#DeixemARolaNaBocaDoChavez

Share Button

No início de fevereiro (7), a prefeitura de São Paulo liberou os grafites nos Arcos do Jânio, obra tombada pelo patrimônio histórico da cidade, que foi construída há quase 1 século (em 1920) e só voltou a figurar no cenário da capital paulistana no fim da década de 1980, quando o então prefeito, Jânio Quadros, mandou demolir o cortiço que encobria os arcos.

Detalhe: a intervenção foi autorizada pelo próprio Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Mas, independentemente da polêmica de ser ou não favorável a permitir que obras tombadas pelo patrimônio histórico sofram intervenções artísticas na forma de grafite (o que, diga-se de passagem, sou totalmente a favor), a grande repercussão neste caso foi a imagem utilizada em uma dessas pinturas.

Muitas pessoas disseram que a prefeitura, administrada por Fernando Haddad (PT), estaria fazendo uma homenagem ao ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez (o qual, não é segredo para ninguém, possuía estreitas relações com o PT, através do ex-presidente Lula e da atual Dilma).

Porém, os artistas garantem que não se trata da imagem de Hugo Chávez, mas sim, a de um homem negro representado de forma genérica. Rafael Hayashi, um dos autores da obra, disse à Folha que a intenção era retratar um "homem negro, mas a imagem ficou distorcida".

Em entrevista à Veja SP, o artista Enivo, que também participou da criação da obra, disse o seguinte:

“A proposta foi retratar um homem negro, um mestiço, um brasileiro como nós. A obra não tem nenhuma relação com política ou religião”.
Enivo (um dos autores da obra)

Segundo ele, o grupo de artistas usou retratos de pessoas anônimas como referência. “Às vezes, a maldade está nos olhos dos outros”, concluiu o artista.

- Ah, tá! Num tem nada a ver com o Hugo Chávez, né?! Então, deem uma olhadinha na imagem a seguir:

chavez-grafite
À esquerda, Hugo Chávez. À direita, a tal representação de um "homem negro genérico". Parecidos, né?! ;-)

- Pô! Se Chávez ainda estivesse vivo, ele teria gostado tanto desta obra que, certamente, ele iria colocá-la em sua mesinha de cabeceira! Ou então, faria como a prefeitura de São Paulo fez e mandaria pintá-la em algum patrimônio histórico de Caracas.

Agora, dizer que a obra não era a imagem do Chávez, ou é muita ignorância (pois pegaram a imagem dele sem saber quem era - o que é muito difícil de acreditar), ou então, estão achando que o povo é otário.

Não sei em qual desses dois casos se enquadraria o secretário municipal de Relações Governamentais, Alexandre Padilha. Dá uma olhada na pérola tweet dele a seguir:

Teria sido mais honesto (e fácil para o povo acreditar) se tivessem dito que, na verdade, estavam querendo homenagear o personagem Chaves (interpretado por Roberto Gómez Bolaños, falecido no ano passado), porém, por um "descuido", acabaram se equivocando e colocando a imagem do Chávez ;-)

Intervenção Genial!

Na quinta-feira (12), a obra amanheceu com uma RÔLA bem no meio da boca do Chávez, além de algumas manchas de tinta vermelha (representando o sangue dos venezuelanos que sofreram e ainda sofrem na mão deste FDP!) e as palavras: "Hugo Chávez. É o Chávez sim". O que, na minha opinião, foi uma intervenção genial! Parabéns ao autor!

grafite21
Intervenção da intervenção que deixou a obra genial!

Este é um exemplo de intervenção que, assim como na obra Ecco Homo (ver imagem a seguir), acabou agregando muito mais valor à obra original ;-)

cristo-borja
"Ecco Homo", como era, como estava e como ficou após a restauração "desastrosa" de uma senhora de 82 anos. Antes, a obra possuía apenas valor sentimental para os frequentadores de uma pequena igreja na Espanha, hoje, movimenta a economia de uma cidade e é uma das obras mais famosas do mundo.

No sábado (14), os artistas desenharam uma venda vermelha cobrindo os olhos de Hugo Chávez (ops, quer dizer, da imagem), além de uma mão cobrindo a boca e as demais intervenções.

grafite31
Intervenção da intervenção da intervenção. Onde o "pobre" Chávez não pode se expressar. Coitadinho dele!

Em entrevista à Folha, Hayashi afirmou que a intenção é dar uma resposta às más interpretações, censuras e ataques ao trabalho.

"O que pretendemos é dar um ponto final a este assunto do qual acabamos sendo incluídos por acharem oportuno nos utilizarem como uma ferramenta de ataque. A pintura não tinha o papel nem de ataque e nem de defesa de nenhum pensamento político-partidário. Por estes motivos neste momento essa figura se cala ou é silenciada."

É uma pena, pois, se a ideia era mostrar que não havia nenhum tipo de pensamento político-partidário na obra, esta atitude de cobrir as demais intervenções evidencia exatamente o contrário! Ou seja, de que a imagem do "CUmpanheiro" Hugo Chávez não poderia ser denegrida.

- Ninguém está impedindo que o Chávez se expresse! Deixem o Chávez falar! Mas coloquem de volta a rôla na boca dele! ;-)

Deixem a rôla na boca do Chávez!

Gostaria de iniciar uma campanha nas redes sociais, através da seguinte rashtag:
#DeixemARolaNaBocaDoChavez

Aliás, proponho criarem mais imagens, como a do rosto do Hugo Chávez, porém, utilizando os demais presidentes sul-americanos, deixando uma rôla bem grande no meio da boca de cada um deles!

A seguir, algumas imagens meramente ilustrativas:

dilma lula

- Calma, porra! As imagens acima não são a Dilma e muito menos o Lula, são apenas uma representação genérica de uma mulher e um homem qualquer, respectivamente. “Às vezes, a maldade está nos olhos dos outros.” ;-)

#DeixemARolaNaBocaDoChavez

Abraços,

Otário Anonymous

banner-assine

Fontes e links úteis

Fontes e links úteis

Desenho de rosto que lembra Hugo Chávez é pichado no Centro de SP: Grafite foi feito nos Arcos do Jânio. Artista diz que ideia era pintar um homem negro. http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/02/desenho-de-rosto-que-lembra-hugo-chavez-e-pichado-no-centro-de-sp.html

Grafite idêntico a Hugo Chávez causa polêmica na internet: Desenho foi pintado nos Arcos do Jânio, no centro da cidade. Autor diz que intenção foi retratar homem negro http://vejasp.abril.com.br/materia/grafite-lembra-hugo-chavez-causa-polemica-internet/

Desenho que lembra Chávez em Arcos do Jânio é de homem negro, diz artista http://folha.com/no1588230

Após pichação, desenho nos Arcos do Jânio recebe intervenção de grafiteiros http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/02/1590142-apos-pichacao-desenho-nos-arcos-do-janio-recebe-intervencao-de-grafiteiros.shtml

Grafiteiros cobrem pichação de mural no Centro com nova intervenção: Painel gerou polêmica por estampar rosto similar ao de Hugo Chávez. Artistas inseriram tarja vermelha e mão ao desenho neste sábado (14) http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/02/grafiteiros-cobrem-pichacao-de-mural-no-centro-com-nova-intervencao.html

Spanish fresco restoration botched by amateur http://www.bbc.com/news/world-europe-19349921

camisetasUtilize o cupom: OTARIOFE10 e ganhar 10% de desconto (válido somente em Fevereiro)

15 comentários

  1. Em curitiba, tinha e tem a travessa da LAPA, onde passa o BIARTICULADO, o metro de pneu de CURIBA, pq é o transporte de massa. O Biarticulado passa embaixo de um predio furado (para passar o busao) e segue uns 40/50km/h
    BEm, nos idos anos 90, ali ficava uma pista de skate, racionais era sucesso e estava nascendo os grafites e toda a rua foi pixada.
    A prefeitura, na ideia de acabar com pixaçoes, pintou tudo de branco e fez grafites com lugares da cidade, mas com o tempo, foram sofrendo modificações, um belo dia, uma incorporadora daqueles prédios velhos, pintou todos os números de branco, durou tres dias, porque uns grafiteiros muito bo,, fizeram quadrinhos, onde quam passava de oniubus via os desenhos de policiais num cavalo atirando numa estudantes, polaco (branco de oriogem polonesa) porque este respondeu ao policiais. Alusão a um crime que ocorreu no bairro italiano de Curitiba e que depois os policiais injetaram cocaina no corpo do garoto, mas tanta que dava para ter overdose umas 20x.
    Akilo virou epico, e ai a Policia Militar do Parana foi pintar o muro, e no outro dia apareceu escrito. Podem apagar a verdade no muro, mas serão capazes de apagar a verdade no mente, ou na mente esta cheio de pó branco como este muro?

  2. Sensacional, é bom acordar domingo e ler uma boa matéria. Parabéns “Otário” (de otário vc não tem nada). E de quem é a imagem do homem barbudo com a rola na boca? Abs.

  3. Não concordo com você. Os artistas refizeram a pintura para se distanciar do assunto político que existia desde o começo da discussão, mas também para retirar a PICHAÇÃO do grafite. Isso não é “manifestação” é um desrespeito com o grafite, independente da imagem que foi feita. Artigo ruim.

  4. O espaço é público a obra é coletiva e ainda não está acabada ! Quando eu passar por Sampa vou la dar a minha pincelada ! O prefeito rei da tinta ainda vai assistir muitos desenvolvimentos em que aó ele vai levar tinta !

  5. Vou fazer uma imagem do lula e da dilma chupando uma pica, mas não em desenho simples, vou desenhar a benga direitinho na boca destes filhos da p***…Ai vocês postam que é pra ofender mesmo

  6. O pior é o Alexandre Padilha dizer que é um homem negro, kkkkkkkkkkkkk. Acho que essa aula de anatomia ele na fez na faculdade de medicina. Não tem nada de negro, o homem que ali está pintado. Tá mais para o Evo Morales do que um homem negro. Partido MEDIOCRE

  7. esta pichação DIGNA DO PT EU ESTOU ENVERGONHADO DE TER O MESMO SOBRENOME DO PREFEITO …

  8. Estou criando uma série para estampas de camiseta com essa idéia… se vingar, vou doar para o Canal do Otário oferecer na loja.

  9. Engraçado! Se não é Hugo será quem?!
    E outra, o cara foi CONTRATADO pela prefeitura para ‘expressar’ sua ‘arte’.
    E ainda tem a coragem de vir dizer que não há intenção política quando o mesmo foi contratado pela PREFEITURA?! VAI TOMAR NO CU!

  10. Aff, admirava o seu blog, mas esse post… é o cumulo da ignorância, não esperava isso de ti.

    • Eu esperava e espero que o superotário voe mais alto e ainda mais longe!
      Toda a liberdade de expressão para quem expressa as verdades que a hipocrisia quer calar!

  11. David Taro Armando

    O traços do artista são originais e podemos ver características parecidas em obras anteriores e posteriores a esta. Recomendo um Doc chamado “Cidade Cinza” para quem não sabe o quanto que a pintura de rua é original e importante para a cultura de São Paulo.
    A arte assim que feita em um local público não é mais do artista Enivo, e sim do público.
    A interpretação é individual e deve ser explanada, Porém acredito que pesquisar antes de expor opiniões é importante.

Assinantes do site tem descontos especiais na loja! Bronze (5%), Prata (10%), Ouro (20%) e VIP (30%) Aproveite!!! Dispensar