Planeta dos Macacos e a Petrobrás

Share Button

Se vc viu a imagem acima e não entendeu, então eu vou explicar...

Esta foto-montagem é uma paródia da cena final do filme Planeta dos Macacos (1968) e a Petrobrás (2014).

Planeta dos Macacos (O Filme) - Spoiler

No filme original, de 1968, o personagem principal (Taylor) e outros 2 astronautas despertam de uma profunda hibernação e descobrem que sua nave espacial sofreu um acidente e caiu em um planeta "parecido" com a Terra, onde seres humanos são aprisionados por macacos falantes, os quais possuem o domínio da tecnologia.

heston-beach
Planeta dos Macacos - 1968

No final, em uma cena épica na praia, Taylor vê a imagem da Estátua da Liberdade destruída, revelando que, na verdade, o planeta em que eles estavam era a própria Terra, porém, eles estavam na Terra centenas de anos no futuro. Mostrando que os seres humanos, através de guerras e irracionalidade, conseguiram se auto-destruir... e os macacos tomaram seu lugar.

Nesta cena, o personagem, inconformado com a revelação, diz a celebre frase:

"Desgraçados!
Vcs destruíram tudo! Malditos!
Vcs vão todos para o inferno!"

Taylor - Planeta dos Macacos 1968

Planet-of-the-Apes-reelgood
Imagem original - Planeta dos Macacos (1968)

Petrobrás

Não precisa ser nenhum Nobel de economia, matemático, ou um grande investidor financeiro para ver que alguma coisa muito errada está acontecendo com a Petrobrás.

A imagem a seguir mostra o histórico de preços das ações ordinárias da Petrobrás (PETR3) - com direito a voto, no período de 2010 a início de 2014.

yahoo-petr3
Fonte: Yahoo! Finanças

Em 2010, o valor destas ações sofreram uma desvalorização de mais de 26%! Em 2011 a desvalorização superou os 35%! Em 2012, caiu mais de 15% e em 2013, mais uma queda de 18%!!!

Mas calma, porque ainda dá para cair mais! Só em janeiro de 2014, a desvalorização chegou a quase 15%!!! :-/

Toda essa desvalorização que ocorreu ao longo desses quase 5 anos se dá basicamente devido a 2 motivos: intervencionismo estatal na empresa e dificuldades técnicas e operacionais do pré-sal (o qual o governo faz parecer que será algo simples de se resolver).

Conclusão

Se os astronautas do Planeta dos Macacos tivessem caído no Brasil, eles nem precisariam ter hibernado centenas de anos para constatar o que os malditos humanos fizeram com a Petrobrás (que já chegou a ser considerada uma das 10 empresas mais valiosas do mundo em valor de mercado), já que os "desgraçados" conseguiram, praticamente, destruí-la por completo em pleno 2014 ;-)

Portanto, provavelmente, a imagem que ele veria na praia seria, ao invés da Estátua da Liberdade, uma plataforma da Petrobrás abandonada e destruída.

- Parabéns Governo! Se o objetivo é foder com tudo, vcs estão conseguindo!

Abraços,

Otário A. Anonymous

banner_lojaAdquira os bonecos, chaveiros, camisetas e adesivos do Canal do Otário, clique aqui

74 comentários

  1. Dizem que quando começar a extração do pré sal a “100%” vai melhorar.
    Acho que só o tempo poderá responder.

    • Não consigo entender essa abordagem do Canal do Otário, é obvio que as ações vão abaixar, pois a petrobras está sendo usada pelo governo para segurar a inflação e é assim que toda estatal deve ser, servir ao seu povo, não rechear os bolsos dos acionistas. Ao mesmo tempo ela não vai quebrar de uma hora para a outra, pois é suportada pelo governo o que não acontece com uma empresa usual. Não faz o menor sentido comparar a Petrobrás com uma empresa usual, onde a reputação é medida pelo lucro no fim do ano, quanto será que vale para um pais segurar a inflação enquanto valoriza o salário mínimo? De repente o Canal do Otário que tanto critica a extorsão das empresas para com o consumidor, tem a brilhante ideia de defender o neoliberalismo. Estivesse o setor petrolífero entregue totalmente ao livre comércio que estaríamos pagando 5 reais num litro de combustível. Basta ver o que ocorreu com o Alcool em 2010, foi necessário a petrobras entrar no ramo para controlar a palhaçada que tava virando.

      • “De repente o Canal do Otário que tanto critica a extorsão das empresas para com o consumidor, tem a brilhante ideia de defender o neoliberalismo”

        D’oh! Gênio!

        Pra você: http://www.youtube.com/watch?v=khSIYmTzt6U

      • Thiago, aposto que você e apartidário,militante. Canal do Otário apenas demostrou que o governo esta fazendo com uma empresa que já foi entre as 10 maiores. Acho que ele só esqueceu-se de enriquecer o conteúdo do texto, demostrado que boa parte da culpa da Petrobras chegar este estado foi que a empresa esta servindo de cabide de emprego de monte de companheiros inúteis que nada agrega. Nenhuma empresa do planeta aguenta tanto sangue suga. Você comentou sobre preço do combustível não se engane o preço no Brasil já e dos mais altos do mundo. Por que o governo coloca 53% em cima do preço.

        • Falou muito bem ,Goth.

        • Talvez ele não tenha dito isso, pra não parecer guerra de esquerda/direita. Nego leva tudo pro lado político.

        • Daniel Rodrigues Vieira

          Cabide de emprego?… acho que isso é um pensamento que infelizmente está enraizado na cabeça de muitas pessoas ainda… isso é da época do Regime Militar. Hoje a realidade é outra, no restante, concordo com suas palavras, mas os motivos principais da empresa estar assim é por conta dos altos investimentos que a empresa anda realizando, tendo em vista que é o maior investimento de um empresa petrolífera do mundo (nem a exxon mobil está com tanto investimento), e para isso a empresa faz dívidas em dolares (70 % da divida está em dolares), e o governo tenta controlar a inflação por meio da gasolina e o diesel (representa 60% do faturamento da empresa), e com isso, de tabela, desistimula o investimento dos usineiros (migram para o açucar), pois perdem competitividade com o preço artifical da gasolina, e o governo sabiamente ainda dá desconto no IPI para comprar carro novo…… não tem nada a ver com o pré sal (hoje está produzindo quase 400 mil barris por dia)….. enfim…. o governo atrapalha sim…..

      • “é assim que toda estatal deve ser, servir ao seu povo, não rechear os bolsos dos acionistas” Ah eh? Se o objetivo fosse “servir ao povo”, o governo se tornaria mero administrador, isentaria totalmente a Petrobras de impostos e distribuiria suas ações (49% das ON e todas as PN) entre os cidadãos brasileiros. Ai sim poderíamos dizer que a Petrobras é nossa. Teríamos gasolina para o povo pela metade do preço, sendo vendida a preço de mercado e ainda embolsaríamos uma boa grana de dividendos de todo o brutal lucro que isso geraria, podendo investir em educação, saúde ou no que achássemos melhor. O que o governo quer é que caras como você continuem acreditando que ele está “fazendo o melhor pelo povo” e que não há alternativas melhores possíveis. O estado vai continuar fazendo com a Petrobras o que sabe fazer de melhor: Ser um parasita maldito!

        • Perfeito Jandeco! É incrível que tem tanto imbecíl nesse país que acredita que só porque a Petrobrás é pública não tem que ter lucro. Servir o povo é justamente o que não esta fazendo, é um p*** cabide de emprego e gente mamando. Isso é servir o povo? Um bom exemplo é a Embraer, era um lixo de empresa, maior cabide de emprego, e hoje é uma empresa competitiva, respeitada no mundo que gera millhares de emprego e arrecadação de impostos. E outra, se é do povo porque gasta milhões em publicidade no horário nobre?

  2. O Pré-Sal já foi vendido para investidores internacionais

  3. Isso se chama PT e friends.. Conheco pessoas que trabalham em alguns setores da Petro, e eles mesmo dizem que foram “criados”muitos cargos inúteis, muitos projetos que não saem do papel, o mesmo se ve agora na prefeitura de SP, mais de 1000 cargos criados sem nenhum motivo, alias sim ha um motivo.. MAMATA.. Os pt-comunas vão destruir o nosso exemplo de empresa.. e depois claro detonar o nosso Brasil..

    • Lucas, infelizmente isso não é exclusividade do PT. É um velho fisiologismo da política brasileira que independe do partido que está ocupando a cadeira. Para falar do outro lado, tente saber mais sobre o Metrô e a Sabesp (no caso empresas estatais paulistas, onde o PSDB está no governo há décadas). O partido que governa o estado não tem nada de “comuna” e faz igualzinho. Quanto a Petrobrás, uma empresa de capital misto, cabe aos acionistas cobrar uma explicação e, se for o caso, pedir a saída da presidente.

  4. não foi a toa que abriram a venda das ações primeiro pros brasileiros…pra eles se foderem mesmo…

  5. Como o governo é o mesmo (e os especuladores espertos também), acredito que realmente seja uma jogada… olhem o gráfico, parece que é de propósito. Os que mais tinham as ações, venderam tudo… agora eles vão fazer cair por especulação e demonstrativos forjados de não cumprimento da meta. Agora vão comprar TUDO de novo só que por 10% do valor…. e pode apostar…. vai subir 50% o valor e eles vão encher o bolso de grana… e daí sabe o acontece? Tudo de novo….

  6. Resta saber se é de fato incompetência, ou se é proposital para privatizarem futuramente… Brasileiro é mesmo muito inteligente!

    • Eusebio, qual o medo de privatizar? Garanto que não seria pior do que é. Lembre-se que petróleo que é do povo e não uma empresa cheia de parasita. Se privatizar associado a leis específicas de venda e extração que favoreçam o povo como, desvinculação de preço internacional do barril, foco no mercado interno, limitação do lucro líquido com o lucro incremental investido em desenvolvimento tecnologico, capacitação etc ou até mesmo conversão em imposto compulsório seria perfeito. Seria o fim do cabidão de emprego e mamata que iria beneficiar a todos e sem dúvida não pagaríamos o litro mais caro do mundo!

  7. Você não acha que o simples fato de ter descoberto o Pré-Sal as ações deveriam explodir? Venderam a ideia de que o Brasil seria uma potência mas, na realidade, o custo da extração é tão alto que inviabiliza a lucratividade de quem for explorar…. O campo de libra não!!!!! e esse governo foi e privatizou para os chineses… quanta competência!!!!!!!!!!!!!!1

  8. Claro que não precisa. Mas o problema de se dar opinião sobre economia, é que deveriam pelo menos entender algo sobre ela. Pegue o valor do patrimônio líquido da Petrobrás em 2002 e compare agora com 2013. Pegar o valor em 2010 e compará-lo com 2013 denota que de economia e ações, com todo o respeito Otário, você entende pouco. Em 2010 o Brasil cresceu 7,5% e em 2013, perto de 2,3% e o bolha das commodities já está esvazeando.
    A Petrobrás irá investir nos próximos 5-10 anos o equivalente a USD250bi! Qualquer pessoa que entenda um pouco de mercado financeiro, sabe que quando uma empresa investe esse montante, a sua provisão de lucros cai drásticamente. E quando o lucro cai, com ela vão as ações.
    Mas pegue aí, o valor do patrimônio líquido da Petrobrás e compare com os dias de hoje. A variação é de 599% e o faturamento de 199%!
    Há sim alguma coisa “errada” com a Petrobrás, pelo menos para os amantes da teoria da conspiração e do PSDB. Hoje, ela dá lucro e em 10 anos, ela dobrará de tamanho. Fim, isto é o que está “errado” com a empresa.

    • O que é esvazeando?

    • Cara, vc é genial. Poderia esclarecer isso aos investidores profissionais que estão vendendo as ações da Petrobras e colocando em empresas “mais seguras”. Você deve ser um mega investidor que, contra todos os números, projeções, etc, enxerga o futuro. PARABÉNS Luiz Santos. Você manja pra kct.

    • Aproveita e faz tb uma comparação entre a dívida da Petrobrás em 2002 e 2014 ;-)

    • Provisão de lucro? Vc ta louco? Acho que você não sabe o que significa essa palavra! E outra qq adianta 250bi e não gerar receita pra pagar? Acionista não quer saber de valor patrimonial, ele quer saber o quanto de caixa se gera com esse patrimônio! E outra pq vc colou o PIB só de 2010 e 2013? Você além de não saber finanças não sabe matemática? Se vc cresceu nada, como foi por coincidência foi 2009 e 2012, o valor seguinte sempre mais alto devido a base de calculo. Pra ficar mais claro, imagina que em num período PIB cai 50% de 100 para 50 e no ano seguinte volta para os mesmos 100, vc ” cresceu ” 100% sobre a base de 50 mas efetivamente não cresceu nada somente voltou onde esta. Esses facistas do governo enganam muito trouxa mesmo! Cara muda para Venezuela por favor! Vai Some daqui pq o Brasil precisa mudar e pessoas como você não ajudam em nada!

  9. O Pré-Sal é do Partidão Comunista da China, da facção chinesa criminosa que governa a China, que se torna bilionária enquanto o povo ganha uma miséria. Em breve o Brasil vai ter o mesmo sistema de governo governo pelo PT: o comunismo, O CAPITALISMO DE ESTADO, CONTROLADO PELO GOVERNO. Abram os olhos, olha os investimentos em Cuba, no Uruguai, agora na Bolívia. BRASIL JÁ ERA POVO BURRO, NÃO TEM SOBERANIA NENHUMA, ESTÁ SENDO VENDIDO, ROUBADO E POVO VENDO BIG BROTHER! ESSE POVO MERECE SE FERRA MESMO, TOMAR GOLPE, MORRE EM CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO DE ESCRAVOS. OLHA O GOVERNO CONIVENTE COM ESCRAVAGISMO INTERNACIONAL, SE FAZEM COM ESTRANGEIROS O QUE SÃO CAPAZES DE FAZER COM O POVO DAQUI??

    ACORDA POVO BURRO, OLHA OS FATOS, O RUMO QUE O BRASIL ESTÁ TOMANDO SE APROXIMANDO DE CHINA, CUBA, ANGOLA, VENEZUELA!

    OLHA A SITUAÇÃO DA VENEZUELA, A ARGENTINA SE ENCAMINHA PARA O MESMO!

    ACORDA POVÃO!

  10. Jovem, parabéns mais uma vez…

    Acho que é importantíssimo lembrar também do caso da “compra” da refinaria dos EUA (Pasadena, Texas), em que SIMPLESMENTE ninguém, nenhum, zero, que estava a frente da negociação foi sequer afastado, quem dirá demitido por aquele show de incompetência (na verdade um show de desvios).

    Pelo contrário, continuam todos mamando normalmente nas tetas da BR, que já não se sustenta mais, e adivinhem de onde está começando a sair dinheiro para mantê-la…

    Petralhas das lan-houses 13, vão falar cheios de mimimimi que nenhum dinheiro está saindo dos cofres públicos para a BR, não meus caros, não estão, procurem saber da quantidade de isenções e barrigadas de impostos que estão sendo promovidas com a BR.

  11. Dioclécio Emidio da Silva

    Ron Paul disse, si o governo federal admistrasse o deserto do Saara, em cinco anos faltaria areia…

  12. Passa pela ponte Rio Niterói vê se consegue contar quantas plataformas estão sendo construídas!!

  13. “Esses” malditos humanos é que deixaram o Dr. Zaius querendo
    eliminá-los da república das bananas. E para a realidade não imitar a ficção vamos expulsá-los o quanto antes para a área proibida.

  14. Infelizmente o PETROBRAS é um cabide de empregos.. Muitos políticos mamando nas maiores tetas do mundo.
    Mas quem conhece um pouco de economia e administração financeira..verá que coisas estão sendo feitas para se melhorar os resultados para o futuro.
    Quem investe no desenvolvimento de algo, jamais terá lucros imediatos. Existe o tempo te maturação dos investimentos. E isso pode demorar a acontecer.
    As pessoas que vendem as suas ações agora, são as pessoas que querem obter o lucro agora e elas vendendo, estão puxando o valor das ações para baixo. (Oferta x demanda).
    Como estas coisas estão sendo feitas e por quem estão sendo feitas, é um dos problemas. Não há transparencia. Para a desgraça da nossa nação, se der certo, estaremos fudidos, pois vão usar este trabalho para alavancagem eleitoral, e se der errado, estaremos mais fudidos ainda.

  15. Em dezembro, a infomoney publicou uma matéria dizendo que a Petrobras tem 32% de chance para declarar falência em 2 anos. Do jeito que as coisas vão, eu não duvido. Pode realmente ser utilizada como uma tranca para a inflação, mas isso só o tempo dirá. (http://www.infomoney.com.br/petrobras/noticia/3099029/petrobras-tem-chances-declarar-falencia-anos-diz-estudo)

  16. O OTARIO ESTA CORRETO MAIS UMA VEZ! QUE BENEFICIOS TEMOS DE NOSSA “AUTO SUFICIENCIA”? GASOLINA A R$ 3,20 O LITRO ?! É COISA DE GENTE MALUCA. O BARRIL DO PETROLEO É $100, VAMOS IMPORTAR QUE FICA MELHOR… OLHEM ESSES VIDEOS DE OUTRO CARA FERA. http://www.youtube.com/watch?v=jV38Wf0hJX4 E ESSE http://www.youtube.com/watch?v=XPZoUdbJPok BRASIL O ULTIMO QUE SAIR FECHE A PORTA E APAGUE A LUZ………

  17. Em 1890 já existia Taxi elétrico rodando em Nova York e com boa autonomia já na quele tempo. Ai vem me dizer que 124 anos depois não era para termos a idade dourada dos carros elétricos… é óbvio que sim, mas essas malditas industrias do petróleo vem comprando esses projetos sistematicamente e sumindo com eles, justamente para controlar o povo, pois eles sabem que eletrecidade até se faz no fundo de quintal mas gasolina não.

  18. O governo não tem de ter estatal de petroleo e nem de nada. Deveriam dar de presente a Petrossauro, fechar também seria uma opção.
    Os EUA são a maior potência do mundo e não tem uma empresa estatal de petróleo.
    A Petrossauro é ineficiente e ainda cabide de empregos para políticos sem vergonha. Hoje as grandes empresas multinacionais não são mais de um determinado País e sim do mundo. Qual o problema de termos uma super Shell, Texaco, BP ou outra extraindo petróleo no Brasil, pagando impostos e ainda nos vendendo gasolina de qualidade a um preço muito mais em conta.
    A Petrobrás não é nossa p**** nenhuma. A Petrobrás é um antro de corrupção e safadeza.
    Em tempo: enquanto existir petroleo extraído a menos de U$ 20 o barril, não tem viabilidade financeira buscar petroleo no pré sal com um custo de mais de U$ 50 o barril.

  19. Venho sugerir que fale sobre as propagandas do Governo Federal na televisão. Em sua maioria não tem nenhuma função social. Até mesmo a Petrobrás; para que colocar funcionários dizendo o quão é maravilhosa essa empresa, qual o objetivo disso?

  20. a as origejns ao passado cajna de aç;ucar .
    vai tudo ser como era ajntes .

  21. Estão acabando com a petrobrás.

  22. Vc falava de coisas relacionadas a consumo. Agora só fala de política. E só fala mal do PT. Ta ganhando quanto? A grana deve ser muito boa pq vc não fala mais nada de nenhum outro produto, nem pra disfarçar. Então deve ser por cada post falando mal do governo, não é um valor fixo. Devia tirar a máscara e assumir que virou canal político. O roubo no metrô de São Paulo não afeta o consumidor, né? Só afeta quem ta de pagando. Por isso, melhor não falar no assunto.

    Perdeu a credibilidade!

    • Quer dizer que porque ele não falou do metrô, isso invalidade o fato de que estão acabando com a petrobras? Nunca vi também falando sobre o elefante branco de minha cidade(Salvador) chamado metrô que mais parece uma montanha-russa.. Nem por isso vou falar que o otário foi vendido cara… Pense um pouco… O otário faz posts de coisas que de uma maneira afetam o Brasil todo e não uma cidade em específico..

      • Luiz, o Canal do Otário fala sobre questões em geral que prejudicam a população como consumidores ou cidadãos, e se a p**** do PT, assim como todos os outros partidos de merda só fodem com o povo, tem mais é que por a boca no mundo mesmo. Petista alienado… Não f*** p****!

        Pasadena no rabo da Dilma….kkk

    • Petralha detected.

    • o lula para de choradeira…você não vai conseguir reeleger a sua Pupila,você achou que o povo brasileiro é idiota,achou que pão e circo iria bastar…hoje estamos em outra era…você e a sua corja já fazem parte do passado sombrio do Brasil.boas férias em Havana,junto com o morto vivo do Fidel.tomara que ele faça com você o mesmo que fez com o assassino do Che guevara.

    • Moisés Aguiar Senra

      Muito bem colocado Luis! Sabe o que é pior? É ficar postando coisas sem nenhuma propriedade, pois, todas as ações (sem exceção) tiveram baixas nestes últimos anos. Porém, a Petrobras continua com muita credibilidade e a prova é que continua recebendo investimento vultuosos de fora e entre 2014-2018 prevê investimentos de US$ 220,6 bilhões (BILHÕES mesmo).

      • oooooooh que legaaaaaa! nao f*** petistas fdp… parem de pensar como petistas e pensem como cidadãos e consumidores… Você nao acha um absurdo o preço dos combustiveis no brasil??? Não acha que Pasadena foi um negocio de merda??? Entapo pau no seu c…

      • Gostaria de ver você falando essa asneira de novo….

  23. A intervenção estatal faz com que os preços nas bombas sejam mantidos e, com isso, diminuam os lucros do investidores, fazendo com que os papéis da Petrobras sejam menos rentáveis e se desvalorizem. Não sei quanto a vocês, mas eu, como a maioria dos cidadãos brasileiros, não tenho nenhum papel da Petrobras, mas sou consumidor que abastece veículo em postos de combustíveis. Acredito que essa intervenção que favorece a população em detrimento dos acionistas está ótima.

    • Eu não sei o que eles estão fazendo, nem que está sendo beneficiado, só sei que não é o consumidor… 3 reais o litro, em um país “auto sustentável”, enquanto em país vizinhos, a gasolina é 0,25 centavos de reais e é pura(Sem misturar com alcool)… Já parei de tentar entender isso..

      • Vc está BRINCANDO Guilherme ? Comparar o valor da VENEZUELA, que é SUBSIDIADO com o nosso ? É sério? Sabia dos rombos de caixa que isso dá lá, já pesquisou a respeito de quanto eles perdem por esse subsidio ?

        Pra comparar com o nosso próprio mercado, o governo atual, foi o único do BR que se tem notícia, que ficou 8 ANOS sem aumentar a o combustível nas Refinarias, de 2005 pra 2013.
        Isso ao longo de 11 anos, gerou um aumento de apenas 44% na Gasolina, a maior parte deste aplicado pós-distribuição ( postos de Gasolina e Distribuidoras, que não são controladas pelo governo ) .

        No governo FHC, foram 280% !!! Saindo de R$ 0,54 pra R$ 2,05.
        Se aplicássemos esse mesmo valor (280%) a R$ 2,05, estaríamos pagando R$ 7,79 na Gasolina HOJE !

        Ou seja Guilherme, vc critica uma ação de Interferência de Subsidio do governo do BR (já que o governo compra gasolina mais caro lá fora e vende mais barato aqui) e enaltece o Subsidio da Venezuela, pra ver o tanto que você está por FORA do ASSUNTO !

        • Amigo… Eu realmente estou bem por fora desse assunto… Tanto que foi exatamente isso que disse nas primeiras palavras… Agora você me dizer que está tudo bem pagar 3 conto no litro? Acho demais… Pela quantidade de impostos que pagamos a gasolina deveria ser 0,1 centavo… Pega o dinheiro que deu a Cuba e bota pra diminuir o preço da gasolina… Não estou dizendo que na época de FHC era bom e tal, só estou dizendo que o imposto aplicado atualmente sobre a gasolina e esse monopólio da Petrobras, ao meu ver(Posso estar falando a maior merda, mais é o que eu acho.) não beneficia ninguém… Nunca vi monopólio beneficiar ninguém… E pra mim, auto sustentável é poder gerar tudo o que se consome… Se eu compro de fora, não sou auto sustentável.. Se realmente fossemos auto sustentáveis, o preço deveria ser mais barato para nós…

        • Vc diz que não está beneficiando o Consumidor no seu 1º comentário, só que o governo segurou por 8 anos o preço da Gasolina.

          A inflação de 2003 pra cá foi de 108%. Se a gasolina apenas acompanhasse esse aumento, estaria R$ 4,26 centavos.

          Esse post do Canal do Otário trata da queda das ações da empresa e o motivo principal disso é justamente essa política do governo em segurar o preço dos combustíveis, comprando mais caro lá fora e vendendo mais barato aqui.

          Se vc acha caro por razões d impostos, esse é OUTRO debate e não esse, a respeito da “falência” da empresa, como esse post FAIL está tratando.

          O país era sustentável até 2009, porém ao BOOM do consumo, por conta da venda principalmente de carros, o país deixou de ser auto-sustentável, devido a ficar mais de 30 anos sem construir refinarias.
          Com as nova refinarias, vindo em 2015 e 2017, o país deixará de ser Importador e virará até Exportador.

          Em 2009, exportamos apenas $ 71 mil de Gasolina, já em 2013, foram mais de $ 3 Bilhões e como já dito, devido a PETRO comprar mais caro lá fora e vender mais barato aqui, as ações caíram.

          Ou seja: o que o CANAL do OTÁRIO está defendendo na prática, é AUMENTO de Combustíveis, pra saciar o mercado Especulativo.
          Absurda a posição de alguém que diz lutar pelo consumidor !!!

        • Segurou por que? Simplesmente por interesse politico, pois gasolina sobre demais, inflação sobe e ADEUS a reeleição da VACA CORRUPTA da DIUMA LIXOSSEFF. Alias é so em reeleição que esta vaca e estes bandidos do PT pensam. TUDO em favor da reeleição e f*** se para o PAIS. Ainda bem que o analfabeto do LULA e sua corja de bandidos trouxeram a MERDA DA #COPADASCOPASCORRUPTAS para o BRAZIU, pois assim o tiro saiu pela CUlatra, roubaram e estão roubando, e muito! Porem a reeleição ja era!

          PETISTA amante da CORRUPÇÃO detected! HUGO MAUNEL <3 DILMA , CHAVES, CUBA, FIDEL e SOCIALIMERDISMO!

          VIVA A BOLSA ESMOLA!

        • Hugo Manoel, não é bem assim também…

          1º – Não precisa comparar com a Venezuela, pode comparar com a Argentina, que compra da própria Petrobras.

          2º – O país não “era sustentável até 2009”. Isso da a entender de que sempre foi sustentável e só a partir de 2010 que deixou de ser, o que vc sabe não ser verdade. Não é bem assim, principalmente pq ninguém passa a ser sustentável depois de “30 anos sem construir refinarias”, então já não faz mto sentido esse seu argumento.E deveriam ter construído. Pode escolher quem, FHC, Lula, Dilma, Collor, etc, etc, etc… E sabemos bem pq não conseguimos suprir nossas necessidades, por ex. vai faltar água na região metropolitana de SP. Mas “a copa ta aí né” (sem querer culpar SÓ a copa, pq ela tem mta culpa tbm sim)

          3º – A Petrobras anda muito mal das pernas sim, atendo mercado ligado a ela e posso te falar, MUITAS das empresas que prestam serviços à Petrobrás estão quebradas sim, por uma série enorme de fatores que não vem ao caso elencar aqui, mas principalmente pq a Petrobrás não tem pago oq as deve.

          4º – Mesmo o governo subsidiar a Petrobras (oq eu não enxergo, quem paga a conta sempre somos nós) não seria motivo para as ações caírem; Que investidor não quer investir numa empresa que tem monopólio de um mercado de necessidade básica (energia), por isso com elasticidade baixíssima e ainda subsidiada pelo governo? Retorno garantido e risco praticamente zero. Só por esse argumento a conta não fecha. Tem mais coelho nesse mato para as ações caírem assim, um deles é a podridão e ineficiência da Petrobras e dos governos brasileiros.

          O que me assusta é que os problemas brasileiro são MUITO mais complexos do que vejo a GRANDE maioria enxergar e debater por ai ( sem falar q só de estar preocupado com isso já é louvável no país que o BBB e as Panicats tem mais audiência que corrupção).

          Valeu, esperança é tudo que me resta!

        • O reaça acima (Michel) nem vou responder. Discutir com gente assim, por experiência é a mesma coisa que falar com um surdo e cego. Não quer ver ou ouvir Dados e Fatos, o que importa é ter “Razão” bazeado em “Eu Acho”…

          LEANDRO:

          1º- Quem começou comparando com a Venezuela, não fui eu, mas atualmente o preço da Gasolina lá é de R$ 2,89 e o impostos de lá mais baixos que aqui, tecnicamente falando, se desconsiderarmos os impostos, ela é vendida mais cara.
          http://www.clickfozdoiguacu.com.br/foz-iguacu-noticias/argentina-anuncia-aumento-na-gasolina

          2º- Refinarias nos tínhamos pra produzir Gasolina, até 2009, não tínhamos é PETRÓLEO pra refinar até 2006, qnd ficamos autossuficientes com o aumento da Produção de Barris

          Essa questão é interessante Fabiano, pois muitos “Jornalistas” usaram essa questão pra distorcer a verdade, pois realmente ficamos de sem importar gasolina de 2006 até fim de 2009. Só que devido ao Boom das vendas de Veículos, muitos por conta das reduções de IPI, o consumo explodiu e A PARTIR daí (fim de 2009) nossas Refinarias não davam ais contas .Mas muitos “Jornalistas” dizem que “nunca fomos sustentáveis”.
          .
          No final de 2009 o governo importou apenas $ 71 mil de Gasolina, já em 2013, foram mais de $ 3 Bilhões devido ao crescimento do consumo. De 2005 à 2013, o governo não repassou os aumentos as refinarias (onde apenas pode controlar), sendo que de 2006 à 2009, não havia deficit, já que não importávamos Combustível.

          Eu sou contra essa manutenção de preços na Gasolina, tem de segurar apenas o preço do Diesel. Pois pelo visto, a maioria do pessoal tá preocupado com os Especuladores da Bolsa.

          3º- Se tem essas informações, repasse a Imprensa. a última informação que eu tenho é que o mercado internacional acabou de oferecer US$ 22 Bilhões para a Petrobras que só precisava de de US$ 8,5 BI.

          O Banco Americano ventilou meses atrás que a empresa era “a mais endividada do mundo”, após a repercussão midiática, as ações caíram e esse mesmo Banco comprou 225 milhões de Reais, o que equivale a 15 Milhões de ações.

          Não faz sentido, me desculpe essa afirmação que a empresa está falindo ou que não tem capacidade de quitar seus compromissos.

          4º- O engraçado nesse debate, de subsidiar os combustíveis, é que sempre tem alguém que fala do preço da gasolina na Venezuela, como o amigo mais acima. Já emiti minha opinião sobre isso no 3º ponto.

          Sobre as ações, se ela estivesse ruim assim, como disse acima, o Banco americano não teria comprado 15 milhões de ações, após especular, claro.
          E nem as Petrolíferas, Shell, a francesa Total, e 2 estatais chinesas entrariam no negocio do Pré-Sal.

          O debate aqui, por parte da MAIORIA e quem é contra a política do governo é frágil, já que defende AUMENTO dos Combustíveis mas não faz isso abertamente, so diz “essa política intervencionista” prejudica a empresa.

          E outra política do governo é não ceder ao desejo do mercado em negociar os novos campos de Pré-Sal em regime de Concessão, mas sim em Manter o Regime de Partilha, que é interessante para o país e não pra especuladores e Petrolíferas americanas e inglesas (acostumadas com modelos de concessão).

          As ações da VALE também despencaram muito de 2011 pra cá.
          O Lucro da empresa saiu de 40 Bilhões em 2011, pra 115 MI-lhões em 2013.
          Pra comparar, o lucro da Petrobras caiu de 33 Bilhões em 2011, pra mais de 23 Bilhões em 2013.

          Lembre-se que Vale tem participação do Governo, através do fundo Preve e de ações do BNDESPAR. Vê alguma gritaria seja da mídia ou do povo sobre isso ?

          Eu não estou preocupado com os especuladores da Bolsa, estou preocupado com MEU PAÍS. Se a Petrobras, mesmo subsidiando os preços dos Combustíveis, está tendo LUCRO, está bom. Com a inauguração das Refinarias nos próximos 2 anos, sem esse deficit, imagine quanto a empresa vai Lucrar ? Parou pra pensar nisso ?

          A Petrobras já construiu 9 Navios Plataformas, serão mais 4 entregues esse ano e ao todo, 49 navios (de outros tamanhos tmb) até 2020.
          Só aqui, desde 2002 o governo ressuscitou uma indústria que foi falida nos anos 90 e que é atualmente uma das maiores do mundo e que agora está bombando devido ao Pré-Sal.

          Abs !

        • Hugo Manoel, primeiramente, fiquei quieto com relação às suas respostas porque o tempo iria dizer quem estava certo… bom, acho que sou eu, né não? Desde que parei de lhe responder, a Standard and Poors já rebaixou a nota do Brasil, a popularidade da Dilma já caiu 7% (se bem que se medir na minha região ela não passa de 10%) E ESTÁ SENDO INSTAURADA UMA CPI DA PETROBRAS, exatamente pelo caso da refinaria de Pasadena, que estávamos falando e vc defendeu que não era nada… E agora? Tem argumento para rebater fatos concretos? Ou vai targiversar e tentar escapar pela tangente? Vou rir de vc AHAHAHAHAHAHAHA, mas não estou feliz, nosso país está indo pro buraco e a culpa é exclusivamente do PT.

  24. Deu PT….Perda Total na PeTrobras

  25. Admiro muito seu trabalho, mas é impressionante um cara que despontou com o Vídeo do GOL, que falava de LUCRO da Volks e montadoras, esteja defendendo ESPECULADORES.

    Os papéis da Petrobras caíram devido a Manutenção de Preços da Gasolina e do Diesel, que devido a explosão de consumo de 2010 pra cá. Em 2009 exportamos $ 71 mil em Gasolina, já em 2013 foram mais de 3 Bilhões.
    O governo atual, foi o único do BR que se tem notícia, que ficou 8 ANOS sem aumentar a o combustível nas Refinarias. Isso ao longo de 11 anos, gerou um aumento de apenas 44% na Gasolina.
    Pra comparar, no governo FHC, foram 280% !!! Saindo de R$ 0,54 pra R$ 2,05.
    Se aplicássemos esse mesmo valor (280%) a R$ 2,05, estaríamos pagando 7,79 na Gasolina HOJE !
    É isso que você está defendo ???

    O Lucro da Petrobras em 2011 foi de R$ 33 Bilhões, em 2013 foi de 23,4 Bilhões. Pra comparar, a VALE, teve em 2011 um Lucro de 40 Bilhões, já em 2013 foi de 115 Mi–lhões !!

    Um Banco Americano jogou a notícia que a Petrobras era a empresa mais endividada do Mundo. Logo após as ações caírem, esse MESMO Banco comprou 15 Milhões de Ações da Petrobras, totalizando mais de 225 Milhões de Reais !!! Se tá “falindo”, por que esse Banco safado comprou tantas ações ??

    Acorda, é VOCÊ junto com a Imprensa, que está acabando com a empresa, ajudando especuladores a ganhar dinheiro fácil.

    • Não acredito que estou lendo isso… O PT poem um monte de cabideiro de emprego numa estatal, não corrige os preços por mera atitude política, maqueia os números pra ninguém ver as aquisições absolutamente incomPeTentes (especialmente aquela refinaria nos EUA), divulga o encontro da “maior reserva de petróleo” (impossível de explorar) do mundo, privatiza as bacias passíveis de exploração para empresas estrangeiras, recebe propina para fechar contratos na Holanda e vc, HUGO MANOEL, VEM DIZER QUE O O OTÁRIO É O RESPONSÁVEL POR QUEBRAR A PETROBRÁS???? DESCULPE-ME, vou perder o respeito, mas merece. V A I T O M A R N O C Ú!!!!!!! Dê as mão ao Genoíno e Dirceu e se joguem de um penhasco.

      • Bom, o seu “nível” de debate já mostra quem você é. Incapaz de rebater fatos com fatos. Não duvido que seja um dos administradores da página, acoado, usando o anonimato pra Xingar.

        A aquisição da Refinaria Americana foi ANTES das descobertas das Bacias, fazia parte do plano de expansão da empresa. Pós descoberta, a empresa resolveu se desfazer pra adquirir capital para explorar as Bacias.

        Dizer que as Reservas são impossíveis de se explorar é de rolar de Rir, já que o Pré-Sal JÁ produz 414 Mil Barris diários e já foram feitas as Partilhas com outras Petroleiras pra exploração da Bacia de Campus.

        Dizer que Partilha e Privatização é a mesma coisa, mostra mais uma vez o nível de Ignorância dos Fatos, sendo como dizer que Privatizar e Conceder é a mesma coisa. Analfabetismo Político.

        Disse que o Otário é responsável, por indiretamente ajudar Especuladores a ganhar dinheiro, já que a principal critica a política “intervencionista” do governo é manter por anos os preços da Gasolina congelado e qnd aumenta, ser inferior ao valor que os Acionistas querem.

        Pra vcs que não tem capacidade ao debate, todo mundo é petista, filiado, recebedor de Bolsa Esmola, empregado do Governo… da dó de tão fácil que é engolir um ignorante !

        • Agora pra ter razão tem que ser educado…. huahuahauhauahuahauhua
          Pois é… Está tão facil de explorar que a Petrobras entregou seus campos para exploração de outras empresas… E ainda pagou pra isso. Pergunta pro Eike… huahauahuaha.

        • Desculpe meus palavrões, estou puto com o rumo que estamos tomando no Brasil. Hugo Manoel, não sou desse canal… que me dera. Iria atazanar muito mais os petistas. MUITO MAIS. Aliás, vc está correto, o Brasil está indo muito bem. Nossa economia está ótima, inflação baixa, produção nacional subindo, desemprego caindo, as empresas públicas estão sendo bem geridas, há aplicação correta de investimento público aos baldes, houve o cumprimento de 50% das promessas das campanhas políticas, nossas escolas e hospitais são de primeiro mundo, não temos políticos do partido que domina o Brasil presos por corrupção, etc etc etc…. Aliás, a compra da refinaria americana não tem nada a ver com o pré-sal.. Citei como um exemplo da má-gestão incomPeTente dessa empresa e vc vem me dizer que os focos de investimento mudaram? Como sabe? E esse dinheiro que foi gasto? A refinaria não valia 10 mil USD e a Petrobras (RICA!!!) compra por milhões e simplesmente joga no lixo?
          Aliás, você tem bastante informação sobre o que a empresa queria ou não queria fazer, e ademais, tem rebatido com bastante ênfase todos os comentários à respeito da PeTrobras aqui nesse blog. Devo pressumir, então, que 1) trabalha na estatal; 2) trabalha PARA o ParTido. O Lula (mais corrupto), bem como a Dilma, tem um princípio intervencionista que está prejudicando a Petrobras. Eles não deixaram corrigir o preço da gasolina por política, para angariar votos, simples e meramente. Nomearam pessoas no primeiro e segundo escalão da estatal. Estude um pouco mais VOCÊ, abra a cabeça. De ignorante não tenho nada, pode acreditar. Agora, você… espero, honestamente, que você saiba mais que os acionistas que estão pulando fora das ações da Petrobras.

        • Vocês quando acoado pelos fatos gostam de desviar o assunto, claro, já que a argumentação que defende é a do mercado, que “exige” reajustes nos Combustíveis.

          Mas os dados mostram que o país está muito bem sim. Hoje um salário mínimo compra 2,4 cestas Básicas, 230 Litros de Gasolina, 33 Sacos de Cimento. Se quiser comprar um Gol Zero, vc precisa de 44 Salários.

          Em 2002 vc comprava 1 cesta, 97 Litros de Gasolina, 11 Sacos de cimento e precisava de 100 Salários mínimos pra comprar um Gol 0km.

          Desemprego, o menores índices da História.
          Os maiores índices de Diminuição da Desigualdade foram nesse governo, onde mais de 70 Milhões saíram da Pobreza e da Miséria.
          Governo exporta programas sociais pra mais de 65 Países, descaradamente apoiados pela ONU, Banco Mundial, FMI (é até este), Europa e já foi implantado até em Nova Iorque,

          Corrigindo-se a Inflação, o PIB praticamente dobrou em relação a 2002, saindo de R$ 2,5 Trilhões (CORRIGIDOS – o valor real foi de 1,32 trilhões) pra mais de 4,83 Trilhões.

          A Petrobras valia US$ 12 Bilhões em 2002, hj vale mais de $ 100 Bi.
          E até 2020 a produção vai atingir 4,4 Milhões de Barris / dia. Vai investir mais de 200 Bilhões no país, incluindo uma frota de 49 navios feitos na renascida indústria naval.

          -Nos oito anos de FHC, inflação oficial (IPCA) de 100,6%, média de 9,1% ao ano.
          -Nos oito anos de Lula, inflação oficial (IPCA) de 56,6%, média de 5,7% ao ano.
          -Nos primeiros três anos de Dilma, inflação oficial (IPCA) de 19,2%, média de 6,0% ao ano.

          As reservas cambiais são enormes e nos salvaram das piores crises da história, saindo de US$ 37 Bilhões em 2002 (dps do empréstimo com o FMI), para US$ 376 Bilhões.

          A industria de SP lidera emprego e em outros estados, mostrando o bom crescimento e sempre estão contratando.
          A Construção Civil explodiu e sequer achava-se engenheiros e pedreiros para dar conta da Demanda
          A Agricultura bate recorde de produção, sejam os grandes produtores ou dos de agricultura familiar.
          O Comércio bate recordes anuais de consumo, incluindo o virtual.

          Os maiores investimentos a Agricultura foram no governo atual. Só no ano passado foram R$ 135 bilhões em 2013, só na Familiar foram 39 Bilhões.

          O BNDES emprestou para Empresas de diversos tamanhos, apenas em 2013, mais de 514 Bilhões

          Os maior plano de HABITAÇÃO da História do Brasil foi nesse governo, que só em 2013 foram 1,5 milhões entregues pelo Minha Casa Minha Vida. Totalizará até o fim do ano, 4,75 Milhões de casa pelo programa federal.

          Os maiores investimentos em EDUCAÇÃO da História foram nesse governo. 18 Universidades (16 prontas, mais 4 sendo construídas), 290 Escolas Técnicas (antes havia 114), ProUni que atendeu a mais de 1,5 Milhão, FIES reformado que atendeu mais de 1 Milhão nos últimos 3 anos dobrou as vagas das Universidades investindo 8 bilhões em reformas e ampliações, mais de 5 Milhões de Alunos pelo PRONATEC e serão 8 milhões até o fim desse ano.
          Em 2002 foram investido 17 Bilhões em Educação (33 Bi corrigidos) contra mais de 90 Bilhões em 2013.
          Zerou o deficit de Livros das escolas Públicas do país.

          PS: a obrigação pela Educação é divida entre MUNICÍPIOS, ESTADOS e FEDERAÇÃO, respectivamente Fundamental, Médio e Superior. Então, quem não está fazendo a sua parte pelo país ?

          Me MOSTRE outro governo que ZEROU os impostos da Cesta Básica,
          que reduziu na MARRA os Juros e Spreads Bancários.

          que baixou ou zerou o IPI por 5 anos pra Automóveis, Linha Branca, Moveis, Materiais de Construção e outros !

          que abaixou a conta de Luz em 20% pro consumidor e 32% pra
          industria, como TODAS as Distribuidoras renovando os contratos MENOS as que são de estados governados pelo PSDB: SP, GO, MG e PR (coincidência apenas, né).
          E até na questão das contas de Luz e Juros o provão foi contra baixar, cômico…

          Ah e tmb parei, pra que eu vou ficar perdendo o meu tempo com um cara que não sabe argumentar ? Vem apela pra insinuando que eu sou funcionário do PT, do Lula, da Dilma ou sei lá o que mais.

          Você pode ser contra, aí é democrático a sua maneira de pensar, já eu não posso ser a favor, né, porque aí eu recebo Bolsa Esmola ou outras comissões do Lula, PT etc ? Joinha pra vc !

          Fui !

        • Não estou querendo dizer que o governo de FHC foi o melhor, mais você está fazendo uma comparação linear que não é justa.
          FHC pegou o Brasil na maior merda e conseguiu criar uma moeda forte, estabilizar a inflação maluca que existia na época, e dar um rumo ao país… FHC é um cara estudado e que tem muito conhecimento e com isso conseguiu melhorar a merda em que o Brasil tava… Ai eu lhe faço uma pergunta.. Será que Lula, com seu vasto conhecimento, seria capaz de algo parecido na época? Acho pouco provável.. Atirar com a pólvora dos outros é fácil amigo… Lula e Dilma não tem conhecimento de nada… São apenas as figuras que o PT utiliza pra poder estar no poder…
          Não sei se esses dados que você passou tem veracidade, mais o Brasil não é país de primeiro mundo e ainda fica emprestando dinheiro pra outros país em vez de investir aqui?
          Eu quero mais é que matem todos os políticos, mais falar que ta tudo bem no Brasil e comparar com o governo de FHC eu acho errado…

  26. Para voltar um pouco às origens.

    Federal Trade Commission to investigate Herbalife diet-shake company: http://abcn.ws/1cTNVRf

  27. Pena que o gráfico está em escala logarítmica. Se estivesse em escala linear, a aparência da queda seria bem mais acentuada, tipo um decaimento exponencial.

  28. Tem gente que é daquele tipo que diz, “esse rouba mas faz”. Primeiramente eu gostaria de saber em que esse lucro da Petrobrás está beneficiando a nós brasileiros. Mesmo que ela tenha segurado o aumento do combustível, continua sendo um absurdo pagarmos R$3 pelo litro dessa gasolina porca que detona os nossos veículos. Se não somos auto suficientes é por falta de investimentos do governo atual e dos anteriores. Espero que a economia do país esteja indo bem quando a situação da Petrobrás se reverter (se é que isso vai acontecer), porque do jeito que o país anda, o brasileiro não vai nem mais poder ter carro pra comprar gasolina.

  29. só especulação m quem ta quebrando a petrobras é essa gasolina barata 4,59 já http://www.jb.com.br/economia/noticias/2014/03/12/vale-e-petrobras-impulsionam-ibovespa/

  30. Cara , nao adianta discutir com Petista…..sao alienados…stao vendo o Brasil se afundar na lama ainada defendem o partido….a grande maioria ja mudou de opiniao….com certeza quem ainda defende o PT e pq de alguma maneira esta sendo beneficiado por ele…totalmente individualistas!!

    • Cara falou tudo!!!!! Argumentar com petista eh f***.
      Seguram preço disso e daquilo soh pra fins eleitoreiros, e esse Hugo não se toca que eles estão só passando KY pra enfia o pau no cu de todos por mais 4 anos. Mas petista gosta de tomar no cu mesmo. Não f*** PT!!! Fora Dilma!!!

  31. A única coisa que não adianta nesse mundo é discutir ou argumentar com fanáticos.

    O Brasil todo está vendo que o PT está levando o País e a população para o fundo do poço; só existe dois tipos de gente que não vê isso: Integrantes do PT e da Base Aliada!!!!!

  32. O valor das ações está diminuindo e o lucro da empresa está aumentando, algum cientista político (de quarto) aí me explica a mágica.

  33. BOLSONARO NELES. SE AINDA NÃO DER (NÃO O QUEREM CONCORRENDO), A ESTRATÉGIA É VOTAR NO AÉCIO, PRA ACABAR COM A CORJA PT. E, SE MANTIVEREM A REELEIÇÃO, VOTAR PARA TIRAR O AÉCIO NA PRÓXIMA.
    O CÂNCER DO PAÍS CHAMA-SE REELEIÇÃO, SEJA NA POLÍTICA, NA ESTRUTURA SINDICAL E ATÉ PARA SÍNDICO DE PRÉDIO…

Assinantes do site tem descontos especiais na loja! Bronze (5%), Prata (10%), Ouro (20%) e VIP (30%)! Saiba mais, clique aqui - Dispensar