A FALÊNCIA DO SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO

Share Button

Com um sistema eleitoral vicioso, que ajuda quem mais tem dinheiro, o resultado final dessas eleições chega a ser angustiante. Muitos dos eleitos e reeleitos são velhos conhecidos da justiça e dos escândalos financeiros. Outros, apesar de não mostrarem competência em mandatos anteriores, conseguem votações expressivas porque são “boa-praças”.

De acordo com levantamento feito pelo jornal O Globo, quase 40% dos deputados federais e senadores mais votados nestas eleições de 2014 são investigados pela Justiça e possuem acusações na polícia e no Ministério Público (MP), com suspeitas que variam desde desvios de recursos e improbidade administrativa, até crimes de tortura e desrespeito à Lei Seca.

Exemplos

No Amapá, Roberto Góes teve a maior votação para deputado federal do estado. Já foi cassado quando era prefeito de Macapá e sua lista, nada honrada, ainda conta com um processo na justiça por formação de quadrilha, fraude em licitações e superfaturamento de cestas básicas. Ainda sim, obteve a maior votação entre os candidatos do Amapá para a Câmara Federal.

Tiririca, que como parlamentar é um ótimo humorista, mostrou que realmente não sabe o que faz um deputado, pois passou os quatro últimos anos apenas comparecendo aos compromissos parlamentares (100% de presença), mas em contrapartida, nenhuma ação concreta e eficaz que venha beneficiar a sociedade brasileira como um todo.

Fernando Collor ganhou mais oito anos no Senado. Sua biografia dispensa comentários.

Mas há casos ainda mais insensatos:

- No Pará, Eder Mauro foi o mais votado do estado para a Câmara. Ele possui um processo na justiça por crime de tortura, envolvendo um pai e sua filha de dez anos.

- Em Goiás, o Delegado Waldir, também o mais votado em seu estado, responde processo por improbidade administrativa.

- No Distrito Federal, um velho conhecido dos Fóruns é Alberto Fraga. Ele é réu em ações de improbidade administrativa, peculato, de crimes previstos da Lei de Licitações e já foi condenado por porte ilegal de armas. Além disso, ele ainda é suspeito de pagar sua empregada doméstica com dinheiro público.

Estes exemplos são apenas alguns dentre vários. E isso demonstra que o sistema eleitoral brasileiro é absurdamente falho.

Primeiro, porque a quantidade de dinheiro define quem vai ganhar as eleições e, segundo, porque temos um exército de eleitores cuidadosamente despreparados para exercerem a nobre missão de escolher seus representantes e governantes.

No vídeo abaixo eu falo sobre o recém eleito, deputado federal Roberto Góes, e também de mais alguns assuntos absurdos que envolvem a nossa política. Ainda neste vídeo você saberá qual foi o destino dado ao Abaixo Assinado entregue na semana passada ao deputado Eudes Xavier, O Rei da Papelaria, e também assistirá a entrega de mais doze requerimentos nos gabinetes dos nobres Senadores da República.

Escrito por Lúcio Big

patreon_big

Sobre Lúcio Big

Lúcio Big, jornalista (MTE nº 0010764/DF), ativista no combate à corrupção e músico nas horas vagas.

31 comentários

  1. Voce deveria ser mais imparcial em suas postagens

    • Concordo. E nos videos também.

      • Henrique: crie o seu blog e faça os seus comentários e vídeos menos imparciais. Jogar merda no quintal do vizinho é fácil prá c******…

    • Eu sinceramente não entendi esse seu comentário. Por favor, nos diga quando ele foi parcial pra algum lado? Em qual trecho se percebe algum tipo de ideologia política dele?

      Porque tudo o que eu vi foi uma crítica à má fiscalização nas eleições e nos eleitores “despreparados”. (eu diria outra coisa, mas é melhor não baixar o nível mesmo)

    • Nanananana… tem que ser parcial sim. Tem que atuar e opinar pelo benefício dos outros, se for imparcial o malefício será beneficiado LUCAS MENDONÇA….. tem que ser punido quem está errado e não ficar encima do muro como a grande maioria….. Tomar partido do lado do BEM….

    • Então Lucas, crie o seu blog e faça os seus comentários menos imparciais. Jogar merda no quintal do vizinho é fácil prá c******…

    • Imparcial? Ocara só falou a verdade, se um ou outro é muito corrupto ele vai fazer o que? Não falar nada?

  2. Sem educação, essa realidade não vai mudar.
    Só com boas escolas e trabalho sério.

    • Olha, no Brasil tem educação mas o real problema está nos alunos, pouquíssimos entram na sala de aula com intenção de estudar.A solução está mais na disciplina e na consciência social coisas que neste país nem se fala.

  3. O problema é que a Justiça brasileira não funciona. Na minha opinião, esta é a raiz de todos os problemas neste país. Políticos que deveriam estar na cadeia são reeleitos.

    Sei que este site fala muito do Legislativo mas a qualidade dos nossos políticos é consequência de um Judiciário incompetente.

    No Brasil, se joga pra imprensa e pro cidadão brasileiro a responsabilidade de investigar o passado de um candidato.

    Está tudo errado.

    Isso é função do Judiciário.

  4. melhor coisa que poderia acontecer seria o brasil virar colonia dos EUA.

    • Então Alexsandro…o Brasil é colônia dos EUA já faz um bom tempo hein…você cabulou suas aulas de história/ geopolítica ?!?

  5. Espero q os coments citados no vídeo não tenham sido só cm relação ao Aecio pelo blog ser tendencioso!! –“

  6. Como dizia meu amigo MATRIX :
    1 a politica é uma MAFIA onde TOOODO politico quer estar PARA ROUBAR OU DEIXAR ROUBAR
    2 SÓ VOTA QUEM É OTÁRIO

  7. Valeu parceiro, ótimo trabalho, obrigado pelos vídeos! Abração!

  8. Mas afinal a onde está a ficha limpa para barrar esses bandidos?

    • ficha suja só depois que é condenado. :( … e depois q cumpre a pena fica ficha limpa. Se eu estiver errado, me corrijam.

  9. Canal do Otário, poderia falar do Alckmin e Serra, que estou chafurdados em processos de improbidade administrativa, desvios de dinheiro público e um deles inclusive disse que “cartel não é crime”, como foi o caso do Serra. Mas parece que sua artilharia só está apontada aos bandidos petistas os do PSDB estão ilesos!

  10. Sou do Pará e acho que posso falar sobre o Eder Mauro.

    Ele é como um Batmam Paraense, não é o que queremos, mas sim o que precisamos, ele é conhecido por matar o bandido primeiro e perguntar depois, é simplesmente “O Policial’ do Pará, o problema é que ele é violento até de mais, e por conta disso, foi tirado das atividades de policial nas ruas, coisa que muita gente por aqui não gostou, e com a fama que tinha, sair em primeiro não foi nenhuma surpresa.

    O pior é que ele era o único policial que tinha peito de ir pra cima de tudo por aqui, ruim com ele nas ruas, pior sem ele nas ruas.

    • Achei interessante seu comentário, e por isso que eu sempre leio comentários.

      Eu só saberia como é a situação aí se alguém que vive nela me falasse. Tudo bem que eu não posso acreditar em tudo que alguém me fala, porém, a realidade aí parece diferente, um político corrupto, porém, um policial ousado.

      Certeza que a política não é lugar dele, seria melhor ele de volta na polícia, mas, até onde vale a pena não saberia dizer.

      • Ele era o único policial doido o suficiente para encarar tudo quanto era barra pesada por aqui, mas como citei, eles foi tirado de suas atividades na rua e foi colocado atrás de uma mesa, por isso arrumou tempo para virar político.

        • Cara eu até entendo o que você quer dizer sobre ele “encarar os bandidos” mas o problema é que ele possui um processo na justiça por crime de TORTURA, envolvendo um pai e sua FILHA DE DEZ ANOS.

  11. FORA DILMA!!! FORA PT!!! “Bolsa Esmola” não melhora a vida de NINGUÉM! Só com EDUCAÇÃO e MUITO TRABALHO o país irá CRESCER!

    Os Correios são uma VERGONHA para nós brasileiros. Nossas encomendas e cartas SOMEM, FICAM PARADAS, CHEGAM QUEBRADAS ETC, enquanto CARTEIROS uniformizados são flagrados “panfletando” para a “presidenta” em todo país…

    O nosso dinheiro é enviado para CUBA, e o LULINHA, filho do Lula, fica cada vez mais rico e não dá explicação: http://www.rotanoticias.com/o-filho-do-lula-e-o-e

    CHEGA DE ENROLAÇÃO, FOFOQUINHA E ROUBALHEIRA!!! O povo brasileiro NÃO é IMBECIL!!!

    Ajude a compartilhar!

  12. Sem papo. Mandou bem e é excelente exemplo. Quem não gostou, lixe-se !!!
    O trabalho de informar é muito maior do que o de criticar.

  13. Falar do BOLSA FAMILIA é fácil. Difícil é falar de uma série de vantagens legais mas totalmente IMORAIS que são pagas sem qualquer constrangimento a alguns servidores públicos, tais como:

    “Minha casa de praia, minha vida”, que é o auxílio moradia pago aos juízes do país sem qualquer necessidade de comprovação de eventual necessidade.

    Do “bolsa auxílio educação”, que é um pagamento de quase 3 mil reais pagos aos juízes e servidores do TJRJ como se eles fossem os únicos mortais que necessitam ir às Escolas. …

    Do “bolsa educação”, que é pago aos Promotores e Procuradores de Justiça do Ministério Público de quase 5 mil reais para comprarem livros como se o aumento da biblioteca desses personagens fosse obrigação do poder público!

    Do “Auxílio Acumulação” que os Juízes recebem quando acumulam a vara de um colega juiz que saiu de férias, mas que ele não faz absolutamente nada na vara que acumulou salvo receber o dinheiro!

  14. desistem do brasil,todos os politicos que tem o anus preso na justiça vai ser eleito,pois os brasileiros amam comer coco e bebe a urina de corruptos,a tv mostra os imundos e corruptos e mesmo assim tem votos,desisti do brasil,pois 100% dos politicos é corrupto e 100% da justiça é corrupta,mesmo que trocar 100% dos politicos e colocarem todos novos os 100% vão roubar e se colocarem 100% de pessoas na justiça os 100% vão ajudar a corrupção, isso siguinifica que a corrupção,ladroagem vem dos brasileiros,quem estiver no governo vai se preocupar com seus própios instestinos delgado,fazendo coco o anus deles fodam-se os anus da população é isso,desisti e desistem tbm.

  15. O gigante acordou. Parabéns gigantinho criado a merthiolate que não arde.

  16. Fico imaginando como isso tudo irá acabar: Saúde precária, educação inexistente, segurança…É lógico que, uma hora, não haverá mais o quê roubar, o Brasil, como um todo, estará destruído por uma infinitude de ladrões. É incrível esse país! Ladrões votando em ladrões no ciclo sem fim, é incrível como os brasileiros toleram a corrupção; hoje, a classe política nem se importa mais em ser pega roubando, não fazem nem questão mais de esconder.
    E a propagando política? A Dilma, presidenta do Brasil, mentindo descaradamente na TV, mostrando um Brasil totalmente inexistente e ninguém questiona isso em lugar algum!
    Sério, eu tenho medo hoje. Medo de como isso vai terminar porque, claramente, não há esperança nenhuma para o povo brasileiro. Nenhum esperança enquanto ladrões votarem em ladrões.

  17. Foi graças ao erro dos fraudadores de esquecer de combinar o resultado das pesquisas de boca de urna que pudemos visualizar o que talvez seja a eleição mais adulterada da história. Mas não cometerão este erro novamente. Vamos espalhar a ideia de fazer na próxima eleição uma pesquisa de boca de urna nós mesmos, com a ideia de provar a todos o que acontece na caixa preta.

    O eleitor após votar pode declarar o seu voto, de forma sigilosa, anotando sua zona, seção e números dos candidatos e depositando em uma urna convencional. Assina uma declaração que se compromete de ter declarado exatamente o voto que digitou na urna eletrônica, até para evitar que se vote duas vezes.

    Se forem declarados mais votos em uma zona e seção do que a que estiver impresso no BU, fica demostrado a fraude. Se isso ocorrer em dezenas, centenas de urnas, fica insustentável a tese de confiabilidade do TSE.

    Espalhem esta ideia.

  18. Há um exemplo ainda mais gritante: João Paulo Cunha, lembra dele? É o cara do dinheiro na meia. Pois ele foi absolvido pelos bandidos do STF e nessas eleições foi eleito senador pelo Pará.

Assinantes do site tem descontos especiais na loja! Bronze (5%), Prata (10%), Ouro (20%) e VIP (30%)! Saiba mais, clique aqui - Dispensar