Nióbio (alguns comentários)

Share Button

Fantasia ou Realidade?

Muitas coisas tem sido faladas sobre o Nióbio, especialmente em posts no Facebook e vídeos no Youtube, porém, a grande maioria das informações, não passam de especulações ou teorias da conspiração sem qualquer fundamento.

O vlogueiro Pirulla fez 2 vídeos excelentes abordando este assunto (vale a pena conferi-los a seguir), onde ele esclarece vários mitos a cerca do Nióbio (as imitações apresentadas nos vídeos também ficaram muito legais rsrs)

Este é o primeiro vídeo:

E este é o segundo vídeo... onde ele esclarece mais alguns pontos e rebate algumas críticas que recebeu no primeiro.

Existe também um blog que, desde 2011, já alertava sobre falsas notícias divulgadas a respeito do Nióbio. (Verdades e Mentiras sobre o Nióbio, para visitar a página, clique aqui)

Resumo

Muita gente me mandou emails e mensagens através do Facebook, Twitter e Youtube para que eu fizesse algum vídeo ou comentário no site sobre este assunto, então, resolvi fazer este Post, onde tentarei resumir os principais tópicos (verdades e mitos) envolvendo o Nióbio.

O que é o Nióbio?

O Nióbio (Nb) é o elemento de número atômico 41 na tabela periódica, classificado como metal de transição. (mais informações clique aqui)

A Importância do Nióbio

O Nióbio é um elemento de extrema importância e utilizado em aplicações na construção civil, na indústria mecânica, aeroespacial, naval, automobilística, medicina, dentre outros setores (inclusive na produção de super-condutores).

98% do Nióbio é produzido no Brasil

- O Brasil é o maior produtor de Nióbio no mundo, seguido bem de longe pelo Canadá, que produz apenas 1,5%.

Nióbio é controlado por extrangeiros - FALSO

- o Nióbio é controlado principalmente pela Família Moreira Salles (atualmente, a família mais rica do Brasil - clique aqui para mais detalhes), através da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração - CBMM, com sede em Araxá-MG.

- Nos últimos anos, empresas japonesas, chinesas e sul-coreanas, adquiriam quase 30% na participação da empresa (mais detalhes aqui). Não há nada de errado nisto, empresas brasileiras também possuem participações em empresas estrangeiras (como a Gerdau, que possui participações em siderúrgicas americanas - mais detalhes aqui), geralmente isto acontece para que a empresa adquira vantagens comerciais e tributárias, ou ainda, para contornar barreiras protecionistas imposta por governos.

Inglaterra dita o preço do Nióbio - FALSO

- Quem dita o preço do Nióbio é a própria CBMM, que é o maior produtor de Nióbio do Mundo. Estes preços servem inclusive de referência para as firmas concorrentes, como a Anglo American Brasil e a canadense Cambior.

A CBMM é uma empresa nacional (com participação estrangeira) que extrai, processa, fabrica e comercializa produtos à base de Nióbio.

- O preço do Nióbio está diretamente relacionado ao comportamento da demanda mundial pelo metal, que é restrita e cíclica, associada principalmente à realização de grandes projetos que utilizam aços fortalecidos pelo Nióbio como: gasodutos, refinarias, plataformas de exploração de petróleo, etc.

Preço do Nióbio é pouco valorizado - FALSO

- Nos últimos anos (especialmente após 2006), devido ao grande investimento em infraestrutura feito pelo governo Chinês, a China tornou-se o maior importador da liga ferronióbio brasileira, ultrapassando os EUA e os países europeus, o que impulsionou o preço do Nióbio de forma considerável (ver tabela a seguir)

Precos Niobio
(Fontes: MME/paginas 21 e 28 e DNPM/página 2)

Nióbio não possui substitutos - FALSO

- Titânio, Vanádio e Molibdênio são elementos utilizados para produzir em ligas características semelhantes ao Nióbio. Portanto, substituindo-o em diversas aplicações (para mais informações, clique aqui: páginas 130 e 140).

- A vantagem do Nióbio em relação aos seus substitutos é que ele possui maior resistência; A desvantagem é que o Nióbio é mais caro.

- O gráfico a seguir, mostra uma comparação percentual entre o preço do Nióbio e seus substitutos (no período entre 2008 e 2011)

Untitled
(Fonte: Iamgold/página 7)

- como pode ser observado, este é um dos motivos que faz com que o preço do Nióbio não seja mais elevado do que ele é atualmente, já que o Vanádio e o Molibdênio são cerca de 50% a 60% (respectivamente) mais baratos que o Nióbio.

Contrabando de Nióbio nas fronteiras utilizando indígenas - FALSO

- A extração do Nióbio não é feita como a extração do ouro, é necessário uma complexa gama de equipamentos e processos químicos para que o Nióbio seja extraído de forma a possuir algum valor comercial. Tornando inviável um processo artesanal (para mais detalhes, clique aqui: página 3)

Sonegação de impostos e sub-faturamento - POSSÍVEL

- Isto é muito complicado de se verificar ou comprovar, porém, é possível que o Nióbio, vendido pela CBMM para o exterior, tenha o valor da tonelada subfaturado. Ou seja, depois que o Nióbio deixa o Brasil, as subsidiárias nos três continentes: Europa (CBMM Europe BV-Amsterdam), Ásia (CBMM Asia Pte - Cingapura) e na América do Norte (Reference Metals Company Inc.-Pittsburgh), revendam o minério para o resto do mundo com valor maior do que o estipulado no Brasil, lesando os cofres do Governo Federal e do Estado de Minas Gerais, que tem participação nos lucros da mineradora.

- Seria necessário uma investigação do Ministério Público sobre isto (aliás, parece eles já estão de olho, para mais informações clique aqui)

- porém, um ponto desfavorável a esta teoria, é que seria economicamente inviável que os seus concorrentes conseguissem manter a venda do minério a preços tão "baixos" como os praticados pela CBMM, mas eles conseguem ;o)

Não existem impostos cobrados sobre a extração do Nióbio - FALSO

Impostos e royalties são cobrados na exploração mineral de todas as riquezas do subsolo brasileiro (para mais detalhes, clique aqui)

Nióbio é estratégico para os Estados Unidos

Em documentos divulgados pelo Wikileaks (em 2010), foi mostrado que o Nióbio, era (e é) considerado um dos itens vitais para a segurança norte americana. Mas é importante ressaltar que, basicamente, tudo no mundo é estratégico para os Estados Unidos ou China, afinal, estes países são grandes consumidores de matéria prima de um modo geral ;o) (para mais informações, clique aqui: pagina 83)

CPI dos Correios - FALSO – a não ser que alguém me mostre uma fonte confiável sobre isto

Em 2006, na CPMI dos Correios, o publicitário Marcos Valério, operador do mensalão, teria feito uma ironia com a “caixa-preta” do Nióbio. Ele teria declarado que o contrabando de Nióbio é que sustentava os partidos políticos. A frase: "o grosso do dinheiro vem do contrabando do Nióbio", atribuída ao Valério é forte, mas não achei nenhuma referência confiável no Google e, sinceramente, duvido que ele tenha sido tão direto assim. A única citação confiável a respeito disto está no Volume II do Relatório Final dos Trabalhos da CPMI dos Correios, pag. 551 (veja aqui), mesmo assim, nada é falado sobre financiamento de partidos políticos através do Nióbio. Caso alguém tenha outras informações confiáveis, pode me mandar ;-)

O Nióbio é a solução para o fim da fome e da miséria no Brasil - FALSO

- Apesar dos impostos e royalties pagos sobre a extração e exploração do Nióbio para o governo, os maiores beneficiados com a extração do minério são a família Moreira Salles e muito provavelmente um seleto grupo de políticos.

Nióbio é mais valioso que Ouro - FALSO

- 1 kg da liga de ferronióbio (Fe-Nb) custa cerca de $40 (dólares).
- 1 kg de ouro custa aproximadamente $43.000 (dólares).

Gold Chart

- mas, vale ressaltar que são necessários pequenas quantidades de Fe-Nb para obter resultados siginicativos no aumento de resistência e produção de materiais mais leves. Com apenas 400g por tonelada de aço, o Nióbio confere ao produto características de resistência mecânica, tenacidade e soldabilidade.

- Por exemplo: $9 (dólares) de Nióbio por carro leva a uma redução de cerca de 100 kg no peso do veículo, trazendo redução no consumo de combustível de aproximadamente 1 litro a cada 200 km (para mais detalhes, clique aqui: página 4)

- O Nióbio “cru” não possui valor comercial significativo... é necessário criar uma liga de ferronióbio ou Óxido de Nióbio para que seja agregado valor comercial ao produto (e isto é realizado por grandes siderúrgicas).

Brasil, eterno exportador de matéria prima

- Não será aumentando impostos, royalties ou mesmo o valor do Nióbio ou de outros minérios, que fará com que o Brasil pare de perder suas riquezas naturais para outros países. A verdadeira agregação de valor está na produção de tecnologias que transformem a matéria prima brasileira em riqueza para o país!

- Ao longo de toda a sua história, o Brasil sempre foi um grande fornecedor de matéria prima (ou commodities) e grande consumidor de produtos manufaturados... e esta triste realidade persiste...

- Portanto, não é apenas o Nióbio que poderia trazer riquezas para o país, mas sim, todas as commodities que o Brasil exporta para depois importá-los sob a forma de produtos industrializados (o vídeo a seguir, feito pelo vlogueiro Dâniel Fraga, trata um pouco sobre este assunto, confira)

Espero ter ajudado a esclarecer alguns pontos e contribuído para reduzir a propagação de informação sem fundamento.

Um grande abraço a todos,

Otário A. Anonymous

Doacao2

120 comentários

  1. Melhor análise que já encontrei.
    Parabéns!

  2. Melhor análise que já encontrei.
    Parabéns!

  3. Melhor análise que já encontrei.
    Parabéns!

  4. Como sempre, esclarecendo tudo. vlw otario (Y)

  5. Como sempre, esclarecendo tudo. vlw otario (Y)

  6. Como sempre, esclarecendo tudo. vlw otario (Y)

  7. Como sempre, esclarecendo tudo. vlw otario (Y)

  8. Como sempre, esclarecendo tudo. vlw otario (Y)

  9. Como sempre, esclarecendo tudo. vlw otario (Y)

  10. ótimo post. Alias, perfeito. Eu trabalho diversos temas disso em minhas aulas (Geografia) e estávamos atrás desse conteúdo devido a vários questionamentos sobre economia de exportação.

    Obrigado pelo post.

  11. ótimo post. Alias, perfeito. Eu trabalho diversos temas disso em minhas aulas (Geografia) e estávamos atrás desse conteúdo devido a vários questionamentos sobre economia de exportação.

    Obrigado pelo post.

  12. ótimo post. Alias, perfeito. Eu trabalho diversos temas disso em minhas aulas (Geografia) e estávamos atrás desse conteúdo devido a vários questionamentos sobre economia de exportação.

    Obrigado pelo post.

  13. ótimo post. Alias, perfeito. Eu trabalho diversos temas disso em minhas aulas (Geografia) e estávamos atrás desse conteúdo devido a vários questionamentos sobre economia de exportação.

    Obrigado pelo post.

  14. ótimo post. Alias, perfeito. Eu trabalho diversos temas disso em minhas aulas (Geografia) e estávamos atrás desse conteúdo devido a vários questionamentos sobre economia de exportação.

    Obrigado pelo post.

  15. ficou bem técnica a explicação, informando onde o niobio é eficaz nas ligas de materiais e que pode ter substitutos e a aplicação desse metal.

  16. O Otário menos otário que conheço ;)
    Muito bom!!
    Investigar essa família Moreira Salles
    é uma ideia!

  17. excelente otário, muito obrigado pelo post

  18. excelente otário, muito obrigado pelo post

  19. excelente otário, muito obrigado pelo post

  20. Muito esclarecedor Otario !
    muito bom!
    Família Moreira Salles fdp! monopolistas! me lembrei da familia Rockefeller onde controlavam quase toda a venda de petróleo dos EUA.
    Aproveitem muito bem a grana farta ate o fim das suas vidas seus nojentos

  21. exelente , parabéns pelos esclarecimentos !!!

  22. Infelismente o brasileiro adora uma lenda hurbana e detesta pesquisar sobre qualquer assunto… Ótimo esclarecimento.

  23. Élton Barbosa Lima

    Muito bom Otário, esclarecedor… agora a pergunta que fica é: Se o Niobio é um produto de extração natural BRASILEIRA, porque está nas mão de uma familia ou politico. Não deveria ser administrado pelo Gov. Federal, assim como o Petróleo?

    "O Nióbio é a solução para o fim da fome e da miséria no Brasil – FALSO

    – Apesar dos impostos e royalties pagos sobre a extração e exploração do Nióbio para o governo, os maiores beneficiados com a extração do minério são a família Moreira Salles e muito provavelmente um seleto grupo de políticos."

  24. Muito bom Otário, esclarecedor… agora a pergunta que fica é: Se o Niobio é um produto de extração natural BRASILEIRA, porque está nas mão de uma familia ou politico. Não deveria ser administrado pelo Gov. Federal, assim como o Petróleo?

    "O Nióbio é a solução para o fim da fome e da miséria no Brasil – FALSO

    – Apesar dos impostos e royalties pagos sobre a extração e exploração do Nióbio para o governo, os maiores beneficiados com a extração do minério são a família Moreira Salles e muito provavelmente um seleto grupo de políticos."

  25. Vivendo e aprendendo! Grande vídeo, parabéns!

  26. Chega de falar do Nióbio, vamos falar da Tekpix, a filmadora mais vendida do Brasil!

  27. Chega de falar do Nióbio, vamos falar da Tekpix, a filmadora mais vendida do Brasil!

  28. Chega de falar do Nióbio, vamos falar da Tekpix, a filmadora mais vendida do Brasil!

  29. Gostaria também que o Canal do Otário fizesse algumas ponderações sobre os royatiels do petróleo, como aconteceu no caso do nióbio

  30. Gostaria também que o Canal do Otário fizesse algumas ponderações sobre os royatiels do petróleo, como aconteceu no caso do nióbio

  31. O pirulla já disse tudo, tem mané que ouve um boato aqui, ouve outro ali, e já criam uma teoria de conspiração…. coisa bem típica de desinformado..

  32. 1KG de ouro custa $6.300, onde isso?vo compra

  33. Otário, em relação à CPI dos Correios, vc não pode alegar que é falso, se não encontrou nenhuma citação. É apenas desconhecido.

  34. Sem mais pra dizer, somente agradeço ao Otário por remover os véus da ignorância.

  35. Somente alguns pontos de atenção: nao e porque um tipo de negocio de extração natural tem que mandatoriamente ser gerenciada pelo governo federal, pagando os royattes previsto em lei o resto pode fazer o que quiser. Exemplos Vale e OGX. E nao sei porque chamar a familia Moreira Salles de monopolistas: um belo dia ha trocentos anos atras alguem descobrio o terreno potencial, comprou e desenvolveu a tecnologia. Paciencia se o mundo e dos espertos.

  36. Pode falar o que quiser, contra ou favor, más a única certeza é que os Países do Décimo Mundo e que estão abaixo da linha do equador (bRASIL É O MAIOR EXEMPLO) sempre SERÃO fornecedore de matéria prima BARATISSÍMA E SEMPRE comprarão os produtos manufaturados carissímos, É ASSIM QUE A ORDEM CRIMINOSA (GOVERNOS, RELIGIÕES, BANCOS, EMPRESAS etc…) DO MUNDO, a Super Mega Hiper Máfia Gangues Organizadas controla, explora e escravisa a Humanidade.

    • a maçonaria se encaixa perfeitamente ai
      pesquise quantos políticos maçons tem no Brasil?
      e nos EUA?
      pesquise como quase todos lideres de religiões(espiritas, evangélicas, católicos,…) tem envolvimento com a maçonaria
      pesquise os Bancos e empresas tem símbolos maçons
      pesquise quem mais cria religiões no mundo?
      pesquise quem controla o trafico de drogas no mundo?

  37. ESTE PAÍS ESTÁ FADADO A SER SUGADO POR BANDIDOS ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SECULOS" ENQUANTO ISSO PARA O POVO BRASILEIRO ESTA TUDO COMO DEVERIA ESTÁ… AFINAL DE CONTAS ENQUANTO OVER NOVELAS FUTEBOL E CARNAVAL PARA OS DISTRAI-LOS VAI ESTA TUDO AS MIL MARAVILHAS, E DESSA FORMA CONTINUARAM ALIENADOS E CONFORMADOS COM MIGALHAS QUE CAIEM DA MESA DOS BANDIDOS QUE TRANSFORMAM UM PAÍS INTEIRO NUM PUTEIRO POIS ASSIM SE GANHA MAIS DINHEIRO," PUTEIRO ESSE QUE PODE SER CONSIDERADO FACILMENTE O MAIS ANTIGO DO MUNDO, AFINAL DE CONTAS JÁ SÃO MAIS DE 500 ANOS DE PURA PUTARIA = ROUBO+PICARETAGEM.

  38. ESTE PAÍS ESTÁ FADADO A SER SUGADO POR BANDIDOS ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SECULOS" ENQUANTO ISSO PARA O POVO BRASILEIRO ESTA TUDO COMO DEVERIA ESTÁ… AFINAL DE CONTAS ENQUANTO OVER NOVELAS FUTEBOL E CARNAVAL PARA OS DISTRAI-LOS VAI ESTA TUDO AS MIL MARAVILHAS, E DESSA FORMA CONTINUARAM ALIENADOS E CONFORMADOS COM MIGALHAS QUE CAIEM DA MESA DOS BANDIDOS QUE TRANSFORMAM UM PAÍS INTEIRO NUM PUTEIRO POIS ASSIM SE GANHA MAIS DINHEIRO," PUTEIRO ESSE QUE PODE SER CONSIDERADO FACILMENTE O MAIS ANTIGO DO MUNDO, AFINAL DE CONTAS JÁ SÃO MAIS DE 500 ANOS DE PURA PUTARIA = ROUBO+PICARETAGEM.

  39. Muito esclarecedor o seu trabalho, contudo o crime de lesa pátria está justamente no fato de o Brasil ser um eterno exportador de commodities. O foco deve estar nisso e não nos absurdos elucidados. Já está mais do que na hora de haver as UNIVERSIDADES DOS RECURSOS MINERAIS, FEDERAIS E ESTADUAIS, com a função de dominar e desenvolver tecnologias de exploração, produção e beneficiamento dos minerais encontrados no solo do país. Os ganhos expressivos dos países desenvolvidos têm origem na tecnologia, que agrega valor aos insumos.

  40. Digo, subsolo do país.

  41. Tolos! O que queria dizer o grande Enéias Carneiro sobre o valor do Nióbio era o seguinte: Se o Brasil (governo e não o particular) fosse dono exclusivo dessa rara e procuradíssima riqueza, ele poderia ditar a vontado o preço facilmente e torná-lo verdadeiramente valioso, pois outros não o teriam exceto se pagassem o devido valor.
    Outro detalhe: exportar esse material como simples comoditie é muita ingenuidade e o Dr Enéias sabia muito bem disso.

    • Concordo plenamente com a subvalorização, mas inflar o preço de uma matéria prima é dar um tiro no próprio pé, é óbvio que uma inflação direta no valor do Nióbio iria refletir no valor de todos os produtos que importamos, fora possibilidade de boicote…

      Resumindo: Não acho certo vender a preço de banana como também não acho certo vender a preço de ouro somente por que não temos concorrentes diretos.

  42. Tolos! O que queria dizer o grande Enéias Carneiro sobre o valor do Nióbio era o seguinte: Se o Brasil (governo e não o particular) fosse dono exclusivo dessa rara e procuradíssima riqueza, ele poderia ditar a vontado o preço facilmente e torná-lo verdadeiramente valioso, pois outros não o teriam exceto se pagassem o devido valor.
    Outro detalhe: exportar esse material como simples comoditie é muita ingenuidade e o Dr Enéias sabia muito bem disso.

  43. Tolos! O que queria dizer o grande Enéias Carneiro sobre o valor do Nióbio era o seguinte: Se o Brasil (governo e não o particular) fosse dono exclusivo dessa rara e procuradíssima riqueza, ele poderia ditar a vontado o preço facilmente e torná-lo verdadeiramente valioso, pois outros não o teriam exceto se pagassem o devido valor.
    Outro detalhe: exportar esse material como simples comoditie é muita ingenuidade e o Dr Enéias sabia muito bem disso.

  44. Tolos! O que queria dizer o grande Enéias Carneiro sobre o valor do Nióbio era o seguinte: Se o Brasil (governo e não o particular) fosse dono exclusivo dessa rara e procuradíssima riqueza, ele poderia ditar a vontado o preço facilmente e torná-lo verdadeiramente valioso, pois outros não o teriam exceto se pagassem o devido valor.
    Outro detalhe: exportar esse material como simples comoditie é muita ingenuidade e o Dr Enéias sabia muito bem disso.

  45. Tolos! O que queria dizer o grande Enéias Carneiro sobre o valor do Nióbio era o seguinte: Se o Brasil (governo e não o particular) fosse dono exclusivo dessa rara e procuradíssima riqueza, ele poderia ditar a vontado o preço facilmente e torná-lo verdadeiramente valioso, pois outros não o teriam exceto se pagassem o devido valor.
    Outro detalhe: exportar esse material como simples comoditie é muita ingenuidade e o Dr Enéias sabia muito bem disso.

  46. Sempre acho engraçado como mulheres sempre se dizem mais inteligentes que homens , mas quase nunca se ve umappor topicos assim! =P comentario random

    Otimo post, informação é poder,
    valeu otario!

  47. Nos temos a CSN em Volta Redonda, que seria a única que transforma uma commoditie em um produto final mais mais valioso!! Porem, paramos aí, e ela já está privatizada desde 1993!! Derriamos ter mais siderurgicas, metalurgicas e industriais em geral, seguindo a idéia do que o Sr Otario falou!

  48. Já viu esse video sobre um dos possiveis do uso do Niobio? Um motor eletromagnetico de energia "infinita"
    http://www.verdademundial.org/2012/11/a-energia-i

  49. eu concordo e discordo sobre este assunto.
    gente não vamos esqueçer sobre a historia do petroléo e a sua Crise 1973. a merda do congresso Arabe.
    Não vamos esqueçer governo FHC fez no passado.
    Olha a Merda da Constituição.
    Ele pegou Dados incoerentes, e mesmo coisa eu pega alguma coisa da Biblia, e provar que teve a Arca de Noé. porque esta lá escrito.
    Não vamos Esqueçer que Prof. Enéas Carneiro foi ridicularizado pela mídia, mesmo ele sendo Presidente do Brasil se isso ocorrese seria morto de qualquer jeito.
    Sim eu sou Viuva do Enéas com muito orgulho eu defendo 95% porcento de seu conceito politico brasileiro, mesmo nos videos do you tube ele fala sobre o erro humnano que todo nos temos.
    o que Custa o Brasil monopolisarr o Niobio, porque é muito dificil a extração bla bla bla, que não tem importancia pela economia
    Não teve importancia deste que existiu essa cultura a maria vai com as outras.
    O Brasil tem oportunidade para tudo, ela e a mais Rica deste planeta, não economicamente, mais sim de riquesa naturais.
    Se no Caso existisse um Presidente de coragem que defedense o povo Brasileiro, não em questão de Nióbio que seira questão Estrategica politica para o prof. Enéas. mas deste o petroleo, minerios de ferro e outros que são explorada esmagadoramente para outros paises. que as empresas privadas dando esmola para União. impostos insiginificantes, é todo mundo fica feliz.
    é lamentavel que eu não posso fazer nada sobre esta questão nem me afiliar em um partido politico, porque ja vem uma cultura brasileiro que todos os politicos são bandidos, fico reprendido envergonhado sobre esta nossa cultura, até eu tenho esta impressão sobre a politica, porque eu não estou la para ver como é que é realmente. pegar fontes verdadeira sobre os interesse do povo brasileiro.
    Internet e bom por isso muita gente fala o que, discordo como que. fundamentar dados que a propria midia quer, ate o governo pode influenciar informações como eles querem, que nós tolos acreditem dados sobres dados, conspirações, planos divinos de Deus, dizem que Deus e Brasileiro, podem esta no meio Reptilianos os Iluminates e compainha, do diabos de lucifer. Este poder polico foi comprovado so funciona em Grupo de pessoas para execultar algum tipo de ação economicamente, Advinha quem sai perdendo o povo Brasileiro.

  50. Então é desconhecido se você é ou não um viadão que usa tanga rosa enquanto lava o baby dool do seu pai até que se encontre uma citação negando a premissa.

  51. Concordo plenamente com a subvalorização, mas inflar o preço de uma matéria prima é dar um tiro no próprio pé, é óbvio que uma inflação direta no valor do Nióbio iria refletir no valor de todos os produtos que importamos, fora possibilidade de boicote…

    Resumindo: Não acho certo vender a preço de banana como também não acho certo vender a preço de ouro somente por que não temos concorrentes diretos.

  52. Rodrigo Oliveira Ros

    Tem um fake desta postagem no G1 hoje…

  53. uma observação o preço do ouro encontra-se ao redor de USD 51.000/kg e não 6300 como foi exposto…grato

  54. Sim, é desconhecido e o mesmo vale pra você, João. Não seja imbecil com uma argumentação dessas.

  55. Henrique Ayres Zanon

    De acordo, Luciano. Entendi seu ponto e concordo em partes. Como o texto diz, o Nióbio possui produtos substitutos. Portanto, diferente do Ouro, ele pode deixar de ser procurado por inviabilização econômica.
    João, não existe justiça quando se fala de mercado, é por isso mesmo que o Capitalismo é tão criticado. O que rege essa dinâmica é a demanda. E fim.
    Porém, em último comentário, teria que mudar muita coisa para que o país usufruisse do Nióbio, haja vista que ele está em poder de uma família e não do governo.

  56. Parabéns pelo site e pelas explicações!!!

  57. Essa situacao do Nióbio foi somente mais um exemplo como esses "vlogueiro" que cresceram xingando os outros ja deram o que tinham que dar, nenhum deles CHEGA PERTO de ser inteligente! Caue nao faz nada de util, agora os videos dele sao comentarios de noticias, ja acabou a criatividade! JA CHEGA! Esta igual ao Chaves Animado que fizeram os episodios originais e depois so ficaram enchendo o linguica, e ai quando faz um Video passa um monte de informacoes erradas, mas como eles vivem disso e video inutil toda a semana e um MONTE de paga-pau sem cerebro chupando ele! Qual e a diferenca do Latino para o Caue? Ambos fazem material para um publico que gosta deles, a diferenca e que o Latino ganha mais dinheiro! Aqui no Brasil e cada coisa IMBECIL que faz sucesso, muita gente pedindo o FIM da TV que YouTube e melhor, pra que? Para ver piada de Rola? NOSSA QUE DIFERENCA para BBB e Novela ein! Estamos salvos! Pior que isso so GamePlay comentado fazendo sucesso.

  58. Sei que você pedem me chamar de traidor por apoiar esse empres privada e não estatiza esse recurso mineral, mas o nosso governo já demonstra a incopetência em cuidar de coisas básicas como saúde e educação, imaginem se fossem administra um mineradora;já fazem cagada com a petrobras, que deveria ser totalmente privatizada, pois a mesma é usada de cabide de emprego público e se o "petroleo é nosso" por que eu ou qualquer brasileiro não ganhamos um ação assim que nascemos para sermos dono da petrobras é por que o "petroleo não é nosso". Eu sei que é de capital misto e que deveria se totalmente privatizada como é na mineração do Niobio

  59. OTÁRIO: A sua pesquisa não ficou ruim, mas você deveria ter investigado melhor o assunto. Veja isso: http://www.quantumrareearth.com/about-niobium.htm

  60. OTÁRIO: A sua pesquisa não ficou ruim, mas você deveria ter investigado melhor o assunto. Veja isso: http://www.quantumrareearth.com/about-niobium.htm

  61. donodasuavitamina.

    Realmente vc é um otário!!!!!!!!!!!!!! junto com os esclarecidos com sua matéria!

  62. gostaria que o otario comentasse sobre o "pre sal" outra lenda ou verdade….

    • Me desculpe, mas oque ele fala sobre VERDADE, MITOS E MENTIRA sobre o NIÓBIO, ele copiou de uma matéria do g1.com, a REDE GLOBO tem interesse em esconder e manipular informações.
      Não saia creditando em tudo que se Lê por aí.

  63. Um dia o Brasil vai entender porque quando Jango anunciou as reformas de base, que entre outras medidas iria estatizar a mina de niobio os EUA através do IPES, financiado por Moreira Salles providenciaram o início da Ditadura no Brasil, promovendo o pânico no brasil através da mídia manipulada, exatamente como a Rede Globo está fazendo agora com essa série de reportagens que fazem parecer que a violência no Brasil está crescendo. Sendo que na verdade o que cresce é a proporção que os crimes que sempre ocorreram estão sendo veiculados na mídia. A DITADURA APARECE SEMPRE QUE ALGUÉM TENTA IMPEDIR A COMERCIO DO NIOBIO.

  64. Mto bom o post. vi um vídeo q uma pessoa me mandou no facebook http://www.youtube.com/watch?feature=player_embed… , mas procurei mais informações antes de acreditar naquele discurso inflamado, me mandando divulgar e "dar meu jeito, não ficar com a bunda na cadeira sem fazer nada" etc.. Achei pretensioso demais, inflamado demais, convincente demais. E todo discurso mto convincente sempre me lembra alguns grandes líderes que ganharam as pessoas pela palavra bonita (tipo Hitler), e que na verdade estavam manipulando opiniões.. Não costumo cair assim tão fácil nesse tipo de papo.
    Obrigadíssima pelo esclarecimento. De Otário vc só tem o nome do blog!!
    Mto bom. Vou ficar visitando, de agora em diante.
    Abçs!
    EmmyLibra

  65. Como já era de esperar mais uma vez o Brasil (políticos) estão colocando fora outra riqueza do nosso já fu… Brasil, vendendo Nióbio a preço de bananas, enquanto o povo fica fu… se nós temos o Nióbio devemos pedir o real preço por ele e quem quiser deve pagar. O monopólio do Nióbio esta ai e não sabemos(políticos) tirar proveito disso. Q M

  66. Que vergonha :/ Nióbio é o ouro do Brasil =(

  67. Show! Primeira vez que participo como ouvinte, gostei e me esclareci sobre essa questão do nióbio. Parabens!

  68. palavras e mais palavras, e óbvio que a verdade sempre sera oculta afinal vivemos no brasil, la em uma prova disto é; la em cima diz um quilo de ferro nióbio, e não o nióbio puro. me engana que eu gosto.

  69. Esse cara do video e quem fez ele é um CAVALO MESMO! Quem disse a vc que o que se diz SER NACIONAL É DO NOSSO PAÍS?????? So pq e nacional é nosso??? Ele diz que a CBMM controla o preço e a venda do mineral, mas vc esqueceu de informar que quem fica com a grana não somos nós brasileiros pois se fosse assim seriamos um paraiso, um país de primeiro mundo!! Manda ele vazar do Youtube, ele tem cara de besta de burro um verdadeiro e digno idiota, manda ele se enterrar vivo mas em um caixao de chumbo pra nao poluir mais o planeta!

  70. ANDEI PESQUISANDO SOBRE OQUE ESSE CAMARADA(OTÁRIO) SE DIZ ENTENDIDO SOBRE O NIÓBIO, ELE SOMENTE COPIOU E COLOU OQUE ELE ACHOU NA MATERIA DO G1.COM DA GLOBO. FORMOU UMA OPINIÃO SOBRE A OPINIÃO TENDECIOSA DA REDE GLOBO. NÃO PODEMOS ESQUECER QUE A REDE GLOBO TEM INTERESSE EM ESCONDER FATOS VERÍDICOS, ELA É PETISTA. TEM MUITA COISA ESCONDIDA POR AÍ.

  71. Não é justo uma familia explorar e usufruir dessa riqueza natural. Na minha opinião o povo brasileiro deveria ter beneficio da extração e venda desse produto. Não tem sentido explorar petroleo a mais de 6 mil metros no mar e não usar essa riqueza do Brasil, que segundo a constituição é do Estado. Essa família deve ser um interposto comercial dos gringos aqui dentro do Brasil como sempre acontece no caso de exploração de uma riqueza 1!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  72. Esclarecedor, técnico, ponto. Encontrei após receber este vídeo – http://www.youtube.com/v/YRuHMopKkfc?version=3&am… – e buscar respostas. Trabalho excelente, vc fala muito bem. Agora, cara, "indiozinhos", pega leve.

  73. Bacana, estou vendo o segundo vídeo e sua correção. Valeu.

  74. O NIÓBIO É UM MINÉRIO RARISSIMO, USADO NO MUNDO Q EM QUASE TODAS A SITUAÇÃO QUE ELE É APLICADO NÃO TEM SUBSTITUIÇÃO, NÃO A EUROPA QUEM TEM Q DITAR O PREÇO, HOJE VALE MUITO MAIS DO QUE SE PAGA, TEM A SUA SAÍDA QUASE COM CONTRABANDO, POIS, PASSAM UMA IDEIA Q É UM MINERAL COM MUITO POUCO VALOR! ENTÃO PORQUE O OURO TAMBÉM NÃO É BARATO, JÁ QUE FOI ENCONTRADO PELO MUNDO TODO, ESTE MINÉRIO SÓ TEM EM DOIS LUGARES. ESTÃO PAGANDO MUITO BEM PARA DESVALORIZAR O NIÓBIO, SE NÃO TEM TANTO VALOR ASSIM PORQUE CHAMA TANTA ATENÇÃO, DEIXA LA VAI DETONA A NATUREZA POR POUCO! http://anonopsbrazil.blogspot.com.br/2013/07/wiki

    • Caso aumente o valor agregado da liga de Nióbio as empresas irão partir para outras ligas assim inviabilizando o comércio… Lei da oferta e da procura…

      • O problema é que as outras ligas aumentam o peso da estrutura. Não concordo com o que a maioria fala por ai. Sou físico e tive acesso a alguns documentos sobre as políticas que envolvem o nióbio.
        Nióbio é essencial para o mercado aeroespacial por conta do peso elevado de outras ligas.
        O problema do contrabando não existe por um motivo bem simples, ele não é necessário. O valor de comercialização do nióbio no mercado internacional de metais é por volta de 15% à 25% do valor total de extração do material.
        Não é uma questão apenas de royalties, é porque as contas simplesmente não batem.

  75. HOJE É EXTRAÍDO O TITÂNIO QUE VALE MAIS Q O OURO DO MESMO LUGA Q SAI O NIÓBIO VAI VEM É POR ISSO!

  76. acredito que quem descobrir a minatem direito de explorar, sei que há registro do subsolo. com certeza essa familia deve ter um influência politica.

  77. Me engana que eu gosto! Quem foi que te mandou desmentir o que se escreve sobre o Nióbio?

  78. Prezado "Otário", preciso fazer uma correção importante, no que realmente interessa. O comércio INTERNACIONAL de Nb não é controlado pelo Brasil, a empresa Anglo American (Inglaterra) domina o mercado internacional explorando uma única mina aqui em Goiás (todo o Nb dessa mina é para o mercado externo) veja em: http://www.mme.gov.br/sgm/galerias/arquivos/plano

  79. Sugiro pesquisar no arquivo digital da biblioteca nacional, os jornais de 1950 até 1960 e você verá que todo esse escândalo já foi denunciado há mais de 50 anos e com uma riqueza de detalhes impressionante. Você falou muita coisa certa aqui, inclusive onde vc diz que a acusação pode ser possível, no sub-faturamento, é porque é tão gritante esse sub faturamento que chega a ser ridículo tornando-o impossível de ser negado. Agora contabilize o valor que deixou de ser pago por 50 anos colocando o valor do nióbio onde ele realmente merece. No metal que permitiu a corrida espacial.

  80. 1 kg da liga de ferronióbio (Fe-Nb) custa cerca de $40 (dólares).
    – 1 kg de ouro custa aproximadamente $6.300 (dólares).

    o grama do ouro está cotado em U$ 6,30,sim pois 1 kg. 1000 gramas
    U$ 6,30 x 1000= 6.300,00
    o grama do ouro está cotado em U$ 40,00,média

  81. Prezado Otário, e sobre os resíduos gerados pela extração e beneficiamento do Nióbio. Por que não abordou sobre isso? será mito que os rejeitos são radioativos? e que nas cidades onde são explorados esses mineral apresentam índices alarmantes de câncer?

  82. Você foi muito gentil com os adjetivos a este cavalheiro. Acho que posso acrescentar safado, pilantra, ladrão sem me preocupar em errar. Me causa náuseas ele e sua quadrilha e espero sinceramente e este seja o ultimo governo do PT no Brasil.

  83. Assisti o video que fala do Nióbio, achei bem bacana, já fiz essa pesquisa, só um adendo, conversando com uma pessoa que trabalha na CBMM descobri que o Nióbio não é usado só em Foguete ou Ponte, mas também é muito usado pela indústria automobilística, infelizmente só pela indústria automobilística de luxo, pois além de deixar o ferro mais leve deixa também muito mais resistente. Um pequeno exemplo em uma HUMMER é usado cerca de 500g de Nióbio. Valeu !!! Abraço

  84. Os artigos do Cel Gélio Fregapani, no Defesa.Net são sofríveis…

    Mas ele tem um público fiel e igualmente neurótico que reverbera a estupidez do seu mestre.

  85. So não entendo ate hoje, o porque que o presidente LULA assim que entro para o governo foi fazer acordo com a CBMM em troca do financiamento do inicio do bolsa família: http://youtu.be/W64tlxtGOno

    • Pois é Marcio Teixeira, esses palhaços de circo pensam que todo mundo é trouxa.

      • Vocês sabem que programa é este ? Estou procurando no Google e não achei este “Conexão Brasil”.

        • Ele é produzido pela TVE do Rio Grande do Sul.

          Atualmente ele é transmitido em rede nacional juntamente com a Rede Brasil (EBC).

          Porém, parece que esse programa específico foi gravado na época do primeiro mandato do Lula. Naquela época nem existia Rede Brasil.

          Acho difícil encontrar o vídeo original, a não ser que alguém tenha gravado e tenha a cópia.

        • Esquece o que eu disse antes, são programas diferentes.

          Esse programa Conexão Brasil é de rádio e não consegui descobrir de qual emissora. Ele foi ao ar em 2001 depois da eleição do Lula e antes dele tomar posse em 01/01/2002.

  86. Esse negocio do Niobio é culpa do pt eles estão saqueando o pais

  87. Otário… Há um produto chamado Rare Earth. Ele é relativamente novo e os minerais de sua produção são encontrados no Brasil como em nenhum outro lugar no mundo. A China produz 95% e o Brasil não produz por falta de tecnologia. Pesquise se te interessar. Abraço

  88. Olá, parabéns pelo post! Sou engenheira e, por ter estudado e trabalhar na região próxima a Araxá, já tive várias oportunidades de visita à CBMM. Só complementando o que você disse, o Nb é usado como elemento de liga para os aços de alta qualidade e, por isso, essencial em indústrias de ponta como aeroespaciais, automotivas e outras muitas. Além disso, o óxido do Nb, também um produto da CBMM, é utilizado na fabricação de lentes e óptica em geral. Não acredito que a CBMM venda o Nb subfaturado como a líder do mercado global. Se tiverem a curiosidade, verá que é uma empresa extremamente lucrativa, onde os funcionários tem um programa muito bom de PL além de benefícios como bolsas de estudos para filho e (pasmem) casa própria por conta da CBMM. É uma empresa em expansão, com muito investimento revertido pra região e principalmente para Araxá (é só perguntar!). No mais, o ponto principal é válido: o Brasil se detém em exportar a matéria prima e não desenvolve a tecnologia necessária para a melhor utilização de nossas riquezas. É uma pena pois nossas siderúrgicas estão sofrendo muito com a concorrência chinesa.

  89. Otário acho muito bom os seus vídeos, cara da para você fazer um vídeo ou publicação sobre o tema do imposto único e como seria se o mesmo fosse aplicado no Brasil, valeu !!!!!

  90. O problema é que as outras ligas aumentam o peso da estrutura. Não concordo com o que a maioria fala por ai. Sou físico e tive acesso a alguns documentos sobre as políticas que envolvem o nióbio.
    Nióbio é essencial para o mercado aeroespacial por conta do peso elevado de outras ligas.
    O problema do contrabando não existe por um motivo bem simples, ele não é necessário. O valor de comercialização do nióbio no mercado internacional de metais é por volta de 15% à 25% do valor total de extração do material.
    Não é uma questão apenas de royalties, é porque as contas simplesmente não batem.

  91. porque sera que até o cantor sting veio se preocupar com os ianomames, porque fazer uma reserva logo ali onde tem tantas riquezas minerais, porque esta proibido acesso até de brasileiros lá sem autorização de americanos que tomam conta da entrada da reserva porque tanto misterio em volta desta reserva poque o exercito brasileiro declarou que o brasil pode fazer os eua voltar ao passado eu acho que voces estão meio vendidos.

  92. Uma coisa é ser DOS brasileiros, outra completamente diferente é ser DE brasileiros. Vc ficaria tranquilo se eu disser que sou o dono da Amazônia? Ora, sou brasileiro, qual é o problema?

Deixe uma resposta