REI DA PAPELARIA – ABAIXO ASSINADO ENTREGUE

Share Button

A OPS denunciou ao TCU vinte parlamentares no primeiro dossiê em junho de 2013. Em maio de 2014, no Dossiê Dois, foram mais 23 denúncias, sendo que um dos parlamentares foi citado nos dois dossiês, Zoinho (PR/RJ).

Aliás, este foi um dos que não conseguiu a reeleição - Oh! Que Legaaaaalllll!!! (desculpe-me Otário, mas foi inevitável usar o seu bordão).

Dos 42 integrantes dos dois dossiês, 26 foram reeleitos deputados federais e um deles, eleito senador. Isso representa mais de 64% dos denunciados.

Obviamente que esta lista não indica que todos são culpados, pois a justiça é a única a dizer quem é e quem não é.

Eu (Lúcio Big) até digo, com certeza absoluta, que alguns destes entraram na lista por descuido ou incompetência de seus assessores, por não averiguarem as empresas que estavam contratando.

Mas o fato é que o parlamentar é o único responsável pelas notas apresentadas à Câmara Federal para viabilizar o ressarcimento de despesas previstas na CEAP ou Verba Indenizatória, como é conhecido este fundo financeiro implantado em 2009 no Congresso Nacional para ajudar nas despesas de cada um dos 594 gabinetes.

De qualquer forma, muitos devem várias explicações sobre locações de veículos: em padarias, em residências, em endereços onde nada funciona, em contratação de empresas de consultorias que funcionam em casa de cosméticos e até pagamento por serviços jamais prestados.

Intensificando

Mas, é como dizem por aí: “Até das desgraças tiramos proveito” (não sei se alguém já disse isso, mas se não disse, tá dito!).

Esses 27 reeleitos permanecerão na mira da OPS que não vai aliviar as fiscalizações, muito pelo contrário, pretendemos intensificar o trabalho, abrangendo outras casas legislativas a partir de 2015.

Os Farristas da TV por Assinatura

Além dos denunciados nos dois dossiês, tem os farristas da TV por assinatura que foram citados nos últimos meses no meu canal no Youtube, aqui no Canal do Otário, no Congresso em Foco e claro, em meu blog.

O deputado Flaviano Melo (PMDB/AC) foi reeleito com 18.372 votos (4,60% do total de votos válidos). Ele foi o único até agora a efetivar o cancelamento da TV por Assinatura e a devolver o valor pago pelos “extras” do pacote.

Renato Molling (PP/RS) e José Airton (PT/CE) também foram reeleitos. Até agora não foram verificados lançamentos deste tipo de despesa para fins de ressarcimento na Câmara Federal depois das denúncias feitas pela OPS, o que pode caracterizar que eles realmente cancelaram o serviço ou pelo menos, não estão utilizando mais o dinheiro público para pagar estas despesas.

O deputado Luiz Fernando Faria (PP/MG), reeleito com 117.542 votos, recebeu da OPS, no dia 24/09/2014, um abaixo assinado contendo 1026 assinaturas exigindo que os serviços extras contratados por ele na operadora SKY fossem cancelados e que os valores pagos a mais, incluindo os gastos com compras de filmes de desenho animado via PayPerView. Ainda não houve tempo suficiente para que ele se manifestasse. Estamos de olho!

Até agora, a OPS conseguiu 75% de êxito em suas denúncias apenas com estes quatro candidatos, sendo que poderá chegar a 100%, caso este último parlamentar cumpra nossas exigências.

Mas, tem um caso que eu acho que vai “pra boca do sapo”.

O Rei da Papelaria

Eudes Xavier (PT/CE), como dito aqui no Canal do Otário, realizou compras “atípicas” nos meses de julho, agosto e setembro, sem contar que a loja escolhida por ele para fornecer materiais de papelaria, não funciona.

A pergunta que não quer se calar é: Sabendo que o deputado NÃO conseguiu se reeleger, o que serão feitos dos seguintes produtos, uma vez que é humanamente impossível que vinte e quatro funcionários do deputado use-os até o final do ano?

2750 esferográficas;

7920 lápis;

11925 clipes;

850 resmas de papel;

1000 réguas de 30cm, além de uma quantidade absurda colas, corretivos, envelopes, etc.

Esta semana eu estive no gabinete do deputado para entregar o abaixo assinado contendo 2105 assinaturas exigindo esclarecimentos sobre como será feito o uso desta infinidade de produtos.

Demos o prazo até 14/10/2014 para que o parlamentar formule sua resposta. Resta-nos agora esperar.

Novo Método

A OPS está testando este novo método de cobrança de explicações, de devolução de dinheiro público e demais exigências diretamente dos parlamentares.

Os dois primeiros dossiês foram um marco na política brasileira. Jamais se viu ações como as realizadas pela OPS, uma vez que trata-se de um grupo de voluntários, que não se conhecem e que trabalham juntos para denunciar políticos da mais importante representante do legislativo brasileiro.

A receita tem mostrado que funciona e alguns milhões de reais do dinheiro público já estão sendo economizados. Mas eu sinto a cobrança de muitos seguidores do meu canal e leitores dos meus artigos que querem conhecer o conteúdo dos dossiês, que infelizmente, por estarem na justiça, não podem ser divulgados para que não corramos o risco de “espantar a lebre”.

Por isso, como “versão beta”, os casos mais simples de serem resolvidos estão sendo encaminhados diretamente ao parlamentar e eu estou divulgando todos eles em diversos canais de comunicação, inclusive e principalmente aqui no Canal do Otário, que tem dado uma força enorme à OPS.

Assim, todos podem saber em tempo real, como a OPS trabalha e quais os frutos que são colhidos.

Se você quiser ser um membro participativo da OPS, cadastre-se em nosso site e mãos à obra.

E, se você quiser ver como foi a entrega do abaixo assinado ao Rei da Papelaria, assista ao vídeo abaixo.

Escrito por Lúcio Big

patreon_big

Sobre Lúcio Big

Lúcio Big, jornalista (MTE nº 0010764/DF), ativista no combate à corrupção e músico nas horas vagas.

7 comentários

  1. Parabéns galera pelo ótimo trabalho, sensacional.

  2. Muito bom. Serei um membro da OPS, imediatamente.

  3. ARTHUR DE ALMEIDA FERREIRA

    MUITO BOM ESSAS INICIATIVAS, VAMOS VER COMO SERÁ NA NOVA LEGISLATURA!!! DÁ-LHE LUCIO….

  4. Puxa… Por quanto tempo uma escola poderia funcionar com todo esse material… É muito triste… É a impunidade que faz isso.

Assinantes do site tem descontos especiais na loja! Bronze (5%), Prata (10%), Ouro (20%) e VIP (30%)! Saiba mais, clique aqui - Dispensar