Protestos ou Hipocrisia?

Share Button

Entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, a Marinha vai disponibilizar 23 embarcações além de Dois mil militares para dar maior segurança aqueles que se arriscarão sair de casa para assistirem aos jogos da Copa do Mundo.

Em São Paulo, até armaduras estilo Robocop foram compradas para a Cavalaria a fim de intervir em manifestações contra a Copa que certamente ocorrerão.

Em audiência (15/5) no Senado Federal, o Ministro do Esporte Aldo Rebelo disse que as manifestações que ocorrerão na Copa não constituem uma ameaça ao evento.

Dilma disse que os atos de protestos contra o evento são “fracos” e pede que todos nós brasileiros tratemos bem os estrangeiros que aqui virão e deixarão um bocado de dinheiro para a nossa economia.

Enfim, tudo o que o governo deve fazer para preservar o evento está sendo feito. Talvez exagerando nos aparatos de segurança e às vezes minimizando a força de uma sociedade cada vez mais atenta ao que acontece na política e na economia brasileira. (será??).

O que acontecerá na Copa, ao meu ver (Lúcio Big), será o que já fora planejado. O evento ocorrerá com alguns tropeços, mas se cumprirá na íntegra.

O motivo é bem simples. Boa parte daqueles que foram às ruas na quinta feira (15/5) estarão grudados nos aparelhos de TV, muitos deles adquiridos recentemente e bem mais modernos justamente para melhor assistirem as partidas do campeonato, e nem se lembrarão por qual motivo foram às ruas protestar.

A verdade é que os protestos foram dominados por forças políticas e financeiras. Quase não há mais o sentimento patriota de sair às ruas para protestar contra a corrupção, contra a absolvição de parlamentares suspeitos de terem afanado dinheiro público, contra projetos de lei que atentam à democracia brasileira. Protestos que, este que aqui vos escreve (Lúcio Big), participou ativamente.

Hoje, os protestos são compostos basicamente por quatro grupos de pessoas:

  • Aqueles que são pagos para organizar os eventos;
  • Aqueles que são pagos para iniciar o “quebra-quebra”;
  • Aqueles que vão apenas para tirar fotos para postar nas redes sociais;
  • Aqueles que, sendo a minoria, mal começam a protestar e se veem obrigados a saírem correndo, ainda que o motivo de ali estarem seja o mesmo que moveu as manifestações de 2011 e início de 2012, a indignação pela situação caótica que vivemos em vários setores da nossa sociedade.

Veja aqui alguns vídeos dos protestos de 2011 e 2012

Veja aqui alguns vídeos dos protestos de 2011 e 2012

A Copa do Mundo vai deixar um legado sim. Mas, o valor desse legado é questionável.

Será que o valor pago para alargar as ruas, pavimentar outras tantas, construir estádios e todos os demais gastos foram compatíveis ao que já foi feito?

Será que realmente iremos usufruir de tudo o que foi construído e reformado para a Copa depois que ela chegar ao fim?

Mesmo com todos os discursos aclamando as obras da Copa, o governo não conseguiu realizar metade do que foi previsto inicialmente. Sim, segundo pesquisas, apenas 45% das obras que envolvem a Copa ficarão prontas.

Ainda que tenhamos a “Copa das Copas”, como disse a presidente Dilma, muito ficará no esquecimento. No esquecimento porque as manifestações pagas não tomarão mais as primeiras páginas dos noticiários, as obras inacabadas serão deixadas de lado e o assunto que tomará conta dos ouvidos do povo brasileiro será o evento de outubro próximo, as Eleições 2014.

Até lá, com a hipocrisia guardada na gaveta, ou estaremos todos felizes pelo Hexa ou tristes por não termos sido campeões dentro de casa.

Quanto às manifestações....Bem, vamos aguardar mais um grande evento para assistirmos aos vandalismos pagos outra vez.

No vídeo a seguir eu falo um pouco sobre as obras da Copa que não ficarão prontas.

Escrito por Lúcio Big

600x100_empireJogue Empire aqui no Canal do Otário!

Sobre Lúcio Big

Lúcio Big, jornalista (MTE nº 0010764/DF), ativista no combate à corrupção e músico nas horas vagas.

32 comentários

  1. Postada na rede como sendo de autoria de Zagallo, o Velho Lobo, uma opinião ou constatação esclarecedora: Há poucos dias da copa e não se vê nenhuma bandeira ou camiseta. Tudo encalhado nas lojas, não vendem nada. Nada de verde e amarelo, nenhuma manifestaçao à pátria (ainda que com lastro em futebol) como tantas que já assistimos no passado. O Brasil está VERMELHO de vergonha… Vermelho por seus corruPTos …

    • Voto não muda nada

      Os próprios manifestantes já levaram cartazes ironizando essa mentira que inventaram que as pessoas são pagas para fazerem manifestações. Agora não venha querer desunir o povo em um único momento que estamos realmente juntos para lutar pelo país. Pago é essa pôrra de mídia que controla o mundo, num fóde.

  2. Acabei de postar isso no face, eu mesma estou relutante, não comprei nada para enfeitar casa nem nada, estou conscientizando todo o mundo sobre isso ou aquilo referente a copa, mas hoje quando vi o clipe da copa onde relata pequenos momentos de tensão e que o patriotismo corre as veias confesso que me arrepiei lembrando copas passadas, onde a família se reúne para torcer e compartilhar abraços e tudo o que a copa traz….. fiquei constrangida da minha fragilidade que deve ser mudada através dos fatos que veem ocorrendo….difícil expressar, mas tudo o que foi relato em seu site condiz conosco….. sinto por ser assim.

    • Ninguém precisa sentir vergonha por gostar de futebol e querer a poiar a seleção na copa do mundo, a vergonha é ver tudo o que está acontecendo e fingir que não tem nada de errado, eu adoro futebol SIM e vou torcer muito pela seleção na copa do mundo SIM, e desafio alguém me dizer e me convencer de que estou errado por isso, eu acho que se as pessoas não quisessem a copa, estariam protestando desde o inicio…esse papo de não vai ter copa…pra mim não cola, a copa vai existir sim e eu espero que seja um sucesso, e que quando o evento acabar…que sejam cobrados o legado prometido e que sejam cobrados investimentos tão fortes quanto, nas áreas necessárias, saúde, educação, segurança e etc… e que em outubro, as pessoas mantenham o espírito e expressem ele nas urnas…agora, querer acabar com um evento..que ao meu ver é o mais “patriota” que o brasileiro faz…isso pra mim é palhaçada.

  3. Você comenta sobre grupos pagos para fazer manifestações. Grupos pagos por quem? Que informação é essa que você tem e ninguém mais tem? Qual seria a intenção de quem paga? O que eu vejo são grupos militontos de extrema esquerda, gente ligada a PSTU, PCO, PSOL e outros que só prosperam dentro de universidades principalmente em cursos de humanas. Muita camiseta vermelha combinada com tênis Nike. Acho que foram esses grupelhos que acabaram espantando o povo sem partido e sem ideologia “fechada” dos protestos espontâneos das ruas. Já os tais black blocs e outros arruaceiros me parecem apenas ser moçoilos de todas as classes, revoltados e metidos a valentes que aproveitam a brecha aberta pelos militontos para exercitar a simples depredação festiva. Mas se há gente pagando, vamos dar nomes aos bois oras!

    • em que mundo tu vives ooo Miranda! Tu tens duvida sobre os movimentos COMPRADOS!!! E perguntas, Por quem?? ora bolas, comprados por quem não esta no poder, alguns que viram nos movimentos de insatisfação uma boa hora pra “MUDANÇA”…….. Ha! inclusive tem muita gente paga só pra fazer este tipo de comentáriozinho que você fez….. na verdade parceiro acho que tu estas meio perdido no site do Otário (já que tens estas opiniões)

    • Bom vamos lá.A alguns anos atrás o PT estava envolvido nesse tipo de coisa(fazer baderna)e inclusive financia os SEM TETO,SEM TERRA,e outros sem da vida.Portanto esse que se diz partido nunca vai deixar de fazer este tipo de coisa,esta na ideologia deles junto com o PCDB,a ideia e implantar o comunismo no Brasil,sempre que algum evento acontece la estão eles a promover badernas com isso mostrar para o povo que o ideal e o comunismo e não a democracia,a final eram guerrilheiros(bandidos) que assaltavam,roubavam bancos,sequestravam matavam enfim todo tipo de atos elícitos e só ler a ficha criminal da Dilma lê a história dessa gente os políticos que estão pressos são de que partido.Vocês gostariam de ter uma estrela vermelha na camisa da SELEÇÃO BRASILEIRA ou na BANDEIRA NACIONAL.
      Na comissão da verdade só fala dos militares que reprimirão essa gente,mas não falam o que eles faziam,e outra os militares estavam cumprindo a lei da época e a constituição antes da atual.Acompanho a Canal do Otário mas não sou burro.

  4. Rapaz, que texto mais inoportuno. Hipocrisia mesmo é ter estado nas ruas em meados de 2013 para acabar às vésperas da Copa de 2014 neste tom. O problema não é e nunca foi a Copa. O evento não está sendo questionado com tanta ênfase como o modo como foi construído. O problema então não é a Copa, e sim o que se fez do evento. Um verdadeiro festival com o dinheiro público paralelo ao descaso e desmandos governamentais em prol de uma lista de demandas arbitrárias emitidas pela FIFA e acatada “colonialmente” pelo governo brasileiro. Demandas estas que inclusive ferem a constituição brasileira em alguns pontos.

    Pessoalmente, estou nas ruas por outro motivo. Minha categoria se encontra em greve no Rio de Janeiro e por razões mais do que justas. Me angustiar pela vinda ou não do hexacampeonato mundial pela seleção brasileira é algo que não vai ocorrer. Minha consciência cidadã não me permite este tipo de postura depois de tudo que tenho visto e vivido, sendo desrespeitado enquanto cidadão e funcionário público em minha própria cidade.

    Seria sim muito bonito ver as ruas pintadas, todas decoradas em verde e amarelo, como já presenciei em anos anteriores. Torcer pela seleção brasileira, juntar os amigos para assar uma carne e vibrar a cada lance perigoso. Isso é legal demais, sem dúvidas. O sentimento de #nãovaitercopa vem exatamente da maneira como este sentimento foi prostituído em corrupção copiosa em prol do capital privado e suas cooptações governamentais. Poderia ser diferente. Mas para isso, teríamos de ser um povo diferente. Talvez começar priorizando o que de fato seja prioridade ajude neste processo de amarudecimento popular.

  5. Nada de enfeite para a Copa aqui em casa (bandeira ou bandeirinhas), que se dane essa Copa!

  6. Quase me esbagacei nessa mureta ai, vim de madrugada, uma escuridão da p****, quando eu vi já tava em cima, ainda bem que não tinha carro na rua e deu pra desviar…

  7. Falando em hipocrisia, gostaria de fazer uma pergunta para esse pessoal que vai participar do #NãoVaiTerCopa (“movimentos” e “protestos” que recebem o nome de HashTag não são para serem levados a sério). Lá vai: Quando tiver jogo do Brasil (dias 12, 17 e 23), vcs vão trabalhar o expediente todo ou vão como todo mundo trabalhar meio expediente?

    • Eu vou ter feriados especiais e “enforcamentos” que somarão 12 dias seguidos em junho, emendando até mesmo o Corpus Christi – mesmo assim eu acho que, assim como em outros feriados católicos, a maioria das pessoas pode “protestar” fazendo outras coisas ou indo a outros lugares – eu quero fazer uma cirurgia opcional, por exemplo…

      • E outra : as lendárias “Jornadas de Junho” chegaram a ser chamadas de #vemprarua e #revoltadovinagre (…)

        • “lendárias “Jornadas de Junho””. Incrível como esse pessoal é marketeiro ao extremo. Para mim essas palhaçadas foram enormes micaretas fora de época em que o pessoal foi para a rua aproveitando o embalo, fazendo selfie e postando essas fotos no feicibuqui e no istragão.

          Não era só por 20 centavos, porém foi só isso que conseguiu. Aliás, minto. Também deixaram um rastro de destruição (mas era sem vandalismo), agrediram quem portava uma bandeira ou camiseta de partido ou então quem carregava um microfone ou uma câmera (mas era sem violência) e atrapalharam as vendas dos pequenos comerciantes que não tinham nada a ver com a história.

          E o que caralhos essa sua resposta teve a ver com o que eu disse, analfabeto funcional?

  8. Também não teremos enfeite, nem em casa, nem no comércio onde trabalho! Pessoalmente boicotarei todos os produtos que patrocinam a copa, também não assistiremos aos jogos!

    • Pessoal tenho uma sugestão bem interessante para o que eles poderiam fazer com os “badulaques” da copa caso fiquem encalhados nas lojas (sem ofensas aos empresários do setor festivo): reciclar ou deixar pra pró”ss”ima copa!!

      • ou melhor, ideal seria pintar com as cores das bandeiras dos outros times e revender aí sim talvez poderiam ter um retorno melhor com a copa!

  9. Acho que você está meio por fora dos noticiários. rs Não é uma informação que “só ele tem”. Muita gente já sabia disso; não precisa ser muito esperto para perceber que esses vândalos em protestos são pagos por partidos políticos para cometer atos de violência e vandalismo nos protestos. A informação foi apenas confirmada depois daquele caso do repórter da Band que foi morto por um rojão que o atingiu na cabeça. O rapaz acusado que foi preso confirmou que há partidos políticos pagando pessoas para se infiltrar nos protestos e cometer esses atos violentos e vandalismo. Ele chegou até a dizer que esses partidos políticos mandam vãs com quentinhas para distribuir para esses “protestantes contratados”; e que eles ganham cerca de 120 reais para participar de um protesto e cometer atos de violência e vandalismo. Você perguntou: “grupos pagos por quem?” Bem, como eu já disse: partidos políticos. Um dos partidos citados por esse garoto e outros envolvidos nesses atos foi o PSOL. Mas devem ter outros. Você também perguntou: “qual seria a intenção de quem paga?” A intenção é óbvia: causar caos e desordem para manchar a imagem da administração atual e jogar a população contra ela; e foram bem sucedidos nisso (pelo menos aqui no Rio), fazendo as pessoas ficarem contra o Eduardo Paes e o Sérgio Cabral após os protestos.

  10. Vandalismo pago é esse texto. Ora bolas.
    Que papinho sem noção!

  11. Esse é o papel que cumpre o verdadeiro desmonta-manifestação. “Participei mas agora é tudo pago. Não brinco mais”. A polícia que historicamente infiltra os vândalos sequer foi citada. Eita pelegada!

  12. Teremos um monstruoso legado ao final da copa. Uma dívida monstruosa, um roubo monstruoso, monstruosos estadios com manutenção monstruosa e receita aterradora. Se, só esse governo, mais corrupto da história da república e alguns poucos cidadãos de caráter duvidoso dizem que haverá legado(repetem essa palavra sem que saibamos na prática o que significa) é porque não havera “legado” nenhum.
    250 mil famílias retiradas à força de suas casa e da convivência dos amigos e vizinhos de longa data. Crianças dessas famílias sem poderem frequentar as escolas que frequentavam. Talvez para população este seja realmente um monstruoso legado. E não esquecer a monstruosa quantia vazada dos cofres públicos para alguns e a FIFA.

  13. P****! Teus links só são “jornalões” e da grande mídia: folha de são paulo, estado de são paulo, globo, o aglomerado uol; é mais do que evidente que as notícias vinculadas nesse meio é toda contra o governo ELEITO para o bem ou mal e caminhando ainda que vagarosamente para uma reforma –, que no passado iria ser feita por outro governo trabalhista, o do Jango –; vocês querem derrubar o governo federal provocando distúrbios nessa democracia atual que já dura vinte nove anos; Depois de tantos escândalos de corrupção, privataria no governo neo-liberal nos anos 1990, o incrível acesso à informação a partir da internet e o advento da transparência pública criada neste governo do PT, apesar de todos os problemas, o que se espera de uma campanha de negação, pura negação!!! Parecem que querem que o país se acabe; em outras épocas estava pior. A última notícia vinculada neste site de que é mais cômodo a partir de um valor fazer compras nos EEUU é o fim da cretinice; a Globo faz isso, é uma notícia que interessa aos donos de comunicação para manipular o desejo que cada um tem de ter mercadorias que se dizem melhores e mais baratas, porém esquecendo-se de que os ricos daqui não pagam os impostos sobre seu patrimônio como deveria ser devido, ah, é porque no Brasil os impostos incidem majoritariamente sobre à produção – são os impostos indiretos; resultado de tudo isso: vaias ao governo;

  14. Não vale apena dar ideia nesse pais. Sociedade é formada por aqueles que nela vivem.

  15. Infelizmente este site já está se tornando alvo da militância esquizofrênica. Criticou o governo, agora aguenta a milícia do pão com mortadela enchendo o saco.

  16. Ei otário , devido ao momento que nosso país está vivendo , eu sugiro você fazer um vídeo sobre a copa do mundo. Esclareceria muitas coisas para nós. E bombaria no youtube pq não temos noticias de qualidade em relação ao assunto.

  17. essa sim podem ser chada copa dos ricos. porque: dentro do nosso pais eu assalariado não posso assistir a um jogo,isto é envergonhoso.ainda depois de tudo issodurante aos jogos,pelo menos no meu estado;porquer: qualquer manifestação venha ocorrer, o governo tirará dos nossos bolsos ( dinheiros ) para ressacir a ( fifa ) como meio de reprezalía ao sistema. QUE GOVERNO É ESSE, BRASIL. SAMOS OU NÃO UM PAIS LIVRE E DEMOCLATÍCOS. JA TÁ NA HORA DE DAR-MOS UM BAIXA NISTO.MUDA BRASIL……..BORRA.

Assinantes do site tem descontos especiais na loja! Bronze (5%), Prata (10%), Ouro (20%) e VIP (30%)! Saiba mais, clique aqui - Dispensar