FGTS, um roubo oficializado

Share Button

Deixa ver se eu entendi:

- 8% do meu salário é expropriado de mim e vai para uma conta, uma espécie de poupança forçada, cuja a finalidade é "ajudar" o trabalhador, como eu, a comprar um imóvel.

Essa conta do FGTS rende apenas 3% ao ano de juros (lembrando que a inflação oficial já está em quase 9%) e quando peço um empréstimo para comprar minha casa, a CEF (Caixa Econômica Federal) impõe juros de 11% ao ano! Ou seja, quase 300% maior do que os juros que recebo por deixar 8% do meu salário todo mês lá.

Agora, o Legislativo está propondo uma pequena correção na remuneração do FGTS (6,17% + TR) para equipará-la com a poupança, assim teremos uma remuneração similar a inflação oficial (já que a inflação real é outro papo, basta ir no mercador comprar qualquer coisa para saber), diminuindo as perdas que temos todos os anos.

Mas aí aparece o governo dizendo que, se esta proposta passar, terão de subir os juros dos financiamentos!

- PQP!!!!!

O FGTS é grana fácil, todo mês é depositado na CEF 8% de todos os salários pagos no Brasil, é uma montanha de dinheiro sem custo de captação, onde o banco não precisa fazer nada para ter essa grana garantida todos os meses. E se não bastasse tudo isso, quando buscamos um financiamento, o imóvel é do banco até que você pague tudo, caso você não consiga pagar o banco fica com ele!

A CEF não perde nunca, pelo contrário, ela ganha na captação da grana, ganha na diferença de juros entre o que paga e o que recebe e ganha na garantia do imóvel, que fica com ela se houver inadimplência.

É o melhor negócio do mundo!!! -- Pensando melhor, é o segundo melhor negócio do mundo, o melhor mesmo é ter o monopólio do petróleo do Brasil, como a Petrobras.

Somos muito otários mesmo, financiamos a incompetência estatal o tempo todo e ainda por cima agradecemos o estado por nos ajudar!

Escrito por Zé Mané

Doacao2

Fontes e links úteis

Fontes e links úteis

Inflação oficial atinge 8,89% nos últimos 12 meses
http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-07/inflacao-oficial-atinge-889-nos-ultimos-12-meses

Mudança no FGTS elevaria prestação habitacional em pelo menos 27% http://folha.com/no1652792

Protocolado projeto que muda correção do FGTS, defendido por Cunha — Portal da Câmara dos Deputados http://www2.camara.leg.br/a-camara/presidencia/noticias/protocolado-projeto-que-muda-correcao-do-fgts-defendido-por-cunha#.VaF1CvXTxl4.twitter

AVISO AOS 'J'ÊNIOS DE PLANTÃO
As opiniões expressas pelos autores e leitores são de inteira responsabilidade dos mesmos e não refletem, necessariamente, a opinião do Canal do Otário.

Sobre Zé Mané

Olá, sou um cara normal, que tem um emprego normal, uma família normal, acorda cedo para ralar todo dia, paga um montão de contas e impostos e está, assim como muitos, pra lá de insatisfeito com os rumos do nosso (des)governo. Espero aqui poder compartilhar com vocês minhas idéias e pensamentos sobre economia, politica e interesses gerais desse país que ainda não é uma nação

5 comentários

  1. Eu gostei da parte: “Somos muito otários mesmo”.
    Brincadeiras a parte, o desconto do fgts é obrigatório mas acho que o trabalhador devia ter pelo menos o direito de escolher ONDE guardar o dinheiro. Ai teríamos taxas melhores e concorrência entre bancos. Do jeito que esta, a CEF tem o ‘monopólio’ do fgts.

  2. Fabiano Lima de Oliveira

    Boa noite. Creio que haja um pequeno equívoco nesse post. Na verdade o FGTS não é descontado da folha de pagamento dos funcionários. Em se tratando de tributação, apenas INSS e o IR (imposto de renda) são descontados dos empregados. Onde o percentual do INSS pode variar conforme a faixa salarial (8%, 9% ou 11%). O mesmo ocorre com o IR que, diferentemente do INSS, possui isenção até determinado valor. Logo, quem tem de arcar com os 8% do FGTS são os empregadores, ou seja, as empresas.

    • Sim, na teoria, quem paga o FGTS é o empregador, porém, é óbvio que este mesmo empregador (que sabe fazer contas básicas de soma e subtração) já levou em consideração todos estes valores no momento em que ele determinou o salário do trabalhador.
      Portanto, na prática, quem realmente paga o FGTS, é o próprio trabalhador.

      • Lógico que o empregador coloca o FGTS que vai ter que pagar embutido no salário, pensa só, se eu posso pagar 788 reais, que é o salário mínimo, porque vou pagar 900 ou 1000 reais e ainda pagar o imposto em cima disso? É a cultura que vem do próprio governo que incentiva o descaminho, o que muitas empresas fazem é pagar esse mínimo, e depois paga um “por fora” livre de impostos.

  3. Abdul-Wahhab Badr al Din Haroun, Harun Muhammad League Antlez Broke the Stereo Neon Tide Bring Back Honesty Coalition Feedback Hand of Aces Keep Going Captain Let’s Pretend Lost State of Dance Paper Taxis Lunar Road Up Down Strange Al

    “fico triste de morar no brasil, e feliz por não morar num país pior.<