Os Irmãos Metralha da CBF

Share Button

Marco Polo Del Nero chamou José Maria Marin de “irmão” durante sabatina com deputados. Só se forem os irmãos metralhas. O atual presidente da CBF e o vice trocaram de cadeira um dia desses. Antes, um era o presidente e o outro, o vice, depois as coisas se inverteram. O que não mudou nunca foi a fama da CBF de ser um balcão de negócios a serviço de uma casta de picaretas que se apossou da entidade responsável por organizar o futebol brasileiro.

Por 24 anos, a FIFA serviu aos interesses de João Havelange. Até hoje ele é considerado presidente honorário da entidade que manda no futebol. O mesmo Havelange que, sem demonstrar muita honra, renunciou a um cargo no Comitê Olímpico Internacional para não ser expulso por corrupção, em 2011.

O genro de Havelange foi contemplado com a presidência da CBF ainda na década de 90. A gestão temerária de Ricardo Teixeira durou 23 longos anos. Só entre 2009 e 2012, ele movimentou R$ 464,5 milhões. Toda essa grana é suspeita. Em apenas uma negociata ilícita, ele e um comparsa teriam embolsado R$ 45 milhões.  E isso é só um de tantos esquemas sujos ligados a Teixeira que estão sendo descobertos pela Policia Federal.

No livro “Um jogo cada dia mais sujo”, o jornalista escocês Andrew Jennings traça as relações entre CBF, FIFA e esquemas ilegais. Os compara à máfia siciliana. O experiente repórter da BBC liga João Havelange ao famoso bicheiro Castor de Andrade. E remonta uma série de favores que uma prestava ao outro.

O prefácio do livro da uma dimensão da bomba escrita ali: “Agora que este livro está concluído, vamos aguardar para ver se o FBI vai indiciar os principais membros da família FIFA-Blatter”. O suíço especialista em marketing, Joseph Baltter, é o atual presidente da entidade máxima do futebol, mais um pau mandado do poderoso-chefão João Havelange, seu mentor e criador.

Sim, para alegria de Andrew, a polícia dos Estados Unidos passou a indiciar os sucessores de João Havelange e Teixeira, mas ainda está a caminho dos dois chefões da turma que dominou o futebol. O primeiro a parar atrás das grades foi José Maria Marin. Ele foi presidente e vice-presidente da CBF.  Só chegou a esse cargo porque joga no time do Teixeira. Assim como Marco Polo Del Nero, atual presidente e vice até pouco tempo atrás.

Como na famosa história dos ratos que abandonam o barco antes dele afundar, Del Nero virou a casaca e passou e se distanciar das ações de Marin que está encarcerado em uma cela de Zurique, na Suíça, por ter assinado contratos fraudulentos com empresas de marketing esportivo.  Del Nero paga de santinho e se vale da tática do “eu não sabia”. Mas no papel de vice do Marin, era ele quem se encarregava de negociar a maioria dos contratos, só não os assinava, segundo emails obtidos por jornalistas do Estadão. Nero “era o homem forte da CBF”, diziam empresários e agentes.

Em uma comissão da Câmara dos Deputados, Del Nero chegou a citar “as criancinhas do nosso país” para falar da importância do futebol na inserção social dos excluídos. Fez cara de bobo quando perguntaram se conhecia os contratos assinados por Marin. Tirou o corpo fora, mas o chamou de “irmão”. Depois saiu da Câmara dos Deputados em disparada para escapar de jornalistas. Prometeu que jamais vai renunciar à CBF. Se sair de lá, vai ser igual em Brasília, pela porta dos fundos. Veja no vídeo:

Veja também um vídeo intitulado Anti Fifa sobre o caos na Copa do Mundo e corrupção na futebol.

Escrito por Guga Noblat

Referências

Fontes e links úteis

Fontes e links úteis

Como Havelange inventou Blatter
http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2015/06/luiz-zini-pires-como-havelange-inventou-blatter-4776259.html 

Ricardo Teixeira movimentou quase 500 milhões de reais em 4 anos
http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,ricardo-teixeira-movimentou-r-464-milhoes-em-4-anos,1698440

Del Nero era o homem forte da CBF
http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,del-nero-era-o-homem-forte-da-cbf-dizem-agentes,1701795

Andrew Jennings: Brasileiros, cadê vocês? Forcem a CBF abrir o orçamento!
http://jornalggn.com.br/noticia/andrew-jennings-brasileiros-cade-voces-forcem-a-cbf-abrir-o-orcamento

Um jogo sujo: para entender a Fifa e o futebol, é preciso ler o novo livro de Andrew Jennings
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/um-jogo-sujo-para-entender-a-fifa-e-o-futebol-e-preciso-ler-o-novo-livro-de-andrew-jennings/

[/toggle]

AVISO AOS 'J'ÊNIOS DE PLANTÃO
As opiniões expressas pelos autores e leitores são de inteira responsabilidade dos mesmos e não refletem, necessariamente, a opinião do Canal do Otário.

Sobre Guga Noblat

Achincalhando deputados e senadores que avacalham com o Brasil. Em busca dos analfabetos políticos em nome do jornalismo independente e gonzo. Ex-repórter do CQC que agora toca o Analfabeto Político, no youtube.

Assinantes do site tem descontos especiais na loja! Bronze (5%), Prata (10%), Ouro (20%) e VIP (30%)! Saiba mais, clique aqui - Dispensar