Nepotismo

Share Button

Ne-po-tis-mo:
Favoritismo excessivo dado a parentes ou amigos
por pessoa bem colocada.

Esta é a definição do dicionário Priberam. Mas, em português claro e direto, o Nepotismo é o ato de utilizar, na maior cara de pau, o seu elevado cargo público para alojar parentes e amigos próximos em órgãos do governo para que juntos possam roer o osso quase sempre carnudo de dinheiro público.

Em Roraima, a governadora eleita Suely Campos contratou para secretarias do estado, mais de uma dúzia de parentes, inclusive duas filhas, irmã, sogros e até cunhados.

Ela é esposa de Neudo Campos, um dos políticos com mais processos criminais na história do país (são mais de vinte), que dentre eles está o de chefiar uma quadrilha que usurpava dinheiro público através de contratações de fantasmas no serviço público e que, ao final de cada mês e com procurações desses laranjas, sacava o dinheiro do pagamento.

Muitos desses laranjas nem sabiam que eram frutas.

Ele renunciou ao mandato de deputado federal em 2010 para atrasar o processo que corria no STF, pois uma vez não sendo político, o processo voltaria para a primeira instância da justiça comum.

Mesmo assim ele foi condenado à perda dos direitos políticos por oito anos. E foi justamente por isso que ele retirou sua candidatura no ano passado, pois ele é um belo exemplar de Político Ficha Suja.

Mas, como estamos no Brasil, o jeitinho mais torpe de se manter no poder foi usado pela velha raposa. Neudo Campos colocou sua esposa para concorrer à vaga de governadora de Roraima em seu lugar.

Como o brasileiro tem memória curta ou gosta mesmo é de sofrer, Suely Campos foi eleita no segundo turno e logo de cara praticou nepotismo.

Ela nomeou, segundo novas informações, dezenove parentes para secretarias do estado. O Ministério Público já mandou avisar que ela tem que exonerar a cambada imediatamente.

A governadora cara de pau admitiu o nepotismo, mas disse que todos foram escolhidos por questões técnicas. (Sei!!)

Assista:

Escrito por Lúcio Big

patreon_big

 

Sobre Lúcio Big

Lúcio Big, jornalista (MTE nº 0010764/DF), ativista no combate à corrupção e músico nas horas vagas.

8 comentários

  1. Já que a Governadora Suely Campos disse que a escolha foi motivada por aspectos técnicos, gostaria no mínimo de conhecer os currículos desses parentes para descobrir se realmente possuem capacitação e competência para os cargos. Já sabemos que para ser político não é necessário ter capacitação e nem mesmo competência, apenas saber ser safado.

  2. Omitiu o Partido dela ne!!! PP o partido do Bolsonaro!! Mas se fosse do P* ja sabemos ne viria com letras maiuculas e em negrito quando nao sublinhado.

  3. Lúcio, você tem que insistentemente abordar temas de real importância. Você se preocupa demais com roubo de galinha. Aborde a auditoria da dívida publica. Seus leitores precisam saber a raiz dos nossos problemas. Um vídeo bem feito seria ótimo. AUDITORIA DA DÍVIDA PÚBLICA JA

  4. Acho que o brasileiro burro (a massa) tem mais é que se fuder mesmo…

    Agora eu pergunto: até quando essa galera burra vai votar nesses bandidos políticos que fazem de tudo p/ arrancar o nosso suor a nossa alma? até quando essa galera burra vai nos levar para o buraco junto com eles já que vivemos em uma democracia???

    cadê as revoluções, cadê a juventude que ao invés de ficar em sites de relacionamento perdendo tempo com bobagens poderiam está gritando nas ruas por um futuro melhor e comprimento de promessas que se arrastam e nos enganam…

    me sinto indignado em morar nessa p**** que se chama brasil pagando altos impostos e vendo que jamais terei um retorno desse dinheiro, pois não temos educação, saúde, saneamento básico, segurança e etc…

    vou embora dessa p**** do brasil…

    • Bom o brasileiro sempre fala na terceira pessoa, como se não fizesse parte da massa ou se quer da população. bem se voce não é jovem, bem voce se omitiu na sua juventude e deixou as coisas chegarem ao ponto que estão, se é jovem, bem por que não inicia uma organização, dizer que vai sair do brasil é fácil, vai para onde o povo já lutou e já deu a vida para mudar as coisas. Quando fala de eleger ladroes, bem nas ultimas eleições senti muito em tentar votar no menos pior por que bom candidato de fato não encontrei. Aui no brasil não sao apenas os politicos que tentam nos roubar sao os politicos , os comerciantes, a industria e qualquer um que tenha uma posicao de vantagem, e quem acaba nos roubando menos são os bandidos oficiais que usam arma e torcem para o curintcha;

  5. Harold, o caçador de esquerdistas

    Me dá uma tristeza … :(

  6. Edivaldo, Realmente o brasileiro sempre fala na terceira pessoa como vc mesmo indagou, pois nesse caso se referindo a minha pessoa, daí te respondo que esse é o único modo que nós aprendemos e nos acostumamos a falar. outra coisa é que não sou tão jovem mas também não tão velho mas posso dizer que estive na luta de cara pintada em 1992 impeachment de Collor, movimento contra o aumento das passagens em 2013 até o momento que se entendia que era pacífico. Agora eu te pergunto: e vc já levantou o rabo do sofá ou saiu da frente do computador ou da televisão p/ lutar juntamente com nós jovens ou velhos alguma vez? E quando vc ironiza as minha palavras justificando as suas‘’falar que vai sair do Brasil’’. Na verdade essa seria a sua vontade e de muitos de nós que não v a hora de deixar a p**** desse Brasil corrupto…
    Indignação: presidente Dilma pede clemência por traficante… Por isso que o Brasil ta como ta e não vejo perspectiva nenhuma de melhorar… os bandidos, os traficantes, a banda podre está amparada pela lei… enquanto isso crianças tomam tiro de bala perdida, hospitais caindo aos pedaços, educação não existe mais, estradas ruins, etc…
    CADÊ A REFORMA POLITICA? CADÊ A REFORMA TRIBUTARIA? CADÊ A REFORMA NO CÓDIGO PENAL? CADÊ? CADÊ? CADÊ????

Assinantes do site tem descontos especiais na loja! Bronze (5%), Prata (10%), Ouro (20%) e VIP (30%)! Saiba mais, clique aqui - Dispensar