Lula inaugura seu talk show

Share Button

Como a imagem de Lula mudou tanto e para tanta gente?

De retirante nordestino para lobista dono de triplex foi uma jornada e tanto que Lula viveu.

A não ser que nunca tenha mesmo sabido de nada e que todos em sua volta tenham se aproveitado de sua ingenuidade para usar o seu nome em negociatas nada republicanas, Lula se igualou aos 300 picaretas que ele mesmo, antes de se eleger presidente, alertou comandarem Brasília.

A desconfiança paira sobre Lula, muita coisa parece exagero e perseguição, outras parecem robustas e repletas de indícios que incriminariam o ex-presidente.

O mensalão levou à prisão alguns dos maiores aliados de Lula. Como pode seu ex-ministro da Casa Civil José Dirceu ser condenado como chefe de esquema montado para comprar apoio político para Lula sem que Lula soubesse de nada? Tem que ser muito fanático pelo ex-presidente para engolir essa.

O caso de corrupção do momento, o Petrolão, também tem digital do Lula nessa. Tem procurador acusando-o de ser dono de apartamento triplex escondido em nome de construtora que desviou dinheiro da Petrobrás. Esse procurador parece apressado em enquadrar Lula, o que diminui sua credibilidade, mas se essa denúncia é ou não para valer só o tempo dirá.

Mesmo que escape da história do triplex, tem digital de Lula na indicação de diretores da Petrobrás que roubaram dinheiro. Tem também o procurador-geral Rodrigo Janot dizendo que Lula deu poder para Fernando Collor indicar diretores que também meteram a mão na estatal do petróleo. A Polícia Federal desconfia que Lula possa ter usado seu filho para receber suborno quando fechou a compra de caças suecos. Jornalistas estampam reportagens toda semana com indícios de que Lula fez lobby a favor de empresas brasileiras que teriam lhe dado uma nota preta a pretexto de pagarem por palestras do ex-presidente.

Lula tem a favor dele uma série de conquistas sociais. O bolsa família e outros programas de geração de renda de fato transformaram a vida de muita gente miserável e aumentaram como nunca índices como o número de crianças em sala de aula.

Mas de Lula era esperado um operário quase revolucionário capaz de brigar com o Congresso e mesmo assim com apoio do povo aprovar ali o que fosse mais importante para o Brasil. Lula tinha carisma e apoio popular para tentar expurgar os coronéis da política que ele tanto criticava antes de ser eleito presidente. Poderia bater de frente com os Sarneys, Calheiros, Collor e tantos outros parasitas da política e ainda assim ter a maioria necessária para governar graças a pressão popular que estaria do lado do retirante nordestino. Só que era mais fácil comprar apoio e dar poder aos mesmos coronéis de sempre para governar sem muita dor de cabeça. Era mais fácil criar um sistema para abastecer as campanhas políticas do PT com dinheiro desviado dos cofres públicos para o caixa 2 do partido. Afinal, todos agem assim no Brasil, então por que o PT seria diferente?

Lula, o lobista, ainda tem apoio de uns 25% da população, mas nem de longe tem a mesma força de Lula, o retirante. Não tem plástica que engane e faça Lula recuperar sua antiga imagem. Lula parece ser menos chatinho do que Aécio Neves, a quem um delator da Operação Lava-Jato acusou de ser um dos que mais incomoda na hora de cobrar propina. Mas Lula virou mais do mesmo e perdeu a áurea de salvador da pátria.

Com a carreira política em risco diante de tantas suspeitas, Lula resolveu criar um talk show. Entre os entrevistados do programa dele estão José Dirceu, Dilma, Bumlai, Collor, Delcídio Amaral e até Sérgio Moro. Veja abaixo o primeiro Talk Show do Presidente Lula para pelo menos rir da desgraça que virou nossa política.

Escrito por Guga Noblat

analfabeto-politico-banner

Fontes e links úteis

Fontes e links úteis

Suposto triplex de Lula no Guarujá acirra ânimos entre PT e oposição - http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/4544402/suposto-triplex-lula-guaruja-acirra-animos-entre-oposicao

PF questiona Lula se pagamento ao filho tem relação com compra de caças - http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,pf-questiona-lula-se-pagamento-ao-filho-tem-relacao-com-compra-de-cacas,10000013088

'Estamos no mesmo saco, eu, o Lula, a Dilma', diz Dirceu - http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,estamos-no-mesmo-saco-eu-o-lula-a-dilma-diz-dirceu,1701375

Estadão lista as investigações contra Lula - http://reaconaria.org/blog/reacablog/estadao-lista-as-investigacoes-contra-lula/

[/box]
AVISO AOS 'J'ÊNIOS DE PLANTÃO As opiniões expressas pelos autores e leitores são de inteira responsabilidade dos mesmos e não refletem, necessariamente, a opinião do Canal do Otário.