Indenização por Atraso (Correios)

Share Button

Vc sabia que se os Correios atrasarem apenas 1 (um) dia a entrega da sua encomenda, vc tem direito a uma indenização?

Em caso de descumprimento do prazo de entrega por parte da ECT, devido à falha na prestação do serviço contratado, o cliente fará jus à restituição do preço postal (aplicado somente sobre o valor da remessa, excetuando-se os Serviços Adicionais), conforme percentual especificado:

- 50% - SEDEX 10 e SEDEX Hoje
- 30% - SEDEX, SEDEX a cobrar, PAC e Reembolso Postal
- 20% - e-SEDEX

Brincando com números

Os Correios entregam cerca de 36 milhões de objetos por dia! Sendo bastante otimista, se imaginarmos que 1% destes objetos sofrem atrasos na entrega, isto seria equivalente a um volume de 360 mil objetos (entre cartas e encomendas)! Se a média do preço desses fretes for de apenas 5 reais, teríamos um volume financeiro de 1,8 milhões de reais por dia! Se todas essas pessoas que foram prejudicadas reclamassem, imaginando que a indenização seja de apenas 20% do valor do frete, os Correios teriam um prejuízo de 360 mil reais por dia, ou cerca de 100 milhões de reais por ano! (o que seria equivalente a aproximadamente 10% de todo o lucro realizado em 2012) ;-)

Links úteis

Aqui está o link para que vc possa efetuar sua reclamação:
http://www2.correios.com.br/sistemas/falecomoscorreios/

Lista do número de identificação dos Bancos Brasileiros:
http://www.febraban.org.br/Arquivo/Bancos/sitebancos2-0.asp

Nova página de rastreamento de encomendas #FAIL
http://www.canaldootario.com.br/blog/rastreamento-correios-fail/

Quer mais?

Se vc ainda não viu o vídeo sobre os Correios, veja no link a seguir:

Doacao2
Ajude a manter o Canal do Otário! Basta clicar aqui, para fazer uma doação.

Aviso aos Jumentos e Imbecis de Plantão:
Esta não é uma página da ECT. Toda e qualquer menção feita aos “correios” não deve ser entendida como indicação de procedência, apoio ou patrocínio. Este é um “sítio virtual” de humor e opinião que não guarda relação com os serviços postais ou seus concorrentes.

118 comentários

  1. Só uma dúvida pra quem souber me responder:
    Comprei uma sandália no aliexpress no dia 2 de agosto de 2014 e que tinha entrega prevista de até 35 dias. Depois de mais de 60 dias de atraso liguei pros correios alegando o atraso (eu tinha o código de rastreamento além de todas as informações da empresa que me enviou) e a atendente apenas indicou o site de reclamação. Mesmo depois de um mês eu liguei novamente e me mandaram fazer a mesma coisa (a reclamação no site) e fiz. E assim entrei em 2015 sem a sandália que não custava nem 25 reais. E então, o que devo fazer a respeito disso? Devo abrir algum processo contra os correios ou isso é perda de tempo (e paciência)?

  2. Gostaria de saber fiz uma compra no aliexpress a mercadoria foi entregue aqui no brasil, ja tem 4 meses que ela esta aqui e até hoje eles não entregarão o que devo fazer? código de rastreio EV990852220CN

    • Com este cep. que está no comprovante mostrado a encomenda vai atrasar mesmo, este cep. não existe nem aqui e nem lá na china. 12345678 e geralmente o cliente que não sabe o cep do destino coloca este.

  3. Boan noite, se alguém souber me responder, eu agradeço … Fiz uma compra pelo mercado livre e o vendedor postou a encomenda 3 dias depois do pagamento. Paguei 12 reais de frete, e o prazo de entrega pelos correios seria de 6 dias úteis.
    No final, eles atrasaram a entrega e 4 dias. A mesma foi entregue ontem, dia 23/03 (um domingo por mais incrível que pareça), mas não foi na minha casa que entregaram. Verifiquei hoje e a encomenda foi para um CDD a uns 7km da minha casa. Não é longe, mas de ônibus tudo fica longe …. fora o transtorno com gasto de passagem e de ter que sair do conforto de minha casa.
    A questão é, quais os meus direitos, uma vez que paguei pelo frete para receber a encomenda em minha casa e o mesmo não foi cumprido por parte dos correios ?
    Nem da pra alegar área de risco, pois onde moro não tem nem favela perto. É um condominio, próximo de vários outros condomínios e sítios.

Deixe seu comentário!

banner