Transparência Internacional: Brasil corrupto!

Share Button

O mapa interativo a seguir mostra o Índice de Percepção de Corrupção (2013) de cada um dos 177 países avaliados pela organização Transparência Internacional.

O índice varia de 0 (zero, ou altamente corrupto) a 100 (ou livre de corrupção). Quanto mais vermelho for a cor do país, maior o grau de corrupção em todos os níveis do Governo. E quanto mais amarelo, menor a percepção de corrupção. Infelizmente, como podemos observar, mais de dois terços dos países avaliados neste ano estão com a pontuação abaixo de 50 pontos (o que é gravíssimo!).

Para navegar pelo mapa, basta clicar e arrastar até a posição desejada. Ao posicionar o cursor do mouse sobre cada país, é informado a pontuação (ou score) daquele país em 2012 e em 2013, além da posição do país no ranking em relação aos demais 177 países.

Para fazer o download completo do relatório, clique aqui (em inglês)

Ranking

Países menos corruptos

Dinamarca e Nova Zelândia ocuparam a primeira posição do ranking, seguidos de Finlândia (3°), Suécia (3°) e Noruega (5°).
Os Estados Unidos, apesar de todos os seus problemas e dimensão territorial, ficou na posição 19°, ao lado dos nossos vizinhos: Uruguai!

Reprovado

Mais uma vez, o Brasil foi reprovado nesta avaliação. No vídeo que fiz sobre os impostos (ver a seguir), eu já citava os resultados do ranking divulgado pela Transparência Internacional em 2012, onde o Brasil ocupava a vergonhosa posição 69°.

Em 2012, o país obteve 43 pontos (bem abaixo dos 50 pontos, o que indica sérios problemas de corrupção). E para piorar, em 2013, o país foi ainda pior fazendo apenas 42 pontos! Caindo 3 posições em relação ao ano anterior, ocupando a posição 72° no ranking de percepção de corrupção.

E o mais triste disto tudo é que, os corruptos que estão no poder, são apenas uma representação do seu povo (onde a corrupção parece estar impregnada em seu código genético). Eita povinho FDP!

Vergonha

Para se ter uma ideia, ficamos atrás de países como: Cabo Verde (41°), Ruanda (49°), Turquia (53°), Namíbia (57°), Cuba (63°) e Kwait (69°)

Mas pelo menos conseguimos ficar na frente da Argentina (que ocupa a posição: 106°). Chupa Argentina!
Ah, e ficamos na frente de países como: Afeganistão (175°), Coréia do Norte (175°) e Somália (175°)

Oooooh que legaaaal!

Mas pelo menos no futebol, de acordo com o Ranking da FIFA, estamos entre os 10 melhores do mundo. Chupa mundo! ;-)

Perspectivas ainda piores!

Eu até gostaria de tentar ser um pouco mais otimista com relação ao futuro deste país, mas com um sistema eleitoral como o nosso, que é um verdadeiro lixo, controlado por uma justiça ineficiente e composta por bandidos, não consigo ver uma luz no fim do túnel.

Caso tenha alguma ideia, por favor, deixe sua mensagem aqui embaixo!

banner_lojaClique aqui para adquirir chaveiros, bonecos, adesivos e camisetas da loja do Canal do Otário

22 comentários

  1. Otário, penso igual a você, não consigo ver uma luz no fim do túnel, e agora? Abandonar essa bosta de Pais, ou brigar por nossos direitos. Mas em uma revolução de verdade iremos ter baixas (mortos), e ai? Como fica? Não temos um líderes para isso, ninguém (quase) se importa, como podemos fazer? Não podemos confiar na policia, muito menos no exercito. Fica difícil, não sei o que podemos fazer….

    • Prezado Fabio, meus pensamento são identicos aos seus, estou sem saber o que fazer, penso em sair do pais, o que é triste pois o certo é lutar por ele, mas o povo brasileiro esta tão corrupto, desonesto, desrespeitoso, mau educado que não consigo ver solução para nada.

  2. É só uma crítica em forma de música feita por Raul Seixas, não levo a sério.
    Mas a cada dia termino me convencendo um pouquinho mais que talvez esta seja a solução.
    Já dizia Raulzito:
    “A solução é alugar o Brasil”

  3. Deprimente esse país,como gastar com eventos com preços desorbitantes,com essa putaria?

  4. Agora faz uma comparação direta entre os países nos extremos desse ranking com a posição deles nesse outro ranking aqui, o de liberdade econômica:
    http://www.heritage.org/index/ranking

    E notem como, em geral, os países mais bem colocados em um ranking também estão entre os melhores colocados do outro.

    Ou seja, quanto mais liberdade econômica (menos Estado interferindo), menos corrupção.

    E ainda tem otário (com letra minúscula, não o nosso amado Otário desse canal) que acredita que a corrupção é por falta de mais “pulso firme” do estado… Entendam: empresários podem e participam de esquemas de corrupção, mas quem *possibilita* a corrupção, quem a alimenta, quem cria as oportunidades e, no fim, se aproveita delas tanto ou mais do que os empresários são os políticos e os burocratas do Estado.

    Quanto menos cargo público, menos estatal, menos dinheiro público circulando nas mãos de quem só tem interesse prático nas próximas eleições, menos corrupção. É simples. Falta parar de querer esmola do governo e o sonho de um país menos corrupto pode ser alcançado.

  5. ah, posição 72, tamo no meinho, ta bom assim. do jeito que falavam da corrupção na tv pensei que era muito grande nossa corrupção.

  6. é impressionante como a qualidade de vida e o nível de corrupção estão intimamente ligados,

    parei para analizar as imagens do mapa acima e comparei com um mapa da qualidade de vida (IDH) do globo, e SURPRESA! Encaixa perfeitamente, assim como mapas de climas se encaixam com mapas de vegetação…

    Realmente a única forma de mudar um país é lutar contra a corrupção

  7. O negócio é importar politicos uruguaios.

  8. “Mas pelo menos no futebol, de acordo com o Ranking da FIFA, estamos entre os 10 melhores do mundo. Chupa mundo! ;-)”
    HAHAHAHAHA!!!

  9. Andre Martins Medeiros

    Olá Otário. Você poderia fazer uma pesquisa sobre a energia aqui no Brasil, que é um roubo, juntamente com a conta de água. Sou de Minas e pra você ter uma ideia, a CEMIG, (que é quem distribui energia aqui no Estado), vende energia para o Rio de Janeiro e outros Estados e lá a energia é mais barata do que aqui, onde é “produzida”. Acho um absurdo. Meus pais são do Espírito Santo e lá consomem quase o dobro do que eu consumo e pagam quase a metade. Mas tenho certeza que ainda assim, o preço é abusivo, uma vez que possuímos muita capacidade hidrelétrica, sendo um dos países com maior volume de água doce do mundo!
    Obrigado e continue seu trabalho, sou seu fã! Você fala o que todo mundo pensa mas ninguem tem coragem de dizer. Parabéns!!!

  10. Moro na Nova Zelandia ha muitos anos e gracas a deus nem lembro mais da porquice que eh o brasil…

    CHUPA BRASIL!

    • Porque chupa? Só pq se deu de fraco e fugiu daqui? Precisamos menos de pessoas como vc MSM. Precisamos de revolucionários lutares, pessoas fortes. Por enquanto não temos muitas opções, mas desistir como vc… Não enquanto tiver esperança.

  11. Pais sem jeito, mudança já! mesmo que seja para outro pais….

  12. Como o povo é apático, medíocre, burro, interesseiro por que ele aceita coisas erradas desde q seja recompensado tá tudo bem, ou seja, ao meu ver por meios naturais não vejo saída, só se tivesse uma chuva de meteoro, invasão alienígena, enfim….uma grande tragédia ou impacto, uma coisa que choque talvez daríamos um passo! Basta ver as pesquisas de intenção de votos se não forem manipuladas-o que eu acredito que sejam-, o PT liderando pesquisas (tmbm não acredito em outros partidos pois são variações do mesmo tema sem sair do tom) e aqui em SP com o PSDB roubando ha quase 20 anos tmbm liderando as pesquisas, aí fica difícil, impossível de ter mudanças. Tudo vira óleo, pra por na máquina do Estado!
    Abraço Otário!

    • Acho que é por aí mesmo, o povo merece o governo que tem, um povo que não luta, não questiona, tem mais é que ser massacrado mesmo, espero um dia poder sair dessa M…. de país.

  13. Otário. É a primeira vez que comento em um post seu, mas venho acompanhando o seu trabalho desde o vídeo “GOL 1.0 – Volkswagen” e acho fantástico, você é um herói. Nas suas últimas postagens você tem expressado a sua descrença dizendo que não está enxergando uma luz no fim do túnel. Concordo que a notícia do voto impresso derrubado foi desanimadora, mas não foi tão surpreendente, foi? Cara você é a luz no fim do túnel para brasileiros como nós que acompanhamos seu trabalho e gostaríamos de ter tempo para fazer o que você faz, mas não podemos porque temos de botar comida em casa. Então nós te ajudamos doando, comprando na sua loja. Mesmo sendo irônico, não diga que irá desistir, porque aí vem um monte de comentários de gente falando que vai sair do Brasil, ou que “graças a Deus” está fora do Brasil. Pô, vazar daqui é moleza, agora ficar pra aguentar o regaço e ajudar essa nação ir pra frente é tenso, mas não nascemos aqui à toa. “Tamo junto!” ;-)

  14. Ola canal do Otario, faz um video sobre o MERCADOLIVRE, só pesquisar que você vai ver as falcatruas o eles não tem nem telefone para contato e se bloquearem sua conta se você tiver 10.000,00 mil eles não ti da satisfação de nada. tem cheiro de governo isso.

  15. Até que não está tão mal assim… pensei que estivesse pior levando em conta os abusos econômicos e políticos que sofremos.

  16. Grande “Ótário”, tudo blz? Neste ranking o Brasil sempre foi um dos países mais corruptos do mundo. Só uma coisa: creio que a na tabela o Brasil deveria estar mais para vermelho. Uruguai achei surpresa estar bem colocado. O Chile parece que nem faz parte da “América Latrina”, pois é raríssimo se ouvir qualquer coisa que seja. Pinochet fez uma boa “limpeza” e hoje é o país com melhor padrão de vida da América do Sul.

  17. Eu acredito que pior do que os políticos que são corruptos é a população que aceita isso! Como exemplo em comentários acima, li pelo menos dois, que falam: “até que não está tão mal.. pensei que estivesse pior” ou “tamo no meinho, ta bom assim. do jeito que falavam da corrupção na tv pensei que era muito grande nossa corrupção”. ACOOORDA brasil!! Se contentar porque tem países piores é pensamento de otário.