FORD enrola consumidores

Share Button

A FORD anuncia que está oferecendo toda a linha de veículos em até 48 vezes sem juros. E a propaganda é tão convincente que, eu mesmo, que tenho o faro apurado para detectar malandragens, quase caí no conto da concessionária.

Anúncio pega bobo
Reprodução: Anúncio pega bobo (site da Ford)

Essa é uma prática recorrente na maioria das montadoras. Elas anunciam em letras garrafais o financiamento dos carros sem juros, mas escondem a condição da entrada, geralmente de 50%, naquelas letrinhas miúdas que aparecem no final do comercial.

Posicionamento do CONAR

O curioso é que essa prática é condenada pelo Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária - CONAR. Digo isso, pois, aqui mesmo no Canal do Otário, nós já encabeçamos, com sucesso, uma denúncia contra a CITROEN por prática idêntica.

Confira aqui a decisão do CONAR

Confira aqui a decisão do CONAR

CITROËN C4 LOUNGE - O MELHOR SEDAN DA QUATRO RODAS
Mês/Ano Julgamento: JUNHO/2014
Representação nº: 106/14
Autor(a): Grupo de consumidores
Anunciante: Citroën
Agência: Havas
Relator(a): Conselheiro Caio Ramos
Câmara: Primeira e Terceira Câmaras
Decisão: Alteração
Fundamentos: Artigos 1º, 3º, 6º, 27, parágrafos 1º, 2º e 3º, e 50, letra "a" do Código
Resumo: Anúncio em TV do modelo C4 Lounge da Citroën informa sobre "taxa 0" para financiamento sem explicitar a necessidade de uma entrada de 60%. Vários consumidores consideraram enganosa a forma de apresentar essa informação.
Em sua defesa, anunciante e agência argumentam que lançaram mão de prática usual no mercado. Consideram que, quando vista em seu conjunto, as diferentes peças da campanha esclarecem devidamente os consumidores sobre o contorno da oferta e que eles têm necessariamente de recorrer a uma concessionária para efetivar o negócio. Alegam ainda a dificuldade de inserir explicações complexas em anúncios em mídia eletrônica.
O relator não aceitou esses e outros argumentos da defesa e propôs a alteração, voto aceito por unanimidade. Ele considera que faltam às peças remissão ao SAC ou mesmo às concessionárias. Considera ainda que o anúncio de TV pode induzir o consumidor a erro.

Fonte: CONAR

A concessionária teve que corrigir o comercial e parece ter aprendido a lição, pois, depois da denúncia, passou a deixar claro para o consumidor a necessidade da entrada. Veja a seguir o vídeo da campanha:

Tanto no comercial de TV, quanto no próprio site da FORD, a informação da entrada só aparece quando o consumidor pesquisa as condições. O problema é que essa "inocente" omissão acaba levando milhares de pessoas às concessionárias em busca do ilusório juros zero.

Mas, façamos o seguinte, já que a FORD não considera o consumidor, vamos utilizar o nosso poder de mobilização para dar mais esta lição.  Para tanto, basta seguir as mesmas instruções do vídeo acima e utilizar o texto abaixo:

Ao CONAR:
http://www.conar.org.br

Reclamação:
Venho por meio desta me unir a reclamação do Sr. Wenderson Wanzeller (Dr. Grana), realizada às 01h13 do dia 10/07/2015, a qual solicita providências para a retirada ou respectiva correção do comercial da FORD de nome "Toda linha FORD em até 48X sem juros", pois no referido anúncio é informada a "Taxa Zero" para financiamento, sem destacar, de forma clara e explicita, que é exigida uma entrada mínima de 50% do valor do carro para gozo do benefício. 

Não me deixa feliz encabeçar este tipo de iniciativa. Mas, sabendo do mal que isso faz ao consumidor, forçadamente, tenho que me lançar como paladino da situação. E que sirva de exemplo para as outras. Pois continuaremos de olho.

Comercial Denunciado

Confira a seguir o comercial da Ford denunciado:

https://www.youtube.com/watch?v=I65_qnsN-aE

Escrito por Wenderson Wanzeller

banner_assinante2

AVISO AOS 'J'ÊNIOS DE PLANTÃO
As opiniões expressas pelos autores e leitores são de inteira responsabilidade dos mesmos e não refletem, necessariamente, a opinião do Canal do Otário.

Sobre Wenderson Wanzeller

Jornalista, atuário, apresentador de TV, radialista e ator.
Criador do Canal Doutor Grana, no Youtube.

28 comentários

  1. Típica propaganda de montadoras automotivas. Chamam o cliente mais desavisado para tentar iludi-lo na suas dependências, após ter visto o anúncio de compra sem juros. Não há bondade nesse meio, principalmente entre essas indústrias automotivas.
    É sabido como essas empresas tiram um lucro absurdo dos brasileiros, vendendo carros inferiores a preços superiores. No entanto, o poder de propaganda e a necessidade do brasileiro sempre ter um carro para mostrar aos vizinhos, fazem com que VW & Cia tenham lucros astronômicos em terras tupiniquins.
    Essa propaganda da Ford esconde-se nas letras minúsculas, colocadas vergonhosamente nos rodapés dos comerciais de TV ou mesmo nos jornais escritos e sites da internet. Lá pode-se conferir que a entrada necessária era de 75% do valor do automóvel! com o saldo devedor sendo negociado sem juros por 48x. Imagino quanta gente não foi às concessionárias atrás do negócio da china.

    • O pior é que NEM nas letras miúdas do comercial vc vê esta informação, só no site da internet, como vc e o Dr. grana avisaram aqui.. Aqui pra quem não acredita:

      https://www.ford.com.br/compre-o-seu/ofertas/novo-ka?intcmp=nova-home-ofertas-0107

      “Preços e condições de financiamento válidos até 03/08/2015 ou enquanto durarem os estoques – 15 unidades. Novo Ford Ka SE 1.0L 2015 (cat KCC5) a partir de R$ 39.390,00 à vista ou financiado com taxa de 0,0% a.m. e 00,00% a.a, 75% de entrada (R$ 29.542,50) e saldo em 48 parcelas de R$ 223,00 na modalidade CDC com 30 dias de carência para pagamento da 1ª parcela, incluindo tarifas, custos e impostos (IOF). Valor total a prazo de R$ 40.246,50.”

      “75% de entrada (R$ 29.542,50)”

      Se eu tivesse tanto dinheiro pra dar de entrada, teria comprado meu Uno Mille à vista, que custava, com redução de IPI, em 2012, “míseros” R$ 20.990,00, e ainda sobrava dinheiro.. Carro é roubalheira aqui no Brasiil.. ¬¬

  2. Só a entrada já é o preço do carro a outras 48 prestações é lucro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk , na boa só no BR mesmo. Reclamação enviada !

  3. Reclamação enviada com sucesso!

    O CONAR agradece o seu contato.
    Suas considerações/sugestões/dúvidas serão analisadas por nossa equipe.

    Caso sua reclamação motive a abertura de um processo ético a respeito de anúncio/campanha, V.Sa. poderá ter acesso a decisão no site http://www.conar.org.br, onde são divulgados boletins mensais com os desfechos dos casos analisados no período.

    Havendo necessidade de outras informações, ligue para (0xx11) 3284 8880.

    CONAR
    Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.

    .

  4. Reclamação enviada com sucesso!

  5. Por isso a propaganda diz “em até 48x sem juros”, não diz “sem juros para todas as situações”, ela expõe o máximo de benefício que o cliente pode ter, mas não diz que é a única hipótese possível para o financiamento do veículo.

  6. Reclamação registrada. Segue a resposta do Conar:

    O CONAR agradece o seu contato.
    Suas considerações/sugestões/dúvidas serão analisadas por nossa equipe.

    Caso sua reclamação motive a abertura de um processo ético a respeito de anúncio/campanha, V.Sa. poderá ter acesso a decisão no site http://www.conar.org.br, onde são divulgados boletins mensais com os desfechos dos casos analisados no período.

    Havendo necessidade de outras informações, ligue para (0xx11) 3284 8880.

    CONAR
    Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.

  7. típica propaganda no Brasil, país de otários…

    Denúncia registrada

  8. reclamaçao feita. parabens pela materia

  9. Registrado….

  10. Reclamação enviada com sucesso!

    O CONAR agradece o seu contato.
    Suas considerações/sugestões/dúvidas serão analisadas por nossa equipe.

    Caso sua reclamação motive a abertura de um processo ético a respeito de anúncio/campanha, V.Sa. poderá ter acesso a decisão no site http://www.conar.org.br, onde são divulgados boletins mensais com os desfechos dos casos analisados no período.

    Havendo necessidade de outras informações, ligue para (0xx11) 3284 8880.

    CONAR
    Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.

  11. Fiz a minha parte, enviei a reclamação!!

  12. Reclamação realizada no site do CONAR..

  13. Reclamação enviada.

  14. Reclamação enviada…

  15. Reclamão enviada,com gosto de justiça e sabor de esclarecimento!!!!bando de picareta fdp!essa gente acha que o brasileiro ainda carrega a alcunha de boçal,burro sem informação!!ledo engano!!!nefastos!!

  16. Minha reclamação vai é pro site do CONAR, que pede uma caralhada de informação pessoal e não possui criptografia, alvo fácil pra sniffing, não f***, p****!
    Só para constar, já fiz a devida reclamação/sugestão, através do formulário de contato do site do CONAR.

Assinantes do site tem descontos especiais na loja! Bronze (5%), Prata (10%), Ouro (20%) e VIP (30%)! Saiba mais, clique aqui - Dispensar