SOBRE

Sou o pior pesadelo de empresas e pessoas que
promovem propaganda enganosa" 
Otário A. Anonymous

O Canal do Otário foi originalmente criado como um canal de vídeos do Youtube brasileiro, em 3 de fevereiro de 2012, por um usuário anônimo, o qual se utiliza do pseudônimo Otário Anonymous para denunciar propaganda enganosa cometida por empresas e/ou políticos.

Com uma linguagem bastante popular, cheia de ironias, um pouco de agressividade e algumas palavras de baixo calão para enfatizar sua indignação, o Canal do Otário possui vídeos bastante populares no Youtube e grande influência na internet, como o vídeo onde denuncia o preço dos automóveis no Brasil, com cerca de 1,9 milhões de visualizações, servindo inclusive de pauta de discussão no Senado brasileiro.

Os temas geralmente abordados nos vídeos e blogs são de alcance nacional ou internacional e variam desde imagens ilustrativas presentes em embalagens de alimentos que não correspondem a realidade, até denúncias envolvendo a fragilidade das urnas eletrônicas brasileiras.

Características

O personagem (cujo nome é Otário Anonymous), é representado na forma de um cidadão vestido de terno e gravata pretas, camisa e luvas brancas, além de utilizar um saco de papel na cabeça. Possui olhos grandes e arredondados, nariz vermelho e boca bastante grande se comparado ao resto do corpo, sendo que toda a fisionomia do rosto é feito através de efeitos computacionais.

Sua voz possui um tom bastante agudo, assemelhando-se a voz de uma criança, o que transmite, a princípio, uma falsa sensação de ingenuidade e/ou fragilidade.

A ideia geral por trás desta imagem (um homem com saco na cabeça) é mostrar que qualquer pessoa pode ser capaz de mudar alguma coisa, basta querer.

O sobrenome do personagem é uma clara referência a ideologia Anonymous, composta basicamente de pessoas anônimas, sem qualquer vínculos ou estruturas hierárquicas e que estão dispostas a fazer com que a população acorde do pesadelo imposto por seus governantes.

Não é o povo que tem que temer o seu governo, mas é o governo que tem que temer seu povo

- V de Vingança

Retrato da Sociedade

Tanto o nome Canal do Otário, quanto o seu personagem principal Otário Anonymous, são críticas bastante duras à sociedade, que muitas vezes mantem-se inerte diante dos maiores absurdos cometidos por empresas (ou políticos) contra o cidadão.

Censura

Com o crescimento do Canal do Otário, vários vídeos foram censurados no Youtube a pedido das empresas mencionadas nos vídeos (como: NET, CLARO, BRADESCO, HERBALIFE, TELEXFREE, CORREIOS). Por este motivo foi criado o site do Canal do Otário, o qual está em um ambiente independente e mais protegido contra a censuras arbitrárias que porventura podem ocorrer no Youtube.

Atualmente, o site tem servido como principal mídia de divulgação do Canal do Otário, o qual, além dos vídeos, tb possui um blog bastante ativo, complementando os vídeos e facilitando a divulgação de novas denúncias feitas pelo Canal.

Prêmios

Quer mais?

Para mais informações, sugiro a leitura das entrevistas a seguir:

entrevista#1   entrevista#2

14 comentários

  1. nada mais nada menos que a realidade, e sem nenhum conteúdo agressivo, mas mesmo assim a Wikipedia não quis publicar a pagina do canal do otário.

  2. OLA CANAL DO OTÁRIO, GOSTARIA QUE FISE-SE UM VIDEO SOBRE SEGURANÇA PUBLICA, POR EXEMPLO, O CRIME NO ESTADO DE SÃO PAULO AUMENTOU, E AGORA EM 2014 SÓ NA MINHA CIDADE DESDE JANEIRO E AGORA FEVEREIRO JÁ MORRERAM EXECUTADOS 18 POLICIAIS MILITARES, E NÃO VEJO POLITICOS, GOVERNANTES, MINISTERIOS E QUEM SEJA MOVER UM DEDO PARA SOLUCIONAR, OLHA QUE ESTOU VENDO NOTICIAIS, DA MORTE DE 1 POLICIAL POR DIA NO ESTADO DE SÃO PAULO, UM DELES EU CONHECIA E ERA MUITO HONESTO E TRABALHADOR. CERTAMENTE O NUMERO DE CIDADÃOS NÃO POLICIAL MORRENDO É O DOBRO, SE PRECISAR DE IDEIAS FALE COMIGO PELO E-MAIL, POIS EU ESTOU POR DENTRO DO QUE OCORRE NA QUESTÃO DE SEGURANÇA PUBLICA!

  3. De uma pesquisada na situação de Campo Grande – MS onde o prefeito eleito por mais de 270mil votos, depois de 16 anos de uma sigla no poder, foi cassado por 20 vereadores. A população BRASILEIRA precisa saber que independente da urna funcionar ou nao, seu voto não vale nada. Grato

  4. Erison Gonazaga Sousa

    Parabéns seu vídeos esta motivando muitas pessoal a te segurem eu mesmo sou um deles e mando copias de vários dos seu vídeos para meu amigos e para eles compartilharem Obrigado pelo apoio..

  5. ola, cara muito bons seus videos , vc esta de parabens. sempre divulgo seus videos e repasso pelo zap zap e outras fontes .

    gostaria de te dar uma dica de video.

    estava vendo um imovel com uma amiga minha,….meio q namorada sabe né……

    fomos atras de um ap.

    achei um perto de minha residencia, q fica em guarulhos,,,,mais precisamente no bairro do jd. adriana.

    fui ate o local e constatei q o ap de 44mts quadrados custava 190.000.00.

    falei com ela e blz , ela se empolgou, disse a ela o q o corretor havia me passado .

    passei pra ela os seguintes calculos

    o corretor disse q o valor do imovel é 190.000.00 e ele fez a simulaçao pelo site da caixa que ficou assim:

    entrada de 44.000.00, esse valor pela construtora que seria a MRV e

    144.000.00 financiado pela caixa pela caixa ……….e com subsidio de 2.000.00.

    ai ate entao minha amiga nao tinha ido comigo ver o ap, e passei por telefone pra ela tudo o q o corretor havia me passado. e ela gostou mas…..

    no outro dia ela me disse q iria ver pelo banco do brasil o financiamento, entao eu por livre e espontanea vontade entrei no site do banco do brasil, e fiz o simulado.

    mas fiquei muito surpresso com o resultado….

    no site ficou assim.

    144.000.00 financiado em 360 messes

    as parcelas ficaram no sistema price o seguinte

    360 de 860.00, mas este valor varia um pouco pra mais.

    as parcelas nao ficaram altas nao, mas ai que vem o problema q nem todo mundo ve.

    desse valor 860.00 reais que a pessoa paga , somente 140.00 reais é abatido no valor total do saldo devedor com o banco.

    exemplo;

    vc paga 860.00 reais de prestaçao pelo financiamento de 144.000.00 mil. sendo que 140.00 é o que é descontado do valor, entao vamos a contas,…..860.00 – 140.00 = 720.00

    esses 720.00 é só de juros que vc esta pagando pro banco ,,,, e isso é em todas as parcelas………. e os 140.00 reais vai abater nos 144.000.00….ficando 143.860,00…. e assim por diante.

    um absurdo e que nem todo mundo ve isso.

    gostaria que vc entrasse no site da caixa ou do bb pra vc comprovar isto…. no site da caixa nao mostra direito, mas no site do bb mostra direitinho os juros que as pessoas pagam,,,,, mas muitos nao percebem pois ficam de olho nas parcelas e nao nos juros.

    vamos fuder esses putos.

    meu email. claudioouem@hotmail.com

    valeu um abraço.

  6. Oi Otario. Tudo bem?

    Nao quero me dentificar.

    Gostaria de sugerir que fizesse um video sobre a Mafia do Detran nos processos para se tirar a 1a habilitaçāo de carro, coisa praticamente impossível semi pagar o quebra, que gira em torno de 350 a 500 reais.

    Já estou Na minha quarta tentativa de tirar habilitação aqui Na cidade de Sao Paulo. Se precisar vou tentar ainda mais nao por nao ter o dinheiro do quebra, mas pot nao concordar com essa atitude. Lembrando que o processo de habilitaçao aqui no Brazil é um dos mais burocráticos do Munro e nem pot is so cria melhores condutores. Minha Mae e meu irmão que não sabem dirigir tem habilitacao. E eu estou ensinando eles a dirigir… Pra vc ver como que é.

    Bom era isso. Quero pedir tbm pra nao divulgar meu Nome. Pq Como a Mafia do detran é da Polícia civil do estado, temo pelo que passa acontecer comigo.

  7. EU ENVIEI O SEGUINTE TEXTO PARA ALGUNS A QUEM PODERIA INTERESSAR PORÉM, ATÉ AGORA, NÃO VI QUALQUER INTERESSE. PODE O CANAL DO OTÁRIO ALAVANCAR A IDEIA? PROPOSTA DE PROJETO: INCLUSÃO DO FUTEBOL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
    (O presente, inicialmente apresenta um texto simplificado sobre motivos que explicitam a necessidade do enquadramento em prol da garantia dos direitos extensivos aos torcedores)
    04OUT2014
    1- TORCEDORES RECLAMAM QUANDO UM OU MAIS JOGADORES JOGAM MAL OU INDOLENTEMENTE REPETIDAS VEZES;
    2- JOGADOR É EMPREGADO DO CLUBE, SE POSSUI DIREITO DE GREVE, É EM RAZÕES TRABALHISTAS, JAMAIS CONTRA A TORCIDA OU GRUPOS DE MANIFESTANTES, COMO NO CASO RECENTE DOS JOGADORES DO FLUMINENSE F.C. ENCABEÇADOS OU LIDERADOS POR FRED, após receberem (supõe-se) recentemente, ameaças ou represálias de um grupo devido a mau(s) resultado(s) em disputas durante campeonato;
    3- JOGADOR É PAGO PARA JOGAR, PROPORCIONANDO O ESPETÁCULO, SALVO EM CASOS DE DOENÇAS. PORTANTO, NÃO SE JUSTIFICA FAZER “CORPO MOLE”, POR QUALQUER MOTIVO.
    – CASOS DE ATRASOS SALARIAIS SÃO DE COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA, PORTANTO DEVEM SER RESOLVIDOS COM O CLUBE E NÃO EM CAMPO, EM DETRIMENTO AO ESPETÁCULO PROPORCIONADO AO TORCEDOR OU PAGANTE.
    4- TODOS OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS EM UMA PARTIDA DE FUTEBOL QUE NÃO CORRESPONDEREM AO ESPERADO PELA TORCIDA, DENTRO DE SUAS OBRIGAÇÕES LEGAIS E PROFISSIONAIS, DEVERÃO SER PUNIDOS, RESPONDENDO SOLIDÁRIO, O CLUBE.
    – AGRESSÕES FÍSICAS OU VERBAIS DE ATLETAS A TORCEDORES TAMBÉM DEVERÃO SER ENQUADRADAS E RESSARCIDAS PELO(S) INFRATOR(ES), RELATIVO A DANOS MORAIS E MATERIAIS EM RAZÃO DO GASTO COM INGRESSO PARA O ESPETÁCULO(TORCEDORES E AGREMIAÇÕES RESPONDEM POR ATOS LESIVOS DAS TORCIDAS, O MESMO SE APLICARÁ AOS ATLETAS).
    5- O TORCEDOR OU PAGANTE DEVERÁ TER O DIREITO DE EXIGIR INDENIZAÇÃO JUDICIALMENTE, AO SE SENTIR PREJUDICADO EM SEUS DIREITOS COMO CONSUMIDOR QUE PAGOU PARA USUFRUIR DO ESPETÁCULO.
    ADENDO: – QUANDO NO CASO, O RESPONSÁVEL PELO PREJUÍZO FOR O ARBÍTRO, INTENCIONALMENTE OU NÃO, A CBF COMO ENTIDADE NACIONAL AGREGADORA DAS AGREMIAÇÕES E O DEPARTAMENTO DE ÁRBITROS, RESPONDERÁ SOLIDARIAMENTE, CABENDO INDENIZAÇÃO ATRAVÉS DOS MEIOS JUDICIAIS AOS RECLAMENTES(TORCEDORES OU OS QUE SE SENTIREM DIRETA OU INDIRETAMENTE PREJUDICADOS OU LESADOS).
    ÚNICO –
    – O PRESENTE É EXTENSIVO E APLICA-SE TAMBÉM À SELEÇÃO NACIONAL BRASILEIRA., INDEPENDENTE DO CARÁTER DO JOGO, SEJA AMISTOSO OU OFICIAL EM COMPETIÇÕES.
    MOTIVOS:
    1- O TORCEDOR É UM DOS PRINCIPAIS MANTENEDORES DAS EQUIPES E ATLETAS;
    2- O TORCEDOR PAGA PARA DESFRUTAR DO ESPETÁCULO;
    3- A RENDA OBTIDA DA VENDA DOS INGRESSOS É USADA TAMBÉM, PARA PAGAMENTO DOS ATLETAS, portanto, um dos principais e também, mantenedores é o torcedor;
    OBS.: – AS DEMAIS DISPOSIÇÕES RELATIVAS A DEVERES E DIREITOS DOS TORCEDORES JÁ SE ENCONTRAM NO ESTATUTO DO TORCEDOR.

  8. E ai otário! Eu resolvi escrever através do seu site, por que não achei nenhum endereço de email disponível nem aqui, nem no facebook. Eu curto muito o seu trabalho e sinceramente admiro a posição que você tem tomado mesmo com grande parte dos youtubers se “adaptando” ao sistema que o Facebook e a realidade politica que estamos vivenciando tem construído. Imagino, que mesmo com o sistema do “patrion” seja dificil manter um vlog como o seu, ainda mais quando vc mesmo disse no programa do danilo o custo de cada video que vc faz, tenho uma certa curiosidade em saber qual a sua intensão para o futuro, sendo que vc prefere não monetizar o seu vlog, grande abraço, seus videos são realmente esclarecedores. Boa sorte na tua caminhada.

  9. Querido amigo Otário, eu escrevo esta mensagem pra dizer que neste país pessoas que falam a verdade na lata, sem medo sofre todo o tipo de perseguição, porque o que você publica no seu canal incomoda essas pessoas que ganham dinheiro as nossas custas. Eu tenho certeza que não só eu, um simples trabalhador sofre o dia-a-dia pagando contas caras, esse governo nos rouba. Eu aqui desejo a você que nada de mal não aconteça, como toda pessoa que não aceita fazer papel de otário fala a verdade doa a quem doer é perseguido por tudo e por todos. Boa sorte na sua caminhada e um feliz 2015 pra você.

  10. Otário,
    Não conhecia seu canal até as eleições passadas, quando um amigo postou o vídeo do voto nulo, que os “otários” de verdade acham que “anula” eleição.
    Foi amor a primeira vista. Parabéns!! Continue com o excelente trabalho, é primoroso!!

  11. Oi, gostaria de saber seu ponto de vista com relação a privatização das rodovias.

Deixe uma resposta

Assinantes do site tem descontos especiais na loja! Bronze (5%), Prata (10%), Ouro (20%) e VIP (30%) Aproveite!!! Dispensar