Por que o carro no Brasil é tão caro?

Share Button

Mais uma vez, o preço dos carros no Brasil será tema de discussão no Senado brasileiro.

- Oooooh que legaaaaal

Aliás, esta audiência será pública (para quem estiver em Brasília no dia 25/02 e quiser mais detalhes sobre horário e local, basta acessar aqui - e não se esqueçam de levar uma máscara do Canal do Otário, baixe aqui) ;-)

Leia também:

Por que o carro no Brasil é tão caro? (1)

A primeira audiência foi realizada em dezembro de 2012, na oportunidade, a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que acreditava ser possível reduzir os preços dos veículos para os consumidores. Na opinião da parlamentar, um dos caminhos seria a redução das margens de lucro das montadoras no país, as quais, de acordo com ela, seria de 10%, enquanto que nos Estados Unidos, por exemplo, gira em torno de 3%. (Agência Senado)

Ainda de acordo com a senadora, essa redução seria possível através da alteração da chamada Lei Ferrari (Lei 6.729/1979), que restringe a competição no setor (ver vídeo a seguir).

Mais de um ano se passou desde a primeira audiência e as coisas continuam do mesmo jeito. Aliás, a proposta (PLS 402/2012) com sugestões de alterações na Lei Ferrari, proposta pela senadora, foi rejeitada em 28/08/2013.

Por que o carro no Brasil é tão caro? (2)

Nesta segunda audiência pública sobre o tema, o Senado debaterá soluções para baixar os preços de carros novos no Brasil.

Será dada nova oportunidade para a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para participar do debate, uma vez que a entidade não enviou representante das montadoras para a audiência ocorrida em dezembro de 2012.

Dessa vez, foram convidados para falar o presidente da Anfavea, Luiz Moan; o secretário-geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, João Vicente da Silva Cayres; o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Tigre; o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Flávio Antônio Meneghetti; e a jornalista Ângela Crespo, do site Consumo em Pauta. (Agência Senado)

- Quero só ver se todos os convidados irão comparecer; e, caso compareçam, quais serão as desculpas que serão dadas para explicar porque um GOL 1.0 (fabricado no Brasil) custa mais caro que o mesmo carro exportado para a Argentina ou México! Ou ainda, porque um Toyota Corolla é vendido nos Estados Unidos por US$ 16,2 mil; na Argentina, sai por US$ 21,6 mil; e, já no mercado brasileiro, o Toyota Corolla custa US$ 28,6 mil!!!

Coincidências

Coincidentemente, a primeira audiência foi realizada cerca de 3 meses após a divulgação do vídeo do Canal do Otário que viralizou na internet, sobre os preços dos carros no Brasil (ver a seguir)

Neste vídeo, ficou demonstrado que não existe um único culpado para os altos preços dos veículos no país, mas sim, uma cadeia de culpados, composta basicamente por: altos impostos, lucros abusivos, além do consumidor brasileiro otário que continua comprando essas carroças a preços de ouro, como se isso fosse normal. #NumFodePorra

O mais surreal de tudo isso é que, mesmo considerando-se uma alíquota de imposto de 100%, lucro das montadoras de 100% e lucro das revendedoras de 100% sobre o custo de produção de um veículo, não justificariam os preços absurdos dos automóveis no Brasil.

Sugestão

- Prezados senadores que participarão desta segunda audiência pública sobre o tema, que tal utilizar o vídeo do Canal do Otário para agilizar o debate, hein? Não precisam ficar com vergonha não! Pois tenho certeza que isto economizará um bom tempo dos senhores, afinal, o vídeo tem apenas 5 minutos e vai direto ao ponto!

De nada ;-)

Bóra sugerir

O Senado postou em sua página do Facebook algumas formas para que as pessoas possam fazer sugestões sobre o tema, então, bóra sugerir pessoal ;-)

Otário Anonymous

banner_loja
Loja do Canal do Otário. Adquira Bonecos, Chaveiros, Camisetas e Adesivos, clique aqui ;-)

Fontes e links úteis

Fontes e links úteis

Alto preço dos carros feitos no Brasil será tema de novo debate na CAE
http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/02/21/alto-preco-dos-carros-feitos-no-brasil-sera-tema-de-novo-debate-na-cae

Sem presença da Anfavea, críticas aos preços dos carros no país dominam debate na CAE
http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/2012/12/05/sem-presenca-da-anfavea-criticas-aos-precos-dos-carros-no-pais-dominam-debate-na-cae

Redução dos preços de veículos é possível, diz Ana Amélia
http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/12/05/reducao-dos-precos-de-veiculos-e-possivel-diz-ana-amelia

Lei Ferrari - LEI No 6.729, DE 28 DE NOVEMBRO DE 1979.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6729.htm

PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 402 de 2012
http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=108634

banner_doe_550
Ajude a manter o Canal do Otário, basta fazer uma doação de qualquer valor, clique aqui

49 comentários

  1. Genial!! vamos esperar pra ver, mas não vai dar em nada… Um país onde o carro tem mais valor que uma universidade, não espero nada. E quando digo valor, quero dizer “conquista” o cara é mais feliz por ter o carro do que ter um diploma.
    Sinceramente acredito que se um dia os preços caírem o transito para!

    • Falou tudo meu amigo realmente. No brasil a vida acadêmica é um lixo diferente dos EUA que tem as universidades mais top do mundo. Por isso dificilmente no Brasil vamos ter pessoas como os criadores do facebook, google, apple, microsoft, intell etc etc etc…..

      • Alguém cansado de ler m3rda que os outros escrevem

        Mais ou menos Felipe.

        A vida acadêmica é igual, a qualidade do ensino e principalmente o objetivo do ensino é que são diferentes, porém, não significa que lá estejam as melhores universidades do mundo – Basta lembrar que no Brasil existem instituições muito prestigiadas como IME, CTA, ITA mas não dá para fazer muita coisa sem dinheiro e ainda mais com o POBRE apoio brasileiro a pesquisa e tecnologia.

        Quanto ao que falou sobre criadores do Facebook e demais empresas. Basta lembrar que um dos criadores do Facebook é brasileiro. Temos vários brasileiros atuando em empresas importantes e ainda, donos de startups que são compradas ainda no início por empresas americanas.

        Nos EUA os alunos são instruídos de maneira que possam empreender. Algo muito diferente do que ocorre no Brasil, onde a instrução é deficiente em grande parte da instituições de ensino.

        Qual a diferença? Foco e qualidade, também um suporte ao empreendedorismo que é pífio em nosso país.

        Antes de falar alguma coisa, pesquise e se informe, assim você não se torna um ignorante que apenas fica reverberando o que ouviu.

        • Com vc’s… O dono de toda sabedoria do mundo! Parabéns Covarde que não tem coragem de colocar o nome! Cada um é livre para tirar suas próprias conclusões seu ignorante!

  2. Otário, além do carro ser extremamente caro… as montadoras nos tratam como otários, ignorando nossos direitos como consumidores.

    Estou processando a GM e a concessionária Chevel Veículos justamente por desrespeito ao CDC.

  3. Tá cheio de carro usado importado bom e completo mais barato que carro zero sem nada!
    Não duvido nada se daqui a pouco, os nacionais começarem a sair de fábrica sem o banco de passageiro, será um item opcional!

    • Alguém cansado de ler m3rda que os outros escrevem

      Leonardo, colocação perfeita.

      Com o mesmo preço de um Gol você compra um Audi A3 por exemplo, sem citar outros gritantes.
      Pelo preço do novo Fiesta você compra um Azera. Então por que as pessoas não fazem isto com frequência? Simples, peças de reposição.

      Quando uma empresa como por exemplo a Caô….a deixa de importar um determinado Modelo, ela simplesmente para de oferecer o aceso a peças de reposição, por uma razão simples, estoque de peças = custo. Logo quando você compra um importado seja de qual marca for você passa a cair neste problemas.

      Então você pensa: Simples, vou importar.
      Então eu te respondo: Com os impostos extorsivos cobrados pela alfândega(60% a partir de US$50), você pode importar. Mas, ainda vai ter que instalar a peça comprada e a mãode obra em concessionária ou mecânico é uma facada.

      Abc.

    • Os mais caros e os mais toscos!!! Se os carros que são vendidos aqui fossem exportados para seus paises de origem, fechariam as fabricas. Vendem lixo a preço de ouro.

  4. Penso que deve ser debatido o assunto, mas temos um sério problema de mobilidade, tanto em Porto Alegre como em outras cidades, já tem muito carro na rua. Deveria ser trabalhado é um plano verdadeiro de mobilidade urbana.

    • Alguém cansado de ler m3rda que os outros escrevem

      Ótimo Giovani, mas estes FDP em todas as esferas governamentais não se preocupam com isto.
      Com uma frota de carros oficiais a disposição, você acha que eles se preocupariam?

      Mobilidade urbana para um político é trabalhar 3 vezes por semana(usando carro oficial), entrando as 11 e saindo as 15h com 1h30 de almoço..rs

  5. Vídeo do Canal do Otário no debate sobre a redução de preço dos automóveis no Brasil. Eu apoio!

  6. Infelizmente a única coisa que eu vejo que o governo pode fazer é não atrapalhar…

    Por exemplo: O que mais encarece o carro no Brasil (e eu sei disso por que já trabalhei no staff em uma montadora) é o maldito PROTECIONISMO da indústria pseudo-nacional.

    Baixem os impostos de importação de veículos, dê poder ao consumidor para escolha, e verá o preço despencar… Quem regula o mercado é quem paga por ele.

    E não me venham com mimimi desgraçado de que vai gerar desemprego, que não, não vai, isso é uma falácia retardada, prova disso são as montadoras que aqui estão que mesmo com incentivo de redução do IPI, aumento dos impostos de importação dos asiáticos, mesmo assim demitiram milhares de funcionários!

    O preço vai continuar alto enquanto continuarmos adulando esses putos!

    • Alguém cansado de ler m3rda que os outros escrevem

      Isto aí falcone!

      Mas tem muito interesse por trás disto, você imagiina o tamanho do Lobby($) que stas empresas devem fazer durante o ano eleitoral para conseguir incentivos certo?rs

      Abc.

  7. Absolutamente nada vai mudar porque o governo não vai querer abrir mão dos impostos arrecadados e não possue autoridade para impôr qual preço as concessionárias e montadoras devem fazer.

    Acho que deveriam , em vez disso, retirar as isenções fiscais e financiamentos a juros baixíssimos às custas da população porque – com fábricas cada vez mais automatizadas – nem empregos estão gerando mais como era antes.

  8. O problema é que tudo aqui acaba em mais “regulação” do mercado, que é coisa de idiota. Tem que liberar o mercado cada vez mais, mas quem está no poder não está nem aí. Só mais controle, controle e controle e a população cada vez mais se ferrando.

    O primeiro passo é a merda do PT sair do poder. Aí vai precisar desfazer todo o aparelhamento que o PT fez de todas as instituições públicas, um estrago de 12 anos pelo menos… Vai saber quanto tempo vai levar, mas se pressionarmos essa merda de governo quem sabe alguma coisa decente sai.

  9. Eu acho “Tá Barato” uma das melhores análises feita pelo canal do otário. Tomara que no futuro tenha uma apresentação similar do caso do PS4 no Brasil.
    Parabéns!!

  10. Os meus 2 últimos carros foram semi-novos de categoria superior. Deixei de comprar popular de R$ 45.000,00 e passei a comprar seminovo com câmbio automático, abs, bancos em couro,

    • Exato, concordo totalmente com vc, eu “quase” comprei um onix novo por 35 mil, me indicaram a comprar algum carro usado da honda ou da toyota, escolhi um honda fit 2008 EX (a versão top), comparando:

      Onix 1.0 por 35 mil: Direção hidráulica, freio abs, airbags frontais, ar quente, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas.

      Honda Fit 1.5 16v “automático” por 29 mil: Direção “elétrica”, freios abs, air bags frontais, vidros elétricos nas 4 portas, travas elétricas, “ar condicionado”, sem falar que o câmbio é automático e o motor responde muito rápido, afinal é 1.5 16v contra 1.0 8v, não dá nem graça… Manutenção barata pois troquei o óleo do motor e do câmbio, tudo não chegou nem a 300,00 reais, o que pra mim está de bom tamanho.

      Estou super feliz e satisfeito com meu honda fit, antes eu saí procurando e pesquisando muito, e quando achei um, o meu mecânico de confiança aprovou o carro e me autorizou a fechar a compra…

  11. Eu compreendo e concordo que as margens de lucro das montadoras e das concessionárias são abusivas, mas o que não acho razoável é o governo querer isentar-se da culpa lançando mão desse estratagema de transferir toda a culpa para eles. A carga tributária sobre veículos é exagerada, e não somente os impostos e taxas embutidos no preço de venda, mas também (ou principalmente, visto que manter um carro é tão difícil quanto comprá-lo) aos associados à posse e uso do veículo. Se o governo quisesse demonstrar uma atitude coerente e sensata, deveria começar controlando essa sanha arrecadatória, nem que fosse como uma demonstração de boa vontade, e depois disso, teria autoridade moral para chamar os fabricantes às falas e cobrar deles a redução dos abusos nas margens de lucro.

  12. A Anfavea é um cartel, essas montadoras combinam preços pra maximizarem os seus lucros.

  13. claudio da silva pereira

    Não há interesse do governo em baixar o valor dos carros no Brasil pois o mesmo fatura muito em impostos,nunca irão querer acabar com a farra do dinheiro público em Brasilia.O brasileiro que se rale.

  14. Tem de baixar o preço do arroz, do feijão, do café, do pão. F***-se o carro, quem puder pagar que pague o preço. O brasileiro quer ter “status”, andar de carro zero prá causar inveja no vizinho. Mesquinharia do c******! Tanta coisa mais importante prá se preocupar, o trânsito já é um caos e querem que carro custe preço de banana prá foder ainda mais.

  15. Os mais caros e os mais toscos!!! Se os carros que são vendidos aqui fossem exportados para seus paises de origem, fechariam as fabricas. Vendem lixo a preço de ouro. Alias, qualquer produto de multinacional que fabrica aqui no Brasil é assim.

  16. Cara faz também sobre as motocicletas.

  17. Esse vídeo do Gol 1.0 já está desatualizado. Os carros já estão muito mais caros!

  18. culpa de tudo é povo brasileiro que vai nessa onde de carro lixo
    deixa de comer para comprar uma porcaria dessa acordo brasil

  19. Faça outro vídeo … sucesso

  20. Tudo bem, querem debater isso pela “Onésima” vez. Mas é irrelevante debater esse assunto sendo que o que mais falta no povo é CIDADANIA e RESPEITO ÁS LEIS, e LEIS MAIS RÍGIDAS NO TRÂNSITO! Vamos encher ainda mais essas ruas esburacadas, mal sinalizadas e saturadas com mais carros/carroças/carcaças porquê? Eles deviam pensar em formas de reduzir os custos e aumentar a qualidade do transporte público, debaterem sobre investimentos nesse setor. Os únicos que ganham com isso de fato são (1) o governo com os impostos, taxas e tarifas e (2) as montadoras estrangeiras, que pouco fazem para investir em itens como segurança, preservação do meio ambiente, sustentabilidade e qualidade. Além do mais, tantas reuniões furadas já foram feitas que perde o sentido: o governo já pediu que as indústrias se adequem para que os carros sejam menos poluentes, econômicos e que seus componentes sejam produzidos aqui, diminuindo assim os custos de fabricação. No que resultou? Culpa de tudo isso é do povo que acha isso importante. Dê seu voto para mudarem o foco dessa discussão!

  21. Pensamos!!! “Eu Governo” arrecado quanto ao venderem 1 carro? Arrecado quanto no IPVA(calculado sobre valor de compra ou da tabela dependendo do estado). Arrecado quanto ao venderem peças novas?(estradas ruins a toa?) Arrecado quanto na mão de obra mecânica? Arrecado quanto na venda do combustível? etc etc etc…. TA BOM QUE VOU ABRIR MÃO DE ALGO NESSA TERRA DE GENTE QUE NÃO SABE O QUE É BRIGAR POR DIREITOS!!!!!!

  22. Seria Ótimo se Desce resultado real carro popular começando por 10, 15 mil reais…seria fascinante…MAS como sendo o senado, duvido muito.

  23. Volkswagem é o carros wolkasvagem é das AUTO.

  24. fdp escrevi errado

  25. canal show

  26. Ainda bem que existi gente contra o sistema desse país show de bola esse site.

  27. Resposta dada de um executivo da GM a um reporter, quando questionado o porquê do carro no Brasil ser tão caro.
    “Simples…porque o Brasileiro paga!”

  28. “simplesmente …….pq o brasileiro paga

  29. paga caro pra depois, “orgulhoso”, exibir aos outros q pode e, tem $$ pra pagar.. ai ai :facepalm:

  30. Brasileiro é a pior raça. Tem uma rola no cu e ainda exibe o rabo arrombado para a sociedade achando que está arrasando

  31. O brasileiro paga, achando que está fazendo o melhor negócio da vida! É um BURRO! Ignorante e Imbecil! No meu prédio tem um idiota que comprou um Mercedes, a preço de apartamento, e está se achando! Na minha visão é um pobre coitado, idiota e sem noção! São essas merdas que temos nesse país LIXO! O FPD do presidente da ANFAVEA diz que os preços são baixos!!! A Dilma FDP nada faz também!!! É um absurdo! PAREM de comprar carros por 1 ano, e vocês verão a revolução!

  32. Para acabar com esse safadeza das montadora é simples, os brasileiros tem que ter vergonha na cara e não compra carros novos. se nos conseguimos reduzir uns 40 % lucro das montadora, eu quero ver que o carro não fica mais barato. Nos consumidores que temos que editar as regras e não um bando de fdp ambicioso. Vamos aderir a não comprar carros novos. A internet é uma ferramenta poderosa vamos divulgar isso em massa que nos conseguimos mudar essa putaria que faz com povo brasileiro. NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO COMPRE CARROS NOVOS.

  33. Todo esse lucro vai para fora do pais?Estamos entregando tudo pra eles,eu pensei em comprar um carro zero esse ano mais depois dessa prefiro ficar com meu carro velho, não quero mais uma vez dar dinheiro para esses empresarios que nossos politicos adoram todos sabem o porque, desisto de comprar, tudo é mais caro aqui temos que trabalhar o dobro, talvez seria melhor ir para outro Pais onde temos a possibilidade de crescer e investir todo esse dinheiro que é jogado fora em nosso futuro só de pensar que não consegui pagar minha faculdade talvez seja isso.

  34. ADAM DIAS DOS SANTOS

    O f*** é que o Brasil usa uma das melhores artes manhas da área de vendas, eles geram a necessidade pra pessoas adquirir o produto, ou seja, eles fazem o transporte público ser um lixo o que incentiva as pessoas a comprar esses carros por um preço absurdo. CANAL DO OTÁRIO FALA TUDO! (PAÍS DESENVOLVIDO NÃO É ONDE POBRE COMPRA CARRO, E SIM ONDE RICO ANDA DE TRANSPORTE PÚBLICO).

  35. O Brasileiro é o maior culpado, pois paga por isso. Em uma entrevista um diretor da HONDA disse que o CIVIC poderia ser vendido por 60 mil, mas estava por 75 mil e tinha fila de espera. Vou baixar por que?

  36. Saiu minha carta de crédito, mas não vou comprar carro zero. O vendedor me falou para comprar nacional, mas como, se a carroça nacional está mais cara que os importados que tem tudo? Pior que o carro brasileiro vem peladaço, cheio de plástico que não dura nada. Depois falam mal dos chineses.

  37. OTÁRIO quem compra carro básico, 1.0, e paga absurdo no novo, e se financiar um semi novo entao, vai pagar 2, por que nesse país de banqueiros que pagam 0,5% ao mes em média na sua aplicação mas cobram até 12% (caso de algumas financiadoras). Alguem conhece algum agiota por ai que cobra 5%?. Tá dificil viver nesse país nessa ilusão chamada ‘democracia’….

  38. Por isso que meu carro é um chrysler stratus 97 nao pago ipva e tenho um importado de luxo q peguei por 3 mil mas pra por em ordem e do jeito q eu quero incluindo trocar o motor 2.5 v6 por um motor 3.8 v6 vai ficar tudo ums 12 mil compro peças no ferro velho e no paraguay e meu segundo carro sera um dodge charger pursuit 2012 ex vuatura da Pensilvânia vou importar prlo paraguai e rodar com placa de la vai custar no maximo 50 – 60 mil e aproveito e monto negocio de cambio e contrabando pau no cu do governo
    Prefiro pagar imposto pro governo paraguaio do que pro brasileiro. E carro novo? Jamais o legal é carro mechido vc aprende mais e n tem medo de garantia… seguro? O melhor seguro é por um rastreador no carro que emite um aviso cado o sinal seha bloqueado e trave o funcionamento do veículo e uma arma e um explosivo na última hipótese eu morro mas levo o infeliz junto e outra carros antigos ou carros q quase ninguem tem menos interesse de roubo e seguro é um roubo legalizado com o preço que vc paga vc compra outro carro.. e combustível? O negócio é adulterar o tanque qd viajar e sempre estocar uma boa quantia de nafta a gasolina verdadeira dos nossos visinhos… nao esse lixo batizado… o brazil é uma piada…

  39. vcs são simplesmente fodas, parabéns por alerta o povo brasileiro do quanto estamos sendo roubados.

  40. Wallasce Horacio da Silva

    O jeito é devolver o Brasil pros índios e depois, pedir desculpas…