou outra, mas esse ano de 2014 está demais! Um extravio atrás do outro em entregas internacionais!

  14. rosinete dos santos braz

    ~moro num predio comercial que não tem elevador,por isso toda correspondencia minha que tem que assinar,não chega.porque o correio daqui não sobe escada para fazer a entrega,porem ele devolve tudo meu. compro produto pela enternet e o sedex tbm coloca que estou ausente,porem tenho sempre que ir na agencia buscar meus produto.pra que então temos que pagar pelo sedex se não chega ate nossa porta. peguei o correio colocando na minha panela de arroz,ausente comigo em casa e um absurdo,correio do engenho de dentro

  15. Então quem compra pela internet, que paga o valor do produto e o frete, fica a ver navios quanto ao reembolso??

    • De forma alguma, pois, o simples fato de você ter pago pelo serviço, mesmo que indiretamente, já caracteriza relação de consumo. Portanto, em caso de indenização, cabe ao Correios ou ao fornecedor efetuar a devolução do valor devido.

  16. Comprei um prosuto on line e no site da loja prometia 72 horas para entregar fiz a compra no dia 14-03-14 e seria entregue em 17-03-14,após varias tentativas liguei hoje 18-03-14 no CDD da rua Galatea na vila Guilherme e a atendente diz que iria localizar a mercadoria e daria um retorno fiquei esperando e nada,reclamei no 3003-0100 e também não obtive nenhuma resposta,total desrespeito e péssimo serviço prestado,correio ja foi melhor muito atravo e pouca informação, senssação de ser lesado.

  17. [email protected]

    Como faço para processar os correios?

  18. Os Correios são tão ruins de serviço que anteriormente o reesarcimento para um PAC atrasado era de 100% do valor postal pago, mas mudaram isso para 30% porque eles atrasam demais, uma vergonha isso. Acho que só privatizando essa porcaria atual de empresa politizada que se tornaram o anteriormente competente Correio Nacional.

  19. ora mas se a indenização é so para o remetente então nem faz sentido isso, poque quem mais se prejudica no atraso é o destinatário
    isso é muito é enrolada

Deixe seu comentário!

Clique aqui para acessar a loja ;-)