STF derruba a Lei do Voto Impresso

Share Button

É com muita tristeza que informo a vcs que, no dia 06/11/2013, o Supremo Tribunal Federal (STF) votou contra a Lei do Voto Impresso! (artigo 5º da Lei Nº 12.034, DE 29 DE SETEMBRO DE 2009)

O STF derrubou, por unanimidade [todos esses ministros são bandidos, sem exceção], a exigência da impressão automática de votos nas urnas eletrônicas a partir das eleições de 2014. A regra estava prevista em uma lei de 2009, mas foi suspensa pelo próprio STF em 2011 após o Ministério Público (MP) se mostrar contrário à sua adoção por [supostamente] comprometer o sigilo e inviolabilidade do voto [mas é exatamente o oposto!].

Se vc ainda não está informado sobre este assunto, assista ao vídeo a seguir:

Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4543

Em 19/10/2011, o STFpor unanimidade [que vergonha!], decidiu suspender a Lei do Voto Impresso.

A ADI ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a Lei do Voto Impresso, que cria, a partir das eleições de 2014, “o voto impresso conferido pelo eleitor, garantido o total sigilo do voto”. A PGR alega que esta lei, ao contrário do que prevê, compromete o sigilo e a inviolabilidade do voto, assegurados pelo artigo 14 da Constituição da República, e abre a possibilidade de uma mesma pessoa votar duas ou mais vezes, violando, com isso, a igualdade de votos prevista no mesmo artigo da Constituição.

A alegação da PGR, para não dizer que é mal intencionada, é (no mínimo) de uma IGNORÂNCIA EXTREMA e não possui qualquer fundamento!

A redação do § 5º NÃO PROÍBE NEM IMPEDE que o mesário possa agir para liberar cada voto na urna eletrônica (digitando uma senha, por exemplo) permitindo, assim, que o equipamento coletor de voto trave após o voto de cada eleitor de maneira a impossibilitar a alegada repetição de votação (fonte: CMind)

Cabe lembrar que nas urnas biométricas atuais já é usada a liberação do voto por digitação de senha do mesário (Inc. XII, Art. 2º da Res. TSE 23.208/2010), ato que não é proibido pelo citado § 5º. (fonte: CMind)

O resto do mundo já votou a favor da Lei Voto Impresso

Tribunais da Alemanha, Índia, EUA, México, Bélgica, Rússia, Holanda e vários outros países, já votaram a favor da impressão do votos! Aliás, a NÃO IMPRESSÃO dos votos foi considerada inconstitucional por estes países! E o Brasil é o único país do mundo a continuar com essa vergonha criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que não permite ao eleitor conferir o seu próprio voto e muito menos garante que estes votos sejam auditados corretamente!

Apague a luz

STF, TSE e MP, vcs são uma vergonha para este país! Tenho nojo de vcs, e digo isso para TODOS os ministros envolvidos neste julgamento, dado que esta decisão foi tomada por unanimidade!

Sinceramente, acho que este país não tem mais jeito... e o último que sair, por favor, apague a luz!

Informe-se!

A principal referência de informações sobre as segurança nas urnas eletrônicas é o site votoseguro (http://votoseguro.org/), neste site, vc encontrará vasto material e notícias sobre as urnas eletrônicas no Brasil e no mundo

Grupo “Quero Meu Voto Impresso” do FB: https://www.facebook.com/groups/328175720568126/

Comitê Multidisciplinar Independente CMInd: http://pt.wikipedia.org/wiki/CMind

Movimento Voto Transparente: http://vototransparente.com.br

1º Fórum Nacional de Segurança em Urnas Eletrônicas
O vídeo a seguir possui cerca de 4 horas de duração, mas vale a pena assistir a cada segundo ;-)

Atualizado as 22h00min (06/11/20013) por Otário A. Anonymous

Leia a notícia sobre a decisão publicada pelo próprio STF em sua página: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=252858

E esses FDP ainda tiveram a cara de pau em falar sobre "reconhecimento mundial" de que o sistema de votação adotado no Brasil é realmente seguro!!!

Nas palavras da relatora do processo:

Parece certo que a segurança, eficiência, impessoalidade e moralidade do sistema de votação eletrônica, tal como adotado no Brasil, é não apenas acatado e elogiado em todos os lugares como vem sendo testada a sua invulnerabilidade, comprovada a sua higidez sistêmica e jurídica”

- Me digam qual é o outro país que adota este lixo de urna eletrônica utilizado no Brasil?!

Ou isto é muita desinformação, ou é muita sacanagem mesmo! Eu fico com a segunda opção ;-)

- Bandidos!

Otário Anonymous

banner_loja2
Ajude a manter o canal do otário, visite a loja virtual, clique aqui

103 comentários

  1. Sou Brasileiro e já desisti

    O ultimo que sair, dê a descarga, por favor.

  2. devidamente compartilhado! tomara que atinja boa parte das pessoas… mas tambem estou com medo dos rumos desse país!

  3. Cara, estou absolutamente envergonhado.
    Fica mais do que provado que os partidos tem muito interesse em continuar usando as “falhas” do sistema de votação a seu favor! De que adianta votar dessa forma? A maracutaia sempre vence nesse país!

  4. Cara…
    Cheguei a suar frio aqi!
    Vontade de chegar com um lança-chamas e fazer uma limpa!

  5. E para aqueles que ainda acreditavam em mudanças… meus pêsames! Porém eu já estou de LUTO a muito tempo!!!

  6. É triste, vergonha de ser brasileiro!

  7. É esquema atrás de esquema…

  8. P****, galera. Vocês são tão burros a ponto de não conseguirem enxergar? Se essa p**** acontecer, vai ter um monte de candidatos comprando votos.

  9. P**** de sistema………vamos assumir isso logo, tamo esperando o que?
    Desobediência civil já!
    Otario vc é meu herói

  10. Que legal! Enquanto chamam a atenção do povo com Black Blocs, Feliciano, passeatas etc etc., o governo, aos poucos, está tirando nossos direitos “em nome da democracia”. É a Democradura se instalando. E quem critica é taxado como reacionário, fascista, racista, machista, filhote da ditadura etc etc. Engraçado é que os mesmos que gritam estas palavras defendem as ditaduras de esquerda… Ou o gigante acordou mas do lado do além, pq morreu, ou foi para um coma profundo!

  11. tristeza e sentimento de impotência diante de uma coisa dessa.

  12. País de merda comandado por bandidos!!!

    Estamos em uma guerra civil.

    País sendo tomado por vagabundos!!

    EU NÃO VOU PERDER MEU TEMPO INDO EM “ZONA” ELEITORAL.

  13. Diego Aranha. Sobre seu comentário. A LEI não deve ser analisada de maneira fria e “burra” digamos assim ( sem ofensa).

    Poderia então no caso, utilizarmos a URNA ELETRÔNICA como um mecanismo “auxiliar”, Sendo impresso e depositado o voto. ( Para evitar o voto de cabresto)

    Pq nenhum outro lugar no planeta utiliza desse meio de voto????????

    Brasil, país de vagabundos corruptos assassinos bandidos. ( quem nao faz parte dessa lista não precisa se sentir ofendido. mas se a carapuça servir vai p 5 dos inferno.

  14. Cara…acho que agora é a hora de nós sairmos na rua de novo, protestar pelo nosso direito novamente… Quem esses cara acham que são??Claro que eles vão votar contra o voto impresso…São um bando de safados, corruptos…Temos que sair nas ruas lutar pra mudar isso, mudar nossos sistemas de votação, colocar o povo pra votar nessas leis e não só eles….Quer saber? Vocês seus políticos de merda…VÃO TUDO CHUPAR UM CANAVIAL DE ROLA!!!

  15. Bandidos … coitados dos bandidos …

  16. fernando dos santos lima

    e vocês ainda dizer que não tem conspiração ?
    o que diabos chama isso
    pessoas na qual planejam ter um bem somente para si e seus aliados . e não para o povo
    gente acorda abre o olho .
    vejam quem esta no comando do seu dinheiro , do seu imposto, da sua pátria .
    isso e um atraso imensurável no nosso pais , isso ta com cara de tentativa de manipulação do povo
    nossa isso tudo ta muito errado eu não consigo eu não quero eu não gosto do que ta acontecendo , eu não quero morar no EUA eu quero que o Brasil mude e tenha uma qualidade de vida e direções dignas do nossos impostos . acorda p****!

  17. Vergonhosa decisão do STF! Como alguém disse, o jeito agora é todo mundo virar black block no dia da eleição e quebrar essa máquinas de fraude!!!

  18. Olá amigos, vejo que estamos em um sanatório ou talvez uma fossa mesmo. Não indo pelo otário, mas já desisti faz tempo. A primeira oportunidade de sair dessa merda não desperdiçarei. Boa sorte a todos nós, pois estamos fodidos nesse pais de merda.

  19. É como sempre digo e repito: Êhhhhhh “brasil ” de merda! Sou brasileiro e sinto falta de poder bater no peito e dizer que tenho orgulho disso! Lembram daquela campanha,” tenho orgulho de ser brasileiro” vinculada na mídia pelos corruPTos?! Pois é, eu tinha urticária quando ouvia esse slogan! E agora a casa caiu de vez. Amo meus pais por serem meus genitores…. mas fico cada vez mais seguro de que nasci no país errado!!! E o pior é que quanto mais informado eu estou … mais revoltado eu fico…. pois tenho família e infelizmente só projeto escuridão para o futuro de meus filhos!!!

  20. Meus filhos não nascerão aqui. :)

  21. Não desmereço a crítica, mas… Analisando a parte técnica da coisa, se a má fé realmente existir nesse caso, quem me garante que o que eu receber impresso será realmente o que foi computado na urna? Pra quem trabalha com isso, não deve ser nada difícil um manipulação dessas. Seo cara quiser fazer errado, vai conseguir, de uma forma ou de outra.

    • O número único que o TSE utilizou como desculpa para barrar o voto impresso serviria para isso. Seria um número baseado na assinatura digital e no conteúdo do voto, seria preciso um super computador para fraudar. Poderia ser impresso em local não visível e/ou em código de barras (o que agilizaria uma recontagem). Mas eles ignoraram todo e qualquer relatório independente.

      • Além disso, a lei do voto impresso exigia que 2% das urnas fossem auditadas por contagem manual para verificar se votos impressos conferidos pelo eleitor e contagem eletrônica são compatíveis. Dessa forma, reduz-se substancialmente o risco de fraude por software indetectável e em larga escala.

        • Se vc desconfia em todo processo da urna eletrônica vc confiaria nessa tal “auditoria”? E e se os auditores fraudarem as auditorias?

    • Raciocínio simples: Se tivermos 2 candidatos e 10 eleitores, o canditato “x” ganhou a eleição mas vc votou em “y” e sabe que vários amigos seus também, então a coisa fica no mínimo estranha, como que todo mundo tá dizendo que votou em “y” mas o “x” ganhou?? Com o comprovante impresso é possível conferir tudo isso… você e mais 7 pessoas mostram o comprovante impresso de que votaram no “y”, então, como que “x” ganhou? Sem comprovante não ha como conferir nem provar, e é isso que eles querem…

      • Na proposta do voto impresso, o registro físico não pode ficar com o eleitor, para evitar tentativas de coaçào.

        • Concordo plenamente contigo Diego, caso contrário o comprovante viraria uma “moeda de troca”, eleitor/político. Porém, o estado não vai querer mais guardar nada referente as votações, no caso de uma possível recontagem de comprovantes, só para não ter trabalho. Bando de bandidos os nosso governantes.

    • Mas neste caso o voto impresso garante uma auditoria.

  22. Eduardo Augusto Badin

    Roubar com impresso ou sem, é melhor roubar sem, dai preserva um pouco a natureza. kkk

  23. Sou contra o voto impresso. Pois existe o voto de cabresto.

    Hoje o cara vai e vota em quem ele quiser. Com o voto impresso, o Coroné vai exigir o comprovante.

    • A lei do voto impresso exigia que ele fosse implementado de forma que não houvesse contato entre eleitor e registro físico, tornando inviável essa impossibilidade.

    • Eu também tive esse pressentimento… acho que temos que ter maneiras de auditar fisicamente as eleições, mas o voto impresso vai permitir mais “votos de cabresto” e mais facilidades para os desonestos exigirem comprovante de que o otário sob cabresto realmente votou no candidato bandido. Ou seja o eleitor que depende de bolsa isso e bolsa aquilo, vai vender o voto e dar o comprovante pro bandido. É complicado demais. O Brasil é o país dos otários eternos.

      • Explico porque isso não acontece no meu comentário acima. Não há contato além do visual entre eleitor e seu voto.

        • Acredito que talvez não fizesse grande diferença, ser o voto impresso ou não, pois o que discutimos aquí é o produto/subproduto de uma reação, que é a falta de um sistema de educação pública de qualidade, que não direciona o indivíduo a ser um pensador de fato, assim como todos vcs aquí, porém continuamos sendo poucos neste país.

  24. Caros otários de todo o Brasil (afinal de contas é por decisão judicial que somos todos otários),
    Já passou da hora de encararmos isso concretamente. Precisamos fazer como foi feito no Paraguai, lá eles pegaram uma urna, fizeram testes e divulgaram na Internet. O único jeito é encarar isso como uma guerra, pela via legal seremos eternamente otários.
    Será possível que a segurança das urnas em todo o Brasil é tão forte que não seja possível alguém possa confiscar e vazar o código ou realizar testes independentes e desmascarar esta farsa? Nas últimas eleições algumas urnas foram roubadas, mas será que foi algum político sem contatos no TSE interessado em saber como fraudar?
    De outro modo o que podemos fazer? Podemos protestar diariamente por todo o país até que chegue as eleições. Mas será que os revoltados acham que vão resolver não votando e não estão nem aí se há fraude ou não?
    Podemos realizar uma eleição paralela em frente a cada zona eleitoral, em papel. Eles não nos permite conferir o resultado então faríamos a nossa própria conferência. Todos seriam expulsos a pontapés sob qualquer alegação mas daria o que falar.

  25. Concordo que tudo que tem soft é sujeito a fraude e que esta fraude diminui quanta mais cara for o sistema de proteção. Enquanto não aparecer provas cabais de fraudes no sistema atual brasileiro não tem porque mudar a não ser que o sistema argentino seja mais barato do que o nosso. O sistema argentino não protege o eleitor do “Coronel”, do traficante chefe e do chefe da milícia da área. Na verdade existem também os vendedores de sistemas que querem a preferência.

  26. Brizola sempre falou dessa questão do voto impresso… Quem acompanha política sabe disso… Que vergonha, STF e TSE.

  27. Gostaria de perguntar para o Diego Aranha o que ele pensa sobre o desinteresse dos partidos políticos sobre este assunto?

  28. Para que brigar se o voto é fraudado ou não, a verdade é que são todos farinha do mesmo saco, tanto faz votar num vagab… ou um filho da p… que chegando lá vão fazer o que todos fazem, roubar, roubar e roubar. Se queremos mudar temos que lutar, e não vai ser fácil, temos que ser guerreiros!

  29. O voto deve ser facultativo.

  30. Pra mim NAO FAZ e NEM FEZ A MENOR DIFERENCA. Eu SIMPLESMENTE NAO VOTO ha mais de 10 anos. Pra mim NAO EXISTE UM PAIS CHAMADO BRASIL, porque NAO HA PARTICIPACAO POLITICA EM VOTO OBRIGATORIO.O povo deste pais NAO TEM CONSCIENCIA DE NACAO. E so e PATRIOTA em PARTIDA DE FUTEBOL. Aqui e CADA UM POR SI E O GOVERNO CONTRA TODOS. O GOVERNO NAO TEM OBRIGACOES PARA COMIGO, ENTAO EU NAO TENHO OBRIGACOES PARA COM O GOVERNO. Que se danem os politicos. A EXISTENCIA DELES NAO ME DIZ RESPEITO e nem muito menos quero saber o que eles pensam sobre mim como cidadao. Nasci NU e hoje estou VESTIDO Tudo atraves do meu suor e meu esforco. Nao devo MERDA NENHUMA a politica deste pais. Pra mim o GOVERNO E MEU INIMIGO E EU SOU INIMIGO DELE. Embora eu possas ter desvantagens nessa luta, nao dou a ousadia de me submeter a eleger ESSA ESCORIA POLITICA com meu VOTO e LAVO MINHAS MAOS pra essa sujeira toda. VOTAR significa CONFIAR. NAO VOTO EM QUEM NAO CONHECO E QUEM ME DESCONHECE.

  31. O Sr. Cleber Leal Santos, fez uma colocação muito verdadeira:
    O GOVERNO É MEU INIMIGO E EU SOU INIMIGO DELE. Concordo plenamente c vc Cleber.
    Gostaria que todos os cidadãos brasileiros refletissem essa frase. Mas infelismente, são poucos os que Têm consciência.

  32. EI! VOCÊ! VOCÊ MESMO. NACIONALISTA DE MERDA!
    CONTINUE PERDENDO SEU TEMPO COM ESSA ENGANAÇÃO.
    O PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO É UM LIXO, COM O QUAL EU NÃO QUERO TER CONTATO.

  33. recomendo o documentário da bbc ” Além do Cidadao Kane ”

  34. O STF é o escritório de advocacia do PT.

    O STF mandou o José Dirceu para a cadeia porque a Dilma Rosseff possui uma carta na manga: O Presidente da República pode conceder graça a qualquer criminoso. Ela vai fazer isso no dia 31 de dezembro de 2014, para não atrapalhar a reeleição.

    Vejam: http://portal.mj.gov.br/main.asp?ViewID=%7BD46457E9-9F45-4EBC-A4C1-5E3D121CC96D%7D&params=itemID=%7B37322BA0-6F54-4FB0-A194-96182C0E93F9%7D;&UIPartUID=%7B2868BA3C-1C72-4347-BE11-A26F70F4CB26%7D

    Fonte: Bola de cristal.

  35. Adoro o canal do Otário, entretanto, afirmar que todos os ministros do STF são bandidos? Mais respeito com os Ministros do Supremo. Não é porque você não viu a votação dessa ADI, (e compreendeu seus fundamentos), que pode sair xingando quem quer que seja, mesmo que discorde. O STF vem levando esse país adiante com julgamentos históricos como do aborto do feto anencéfalo, legalização do casamento gay, abstrativização do controle difuso, demarcação da Raposa Serra do Sol, inconstitucionalidade da proibição de progressão de regime (sumula vinculante n. 26), dentre outros. Exercem com maestria um verdadeiro papel contramajoritário nesse país, então é deveras INJUSTO e inadequado tais colocações grosseiras e generalistas (“bandidos” [sic]), próxima vez, exponha seus argumentos com educação para se fazer ouvir, qualquer coisa fora disso soa como sensacionalismo, que serve apenas para chamar atenção.

    • Acho incrivel como no brasil tem gente pra defender qualquer coisa. Injustiça? Grosseria? isso eh o q o nosso governo nos oferece, vivemos num pais de merda com governantes de merda, esse site tem coragem pra falar oq mts nao tem coragem e presta de certa forma um serviço publico, e vc ta preocupado com umas ofensas q em momento de revolta e indignação o dono do site falou? pelamor ne..

  36. Com urna ou sem urna, é Dilma em 2014. O PT não entrou no poder pra depois passar a bola pra outro.

  37. A solução é bem simples e complicada, é só um grupo de hackers invadir todas as urnas eletrônicas e colar na telinha uma mensagem ofensiva ou ter uma contagem de votos astronômicas o que causaria revolta em qual quer pessoa alienada, afinal, ela só pensa no bem próprio e ser enganada a tornaria mais agressiva

  38. Em um país onde a corrupção impera não haverá nenhum meio seguro de votação, quer seja eletrônica, quer seja em cédulas de papel. Haverá sempre corruptos querendo fraudar qualquer sistema. No caso de cédulas de papel, quem garante a integridade das urnas? Quem garante que seu voto será mesmo contabilizado? Quem garante que as urnas não serão trocadas com outras cédulas? Da mesma forma que desconfiam do TSE no caso das urnas eletrônicas, pq confiar nas cédulas de papel? O problema não está só na urna eletrônica, o problema está na corrupção.

  39. O argumento é bem iteressante, mas sempre vão achar uma forma de fraudar, se é que estão fraudando mesmo.

  40. Outra coisa, se como voto impresso não haveria contato entre eleitor e registro físico, quem garante que esse suposto comprovante será real? Como o eleitor irá conferir a veracidade desse comprovante?

    • O eleitor verifica o comprovante ainda dentro da cabine de votação.

      • Então existe o contato entre o eleitor e o comprovante, só que ele não leva pra casa. Sim e dai? O que garante que esse comprovante não será trocado por outro? O que garante que não poderá existir fraude nessa etapa?

        • O contato é apenas visual. A lei estabelecia que cada voto impresso seria autenticado pela urna eletrônica que o produziu, atestando sua origem. A idéia não é impedir a fraude completamente (impossível), mas torná-la visível. O custo da fraude aumenta por exigir manipulação equivalente em duas mídias: eletrônica e impressa.

    • o papel poderia gerar uma chave de conferência no site do tse. Assim mesmo anos depois eu teria como conferir que a informação foi computada

  41. Eu acho que uma impressão comprovando o seu voto é uma ferramenta de conferência para o candidato que compra voto. “-Então amiguinho eleitor, se vc votar em mim eu te dou um botijão de gás e 10 reais, mas não esquece de trazer o comprovante impresso pra mim!!!”. “-Então meu camarada boca de urna e futuro acessor, quero seu comprovante e de todos os seus amigos e familiares que vc prometeu que votariam em mim para saber se vc cumpriu com sua palavra!!” Pronto, acabou o sigilo do voto. Daí o candidato corrupto pode cobrar seu voto do eleitor comprado e em piores casos ocasionar uma possível retaliação!! Concordo plenamente com o MP e o STF, não tem que ter impressão de comprovação nenhuma, o certo pra acabar com essa manipulação de merda é acabar de vez com esse fiasco de urna eletrônica e voltar ao tradicional voto no papel!!

    • Seu argumento é que o voto impresso não pode ser tornado tão seguro quanto o voto tradicional em papel? Se sim, não faz qualquer sentido. O voto impresso é depositado em uma urna convencional, sem contato físico com o eleitor.

      • Isso não fica claro na lei do voto impresso. Se ele vai ser um mero comprovante de votação que ficará nas mãos do eleitor, realmente não terá sentido. Mas se ele for depositado numa urna convencional, fará todo o sentido. Inconstitucionalidade nos outros países é a contagem eletrônica dos votos, sem qualquer respaldo físico, como ocorre no Brasil.

        • Está absolutamente claro. Texto da lei enquanto ativa:

          § 3o O voto deverá ser depositado de forma automática, sem contato manual do eleitor, em local previamente lacrado.

    • Ah, Tá! Legal, hein Guilherme Henrique. Assim, o candidato corrupto não precisa se dar ao trabalho de encomendar botijão de gás ou abrir um dia no seu gabinete só pra pagar o eleitores comprados. Agora ele poderá simplesmente dar uma ligada pros camaradas do STE, responsáveis pela Urna Eletrônica, fazer um pequeno “mimo” numa conta bancária e aguardar a confirmação da sua vaga.
      “J”ênio!

      • E você acha que no voto em cédula de papel seria deferente? Nesse país onde a corrupção não é punida seriamente, o que garante que não haverá fraude nas urnas de papel? Quem garante que as urnas não podem ser trocadas já que vcs acham que “todos” os envolvidos nas eleições são corruptível? Mais uma vez o problema não é nas urnas eletrônicas e sim na corrupção. Enquanto houver impunidade nas corrupções não existirá nenhum sistema “anti-fraude”…

        • O Voto não é em cdela de papel , depois da votação eletronica o seu voto fica impresso e é depositado após a sua conferencia em uma urna pra conferirse a votação eletronica bate com a votação impressa. Se bater a urna é segura, se não foi fraudada. Todos nos com exeção de alguns amigos otários desse canal sabem que as urnas não são confiaveis e são facilmente fraudadas como já aconteceu diversas vezes. Todo sistema eletronico é passivel de erro ou fraude, quanto mais essas vuneraveis urnas.

    • Concordo com o Guilherme Gatti. Não seria melhor transformar o título eleitoral de papel em um título tipo cartão de credito, onde o eleitor passaria o cartão e digitaria sua senha pessoal. Após o voto o sistema bloquearia o cartão até a próxima eleição. Caso a senha seja digitada errada por duas vezes consecutivas o cartão seria bloqueado também.

      • O problema de sua ideia são os analfabetos que não deveriam votar, o que o Governo deve fazer é dar condições das pessoas estudarem.

    • Esse comprovante não seria levada pelo eleitor, mas colocado numa urna que ficaria ao lado do urna eletrônica para depois de encerrada a votação, os mesários com os fiscais de cada partido, tirar o relatório da urna eletrônica e fazer a conferência em algumas urnas sorteadas por amostragem. Isso seria o correto. Essa lei é uma prova de que esses políticos, sem exceção, são a favor de manipulação, fraude, mal intencionada, ou como diz o autor dessa matéria, ABSOLUTA EXTREMA IGNORÂNCIA.

  42. Creio que o voto impresso realmente seria uma bela saída.. Porém, vejo que deveria ir além disso. O certo, seria o voto ficar vinculado ao nome do eleitor. A urna, por ser atualmente um dispositivo tecnológico digital, poderia ter um mecanismo onde o eleitor, antes de iniciar sua sessão de voto, pudesse inserir seu Cadastro Pessoa Física. Assim o eleitor vincularia o voto ao seu documento. Então, após o termino das eleições, as urnas seriam conectadas a internet, descarregando todos os votos dos eleitores, por meio de um software, diretamente no site do STF. Desta forma, através de um cadastro especifico no site do STF, após a conferência das urnas, o eleitor poderia verificar o seu voto online, tendo então, a oportunidade de imprimir seu certificado de voto caso seja necessário. ( Claro, somado ao voto impresso.)

    • Voto de cabresto. Um sistema seguro de votação não permite ao eleitor provar suas escolhas para nenhuma parte interessada.

    • Pessoal, vamos ler um pouco antes de ficar colocando soluções esdrúxulas. Um voto nunca pode ficar vinculado a alguma pessoa, qualquer vínculo dá margem à manipulação do eleitos pra confirmação de que votou obrigado em algum candidato, por exemplo.

  43. Onde estão as oposições, que não servem nem para detonar essa merda que é a urna eletronica? Será que eles tem algo a perder?

  44. E você acha que no voto em cédula de papel seria deferente? Nesse país onde a corrupção não é punida seriamente, o que garante que não haverá fraude nas urnas de papel? Quem garante que as urnas não podem ser trocadas já que vcs acham que “todos” os envolvidos nas eleições são corruptível? Mais uma vez o problema não é nas urnas eletrônicas e sim na corrupção. Enquanto houver impunidade nas corrupções não existirá nenhum sistema “anti-fraude”…

    • Ou seja, vamos sentar e chorar entao, já que o problema é a corrupção, grande solução a sua. Nunca existira um sistema 100% à prova de fraude, mas quanto mais 99,99% ele for, sempre será melhor, ou vc quer facilitar mais !a corrupção”?

  45. incrível como o cupom fiscal impresso na hora eles não dispensam rs

  46. Povo fala: EUA dizem q são modernos mais não usam urnas eletrônicas vivem aquela coisa de papel e talzzz… Eu não concordo com isso acho urna eletrônica uma roubada, basta pra vc entender que qualquer programador pode fraldar uma eleição uma vez q o programa de computador vai fazer o que foi programado pra fazer, logo se vc colocar que 10% dos votos de fulano vão pra ciclano eles vão e ninguém tem muito como provar a fralde. Então sim eleição no brasil é um jogo de cartas marcadas e os políticos q estão no poder não tem nem um pokinho de vontade de acabar com isso.

  47. Acho que a única maneira de haver uma mudança a curto prazo primeiro seria o fim do voto obrigatório.
    Outra coisa, por que os políticos da oposição que estão a algum tempo fora do poder não contestam a única eletrônica? se ela realmente é uma fraude a única explicação é que não existe oposição de verdade e que ela participa do governo só interpretando o papel de oposição… Ou seja, não existe democracia, tudo é uma fachada para “inglês ver”.

  48. ISSO NEM ME ESPANTA MAIS.
    Resumo do Brasil em 2 frases ( de “MATRIX”) :
    1 – a politica é uma MAFIA onde TOOOODO politico quer estar para ROUBAR OU DEIXAR
    ROUBAR
    2 – SÓ VOTA QUEM É OTÁRIO

    Então; se a politica manda em tudo, nem jesus nos salva mais !!!

  49. Depois de ler este artigo, fui às fontes primarias, ou seja, fui ao texto da Lei 12.034/09 e aos autos da ADI 4543.

    Primeiramente, li a Lei 12.034/09 e constatei um erro gritante no art. 5°, §2, a saber:

    “Art. 5° – Fica criado, apartir das eleições de 2014, inclusive, o voto impresso conferido pelo eleitor, garantido o total sigilo do voto e observadas as seguintes regras:

    (…)

    § 2° – Após a confirmação final do voto pelo eleitor, a urna eletrônica imprimirá um número único de indentificação do voto associado à sua própia assinatura digital.”

    Ora, Identificar o eleitor na cédula de votação ou impressão do voto é escancaradamente inconstitucional.

    Imediatamente a isso, procurei ler a peça inicial da ADI 4543 (http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=941228). Verifiquei que o primeiro ponto de inconstitucionalidade apresentado pela PGR é exatamente a que constatei.

    Não me dei mais o trabalho de continuar lendo a inicial da ação e nem o restante do art.5° da Lei 12.034/09.

    Má fé? Ignorância extrema? Acho que não.

    • Onde há menção a identificar o eleitor? A lei estabelece que a urna eletrônica imprimirá no voto impresso um identificador assinado digitalmente para autenticar a origem do voto. Há dezenas de formas absolutamente seguras de se implementar isso (como é utilizado em vários países), mas concordo que foi preciosismo incluir essa parte no texto da lei e permitir interpretações ambíguas. Pergunto para os juristas: por que declarar inconstitucional o artigo inteiro, ao invés de apenas o parágrafo “problemático”?

      • Ou poderiam reeditar a lei com uma redação melhor do artigo, não? Não vejo como não concluir que foi muita má fé do STF…

    • Outro item, se o voto é realmente secreto no modelo atual, como a urna eletrônica poderia capturar a identidade do eleitor votando naquele instante para registrá-la no voto impresso? Se isso é possível, o que impede o TSE (ou um de seus programadores) de fazê-lo agora mesmo com o software de votação atualmente secreto? Observando o último prágrafo, há ainda menção explícita da seperação entre o dispositivo de identificação e o terminal de votação, invalidando a possibilidade de violação do sigilo do voto. O TSE/STF argumenta que essa separação permitiria votos múltiplos de um mesmo eleitor, outra bobagem do ponto de vista técnico.

      • Este é o problema! A vaidade destes que decidem as regras deste país. Falam como se fossem peritos de tudo, pois assumir que não sabem e procurar a opinião de um verdadeiro perito é algo por demais humilhante.

  50. Fico chocado com a FALTA DE INFORMAÇÃO do povo brasileiro, até hoje tem pessoas q não sabem q o recadastramento biométrico junto com a lei do voto impresso CAIU e continuam falando do recadastramento biométrico. Sem entender o porquê do recadastramento biométrico, falta de informação ou de se informar? :|
    Queria entender essa lavagem cerebral q eles sofreram?!

  51. Ha mas esse ano eu vou pras ruas, pois to cansado de levar porrada na cara desse governo tirano.

  52. EU NÃO ACREDITO EM P**** NENHUMA QUE ESSES JUÍZES FALAM, NEM NA DILMA, MINISTROS…O LULA NÃO FEDE NEM CHEIRA PRA MIM, É UM ANALFABETO MELHORADO, QUE TEVE LÁBIA PRA ENGANAR A MUITOS. COMO DIZIA GEORGE CARLIN :
    NÃO ACREDITO EM P**** NENHUMA QUE O GOVERNO OU MESMO OS QUAIS O GOVERNO INDICA, SÃO TODOS CORRUPTÍVEIS.

  53. EU NÃO ACREDITO EM PHORRHA NENHUMA QUE ESSES JUÍZES FALAM, NEM NA DILMA, MINISTROS…O LULA NÃO FEDE NEM CHEIRA PRA MIM, É UM ANALFABETO MELHORADO, QUE TEVE LÁBIA PRA ENGANAR A MUITOS. COMO DIZIA GEORGE CARLIN :
    NÃO ACREDITO EM PHORRHA NENHUMA QUE O GOVERNO OU MESMO OS QUAIS O GOVERNO INDICA, SÃO TODOS CORRUPTÍVEIS.

  54. Só falta algum imbecil dizer que isso é culpa do PT sendo que LULA que sancionou a lei http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-201

Assinantes do site tem descontos especiais na loja! Bronze (5%), Prata (10%), Ouro (20%) e VIP (30%)! Saiba mais, clique aqui - Dispensar