Contra-Notificação Extrajudicial enviada aos Correios

Share Button

Esta semana, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) enviou uma Notificação Extrajudicial por e-mail ao Canal do Otário solicitando remoção de conteúdo do site que faça referência ao nome "Correios". Caso ainda não tenha lido esta notificação, confira (na íntegra) clicando aqui ;-)

A minha vontade era ter respondido à notificação dos Correios da seguinte maneira:

- Hmmmmm... não.

Porém, resolvi enviar a eles uma resposta formal (através de uma Contra-Notificação Extrajudicial) elaborada pelo Professor de Direito Empresarial da Universidade Federal de Ouro Preto, com mestrado em Direito Civil pela UFMG e doutorado em Direito Privado pela PUC-MG, Claudio Henrique Ribeiro da Silva, do escritório CHALUP E CAIXETA ADVOGADOS ASSOCIADOS, contratado para defender o Canal do Otário.

Contra-Notificação Extrajudicial (para ler na íntegra, basta clicar aqui)

Contra-Notificação Extrajudicial (para ler na íntegra, basta clicar aqui)

Prezados (as) Senhores (as) do Núcleo de Proteção à Marca da ECT:

Com nossos cordiais cumprimentos, vimos dar-lhes ciência da contratação do escritório CHALUP E CAIXETA ADVOGADOS ASSOCIADOS para o tratamento das questões que envolvam a liberdade de expressão exercida por meio do material divulgado na página dos contra notificantes na internet (referida na notificação). Especificamente, a resposta à notificação enviada e eventuais tratativas subsequentes, atos para os quais temos mandato.

No que tange à notificação enviada e recebida por correio eletrônico, e que passamos a responder, há uma afirmação com a qual concordamos. Efetivamente, “o serviço postal é essencial ao desenvolvimento social, econômico e cultural do país, exercendo atividade pública de inegável relevância no desempenho do papel integrador e organizacional do Estado, bem como da própria coletividade”. E parece ser justamente esse o motivo pelo qual o Estado atua neste campo da atividade logística e econômica, a despeito dos seguidos escândalos de corrupção que as excessivas intervenções políticas em empresas públicas vêm criando.

É também esta grande relevância do serviço postal (assim como o caráter de empresa pública da ECT) que o torna objeto do interesse, da vigilância e da crítica pública e cidadã. Tanto mais no caso da Empresa Brasileira de Correios, que mantém o monopólio nacional para correspondências pessoais, nos termos do Acórdão da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) n° 46.

Com tal percepção, firme na convicção do papel social da empresa pública, é que foi colocado na rede o link objeto da notificação que ora se responde. O interesse dos produtores é tão somente o de questionar os atos dos correios visando à melhoria de seus serviços e a revisão de certas práticas. O objetivo não é mentir, não é distorcer, e, principalmente, o objetivo não é concorrer. Exercício de cidadania, nos parece, não deve ser equiparado aos atos praticados por empresários no mercado.
E porque o objetivo dos contra notificantes não é o de gerar confusão ou engano, é que não lhes parecem razoáveis algumas interpretações de fato e de direito comunicadas na notificação. Senão, vejamos.

O Domínio “www.canaldootario.com.br”

Diversamente do que foi afirmado em notificação, o link citado não indica “a utilização da marca CORREIOS no registro de domínio”. O registro se resume tão somente à www.canaldootario.com.br, sendo que a expressão “correios” apenas está presente em página determinada, cujo assunto é justamente a avaliação crítica da prestação de serviços dos correios.

O mesmo pode ser encontrado em link do site “Reclame Aqui”, em que consta expressão correios (http://www.reclameaqui.com.br/indices/780/correios-empresa-brasileira-de-correios-e-telegrafos/), e em outras incontáveis páginas da internet de que são exemplo a página do portal de notícias da Globo-G1 (http://g1.globo.com/topico/correios), a Página da Revista de Economia Exame (http://exame.abril.com.br/topicos/correios), ou, ainda, a página do Jornal Correio Popular (http://correio.rac.com.br/).

Poderíamos continuar indefinidamente com essa enumeração, mas os exemplos apresentados já são suficientes para explicar o entendimento dos contra notificantes acerca das relações entre a marca e o domínio.

Os contra notificantes não utilizam a expressão correios em seus domínios, e entendem que não há a menor possibilidade de confusão entre o endereço de uma de suas páginas e a dos correios, eis que não se trata de concorrência, e há milhares de outras páginas com a mesma configuração.

Ou estamos em desacordo quanto ao que deva ser entendido por domínio, ou que a ECT realmente propõe é a exclusão de qualquer menção a si de toda a internet. Em outras palavras, a utilização do registro da marca como instrumento de controle da opinião na rede mundial de computadores.

Por fim, a mera busca pela expressão correios no mecanismo de busca do Google é um aferidor de como a página dos contra notificantes é inofensiva, tanto assim que não aparece.

Suposta Violação ao Direito Marcário – Os Dispositivos Citados

A notificação faz menção a dois dispositivos legais que estariam sendo supostamente desrespeitados pelos contra notificantes.

O art. 189 da Lei de Propriedade Industrial

Lei nº 9.279/1996.
Art. 189. Comete crime contra registro de marca quem:
I - reproduz, sem autorização do titular, no todo ou em parte, marca registrada, ou imita-a de modo que possa induzir confusão; ou
II - altera marca registrada de outrem já aposta em produto colocado no mercado.
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

A alínea I do art. 189 da lei de propriedade industrial é clara ao exigir, como requisito para a configuração do ilícito penal, que a reprodução ou imitação da marca registrada o tenha sido de “modo que possa induzir confusão”, no sentido de que a clientela possa entender que os produtos assinalados com a marca reproduzida sejam os originais. Do mesmo modo, o inciso II do mesmo artigo se refere à alteração da marca “já aposta em produto colocado no mercado”.

Fato é que o notificado não fez uso, em nenhum momento, das marcas da notificante com o objetivo de fazer-lhe concorrência. Por óbvio, não há a menor chance de concorrência entre a notificante e o notificado, eis que este não exerce atividade empresarial, e não atua nos ramos de produtos e serviços da notificada.

Por este motivo, nos parece que a conduta dos contra notificados não se enquadra na tipificação do art. 189 da Lei de Propriedade industrial.

Sobre o art. 190 da Lei de Propriedade Industrial

Lei nº 9.279/1996.
Art. 190. Comete crime contra registro de marca quem importa, exporta, vende, oferece ou expõe à venda, oculta ou tem em estoque:
I - produto assinalado com marca ilicitamente reproduzida ou imitada, de outrem, no todo ou em parte; ou
II - produto de sua indústria ou comércio, contido em vasilhame, recipiente ou embalagem que contenha marca legítima de outrem.
Pena - detenção, de 1 (um) a 3 (três) meses, ou multa.

A inadequação entre o art. 190 e as condutas envolvidas é de tal sorte gritante que dispensa maiores esclarecimentos. Não há importação, exportação, venda, oferecimento, exposição à venda, ocultação ou estoque. Em verdade, não há nem produto.
Não há violação do bem jurídico

Em se tratando de ilícitos penais, é de se cogitar sobre o bem jurídico protegido. Bem jurídico este que, no caso, consiste justamente na identidade do empresário, seus produtos e serviços, assim como a informação correta da clientela.

Os responsáveis pelo canal do otário, nos atos que praticam, em nada ferem o bem jurídico objeto da proteção penal respectiva.

A Função Social da Proteção às Marcas e o Abuso de Direito da ECT

A doutrina, assim como a jurisprudência, já tem bem estabelecida a função social, da proteção às marcas. O próprio STJ já se manifestou no sentido de que “A finalidade da proteção ao uso das marcas – garantida pelo disposto no art. 5º, XXIX, da CF/88 e regulamentada pelo art. 129 da LPI – é dupla: por um lado protegê-la contra usurpação, proveito econômico parasitário e o desvio desleal de clientela alheia e, por outro, evitar que o consumidor seja confundido quanto à procedência do produto (art.4º, VI, do CDC)” (STJ - Resp. nº 1.105.422 – MG, sem grifo no original).

Da função da propriedade da marca resulta que o seu exercício voltado a outros objetivos (como, por exemplo, cercear a manifestação da crítica) pode configurar abuso de direito, nos termos do art. 187 do Código Civil em vigor.

Lei n° 10.406/2002 “Art. 187. Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.”

Assim é que o ato de cerceamento da crítica, da discordância, e da manifestação de opinião que em nada se relaciona com a atividade empresarial, constitui flagrante abuso de direito. Do mesmo modo, a tentativa de intimidação de pessoas sem formação jurídico por meio da imputação de ilícitos penais não parece um esforço no sentido do entendimento, mas tão somente da opressão do forte (a empresa pública monopolista) sobre o fraco (o cidadão dotado de opinião).

Especificamente quanto à acusação de prática de ilícitos penais, estejam vossas senhorias cientes de que os contra notificantes não admitirão a prática de denunciação caluniosa. Afinal, infelizmente, o que parece ter sido comunicado por meio da notificação é o ânimo da ECT para a prática de abusos de direito. Nos termos do Código Penal:

“Art. 339 Dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, instauração de investigação administrativa, inquérito civil ou ação de improbidade administrativa contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe inocente: Pena: Reclusão, de 2 a 8 anos, e multa.§ 1º - A pena é aumentada de sexta parte, se o agente se serve de anonimato ou de nome suposto. § 2º - A pena é diminuída de metade, se a imputação é de prática de contravenção”.

Conclusão

Em face do sucintamente exposto, e com o ânimo de prevenir litígios e resguardar direitos é que, na qualidade de advogados legalmente constituídos e com poderes outorgados pelos CONTRA NOTIFICANTES, que expressamos constante interesse no diálogo e na busca do entendimento. Todavia, também queremos proteger o direito à crítica, o que parece ser impossível em face do entendimento atual de vossas senhorias (notadamente em relação às marcas nominativas).

Também vimos por meio desta CONTRA NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL, adverti-los (as) para que façam cessar as tentativas de intimidação semelhantes e próximas à denunciação caluniosa. Em tempo, advertimos que contra esta prática resistiremos com todos os instrumentos de direito, sejam eles legais, políticos ou de marketing.

Outrossim, os contra notificante não mais tratarão deste assunto pessoalmente, mas tão somente por este escritório, cujos advogados se colocam à disposição para contatos e aprofundamento de entendimentos.

A seguir, os principais trechos da contra-notificação:

Prezados (as) Senhores (as) do Núcleo de Proteção à Marca da ECT:

Com nossos cordiais cumprimentos, vimos dar-lhes ciência da contratação do escritório CHALUP E CAIXETA ADVOGADOS ASSOCIADOS para o tratamento das questões que envolvam a liberdade de expressão exercida por meio do material divulgado na página [...] Especificamente, a resposta à notificação enviada e eventuais tratativas subsequentes, atos para os quais temos mandato.

Pois é, Correios! A partir de agora, se quiserem falar comigo, procurem meus advogados e não me mandem mais e-mailzinhos intimidadores ;-)

O Domínio “www.canaldootario.com.br”

Com relação a alegação dos Correios de que o domínio do site do Canal do Otário estaria utilizando indevidamente do nome 'correios'...

Diversamente do que foi afirmado em notificação, o link citado não indica “a utilização da marca CORREIOS no registro de domínio”. O registro se resume tão somente à www.canaldootario.com.br, sendo que a expressão “correios” apenas está presente em página determinada, cujo assunto é justamente a avaliação crítica da prestação de serviços dos correios.

Além disto, diversos sites na internet utilizam a expressão 'correios' em seus endereços, conforme podemos ver a seguir:

- site “Reclame Aqui”, em que consta expressão correios (http://www.reclameaqui.com.br/indices/780/correios-empresa-brasileira-de-correios-e-telegrafos/)
- portal de notícias da Globo-G1 (http://g1.globo.com/topico/correios)
- página da Revista de Economia Exame (http://exame.abril.com.br/topicos/correios)
- página do Jornal Correio Popular (http://correio.rac.com.br/).

Seria possível continuar indefinidamente com essa enumeração, mas os exemplos apresentados já são suficientes para explicar a abissal diferença existente entre a marca e o domínio.

Os contra notificantes [Canal do Otário] não utilizam a expressão correios em seus domínios, e entendem que não há a menor possibilidade de confusão entre o endereço de uma de suas páginas e a dos correios, eis que não se trata de concorrência, e há milhares de outras páginas com a mesma configuração.

Ou estamos em desacordo quanto ao que deva ser entendido por domínio, ou que a ECT realmente propõe é a exclusão de qualquer menção a si de toda a internet. Em outras palavras, a utilização do registro da marca como instrumento de controle da opinião na rede mundial de computadores.

- Pois é, parece que os Correios sequer entendem o que significa um domínio de internet.

Suposta Violação ao Direito Marcário

A notificação dos Correios faz menção a dois dispositivos legais que estariam sendo supostamente desrespeitados por mim:

O art. 189 da Lei de Propriedade Industrial

Lei nº 9.279/1996.
Art. 189. Comete crime contra registro de marca quem:
I - reproduz, sem autorização do titular, no todo ou em parte, marca registrada, ou imita-a de modo que possa induzir confusão; ou
II - altera marca registrada de outrem já aposta em produto colocado no mercado.
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

A alínea I do art. 189 da lei de propriedade industrial é clara ao exigir, como requisito para a configuração do ilícito penal, que a reprodução ou imitação da marca registrada o tenha sido de “modo que possa induzir confusão”, no sentido de que a clientela possa entender que os produtos assinalados com a marca reproduzida sejam os originais. Do mesmo modo, o inciso II do mesmo artigo se refere à alteração da marca “já aposta em produto colocado no mercado”.

Fato é que o notificado [Canal do Otário] não fez uso, em nenhum momento, das marcas da notificante com o objetivo de fazer-lhe concorrência. Por óbvio, não há a menor chance de concorrência entre a notificante [Correios] e o notificado [Canal do Otário], eis que este não exerce atividade empresarial, e não atua nos ramos de produtos e serviços da notificada.

Por este motivo, nos parece que a conduta dos contra notificados [Canal do Otário] não se enquadra na tipificação do art. 189 da Lei de Propriedade industrial. 

Correios, parece que vcs também não sabem o significado da expressão: Concorrência Desleal. Mesmo porque eu não sou e nunca serei um concorrente de vcs. Aliás, vcs não devem saber sequer o significado da palavra Concorrência, não é mesmo?!

Sobre o art. 190 da Lei de Propriedade Industrial

Lei nº 9.279/1996.
Art. 190. Comete crime contra registro de marca quem importa, exporta, vende, oferece ou expõe à venda, oculta ou tem em estoque:
I - produto assinalado com marca ilicitamente reproduzida ou imitada, de outrem, no todo ou em parte; ou
II - produto de sua indústria ou comércio, contido em vasilhame, recipiente ou embalagem que contenha marca legítima de outrem.
Pena - detenção, de 1 (um) a 3 (três) meses, ou multa.

A inadequação entre o art. 190 e as condutas envolvidas é de tal sorte gritante que dispensa maiores esclarecimentos. Não há importação, exportação, venda, oferecimento, exposição à venda, ocultação ou estoque. Em verdade, não há nem produto.

- Neste trecho eu confesso que senti vergonha alheia ;-)

A Função Social da Proteção às Marcas

Talvez os Correios necessitem de uma aulinhas sobre marcas.

[...] O próprio STJ já se manifestou no sentido de que “A finalidade da proteção ao uso das marcas [...] é dupla: por um lado protegê-la contra usurpação, proveito econômico parasitário e o desvio desleal de clientela alheia e, por outro, evitar que o consumidor seja confundido quanto à procedência do produto [...].

Da função da propriedade da marca resulta que o seu exercício voltado a outros objetivos (como, por exemplo, cercear a manifestação da crítica) pode configurar abuso de direito, nos termos do art. 187 do Código Civil em vigor.

Lei n° 10.406/2002
Art. 187. Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.

O Abuso de Direito da ECT

Só porque eu tenho essa voz fina, uso um saco de papel na cabeça, tenho um nariz de palhaço e me chamo Otário, vcs acham que podem me intimidar, ou me acusar de crimes que vcs sabem muito bem que eu não estou cometendo?

Saibam que o feitiço pode virar contra o feiticeiro ;-)

[...] o ato de cerceamento da crítica, da discordância, e da manifestação de opinião que em nada se relaciona com a atividade empresarial, constitui flagrante abuso de direito. Do mesmo modo, a tentativa de intimidação de pessoas sem formação jurídico por meio da imputação de ilícitos penais não parece um esforço no sentido do entendimento, mas tão somente da opressão do forte (a empresa pública monopolista) sobre o fraco (o cidadão dotado de opinião).

Especificamente quanto à acusação de prática de ilícitos penais, estejam vossas senhorias cientes de que os contra notificantes [Canal do Otário] não admitirão a prática de denunciação caluniosa. Afinal, infelizmente, o que parece ter sido comunicado por meio da notificação é o ânimo da ECT para a prática de abusos de direito. Nos termos do Código Penal:

“Art. 339 Dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, instauração de investigação administrativa, inquérito civil ou ação de improbidade administrativa contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe inocente:
Pena: Reclusão, de 2 a 8 anos, e multa.
§ 1º - A pena é aumentada de sexta parte, se o agente se serve de anonimato ou de nome suposto.
§ 2º - A pena é diminuída de metade, se a imputação é de prática de contravenção”.

Que coisa feia, Correios! Uma das maiores empresas públicas do país, tentando intimidar de forma covarde um simples cidadão como eu, que nada mais quer do que ter um serviço público (como o prestado pelos Correios) com um mínimo de qualidade e respeito aos cidadãos que os utilizam.

Conclusão

A conclusão da contra notificação enviada aos Correios é simplesmente um tapa na cara linda, vale a pena lê-la integralmente ;-)

Em face do sucintamente exposto, e com o ânimo de prevenir litígios e resguardar direitos é que, na qualidade de advogados legalmente constituídos e com poderes outorgados pelos CONTRA NOTIFICANTES [Canal do Otário], que expressamos constante interesse no diálogo e na busca do entendimento. Todavia, também queremos proteger o direito à crítica, o que parece ser impossível em face do entendimento atual de vossas senhorias (notadamente em relação às marcas nominativas).

Também vimos por meio desta CONTRA NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL, adverti-los (as) para que façam cessar as tentativas de intimidação semelhantes e próximas à denunciação caluniosa. Em tempo, advertimos que contra esta prática resistiremos com todos os instrumentos de direito, sejam eles legais, políticos ou de marketing.

Outrossim, os contra notificantes [Canal do Otário] não mais tratarão deste assunto pessoalmente, mas tão somente por este escritório, cujos advogados se colocam à disposição para contatos e aprofundamento de entendimentos.

Correios, tentem focar no trabalho de vcs, promovendo melhores serviços, contratando e remunerando melhor seus funcionários e, principalmente, respeitando seus clientes, porque os seus problemas não serão resolvidos se vcs simplesmente continuarem tentando varrer a sujeira para debaixo do tapete, e muito menos tentando me censurar calar.

Bons sonhos ;-)

Otário Anonymous

176 comentários

  1. Deveria entrar com um processo contra os “Correios” por essa injúria!

  2. DERRUBA ESSES FILHOS DA P***! NAO F*** P****!

  3. Nunca fiquei tão feliz lendo um texto! O que mais gostaria era de ver a cara de babaca dos responsáveis dessa empresinha vagabunda, que são os Correios. Espero que isso sirva de lição, não somente para a mesma, mas também para todas as empresas que pensam em calar seus consumidores. Parabéns ao Advogado e ao Otário por essa excelente iniciativa!

  4. Chuuupa Curreios!

    Aproveita e cancela sua “tarifa de manutenção” no seu Banco!

    https://banco0800.blogspot.com

  5. E pensar que gastaram milhões numa faraônica reformulação da marca achando que isso é que ajudaria a reverter a péssima reputação e imagem da empresa. Para atitudes antipáticas, arbitrárias e sobretudo cínicas como essa notificação ainda não inventaram redesign de logomarca que resolva.

  6. E toma! Ótimo trabalho, tanto do escritório de advocacia quanto o seu, Otário! :)

  7. HAHAHAHAHHAHAHAHAHAHA, que lindo de ver isso

  8. Tomaram nos fundinhos hehehehehe!

  9. Christiano Lacerda

    Junta seus advogados e entra com um recurso sobre a taxa de 12 reais que foi imposta pelos Correios sobre todos os produtos tributados vindo de fora, essa taxa é ilegal e abusiva, não existe isso, nem ‘eles’ próprios sabem informar sobre a tal taxa!

  10. Existe a empresa correios? Acho que tem na Espanha. Aqui é ECT, Empresa de correios e Telegrafos.

  11. Eu to chorando de alegria aqui, foi a contra notificacao mais linda que ja linda que ja li. Devia fazer propaganda desses advogados.

  12. gostei destes advogados.muito bons

  13. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Toma !!!

  14. Muito bom!!! Kkkkk me serviu d inspiração

  15. Valeu, otário. Muito bom!

  16. Excelente trabalho Otário. Parabéns por ser um patriota lutando por um país melhor. Quisera um Otário igual a você em cada cidade…

  17. Otário… Essa resposta a ECT foi magnífica. Eu creio que tem muita gente que gostaria que fizesse um vídeo explicando o porque de um produto vindo de outro país ficar 2, 3 ou 4 meses retido na ECT (no meu caso em Curitiba) e outros estados. É uma falta de respeito com os consumidores e ainda tem essa p**** de taxa de 12 reais que sinceramente é pra lascar de vez… Daqui uns tempos é melhor irmos buscar nossas encomendas do que usar esse serviço de bost*. Abraços…

  18. Ah cara você é f*** KKK’ Na,na,ni,na,não .!. Chupa Curreios.

  19. Muito Show! Parabéns. It’s a hero!

  20. Ao invés deles tentarem querer tampar o sol com a peneira, deveriam melhorar seus serviços…

  21. Muito #fail eles confundirem URL com registro de domínio. Pegaram o modelo de reclamação com cybersquatter e mandaram pra você…

  22. Essa conclusão foi o “Grand Finale”. Parábens, Otário.

  23. Essa empresa me mata de vergonha não a empresa e sim os péssimos administradores, gestores e coordenadores que ganham rios de dinheiros dentro da empresa e não estão nem ai para seus funcionários a cada dia essa empresa vai mais pro fundo do poço devido a tantas e outras ações na justiça que os advogados da empresa se matam nao tendo direito de horas extras pegam o serviço e levam pra casa trabalhando de graça para escreverem essa merda de notificação! Esses administradores dos curreios estudam pra fazerem esse tipo de burrices matando de vergonha os trabalhadores que sofrem com tanta repreensão, perseguição, a**édio moral, péssimas condições de trabalho e muito mais coisas! Parabéns Canal do Otário, pra cima deles !

  24. O escritório de advocacia está de parabéns! O Canal do Otário está de parabéns. Vocês fizeram um trabalho digno de prêmios e condecorações.

  25. parabéns otário!!!!!!!!!!!! Não dê moleza a esta “máfia pública”… Pau neles!!!!

  26. Hadooooouuuken!!!!!

  27. Na minha opinião os Correios usaram o argumento da marca achando que o Otário iria se intimidar e remover o artigo.

    Não acredito que eles não saibam essa diferença entre marca e dominio.
    Ou eles são muito otários, ou estão tentando se passar por

    • Ou eles são muito otários. Ei Canal do Otário, pelo desculpas pelo Vinícius, Ele comparou você ao “ect” :P

  28. será que se eu abrir uma concorrência na minha região eles abaixam os preços e melhoram os serviços? Eu gostaria de saber… Pow Curreios, num f*de p*rra!

  29. O feitiço, virou conta o feiticeiro. Canal do Otário=enxame de abelhas, quer dizer, “ect” vocês estão “fu…..” quem mandou mexer com quem estava quieto. Agora quem será notificado serão vocês. Bem feito quem mandou serem burros. :P Aguenta…

  30. Muito bom otário hahaha !!

  31. Que bom que conseguiu uma firma para lhe ajudar !

    Sobre a parte de dominios posta isso para eles explicando o que é um : https://registro.br/dominio/regras.html
    Quem explica é o registro.br autoridade maxima de regitro de dominios do Brasil. Nem isso eles sabem pesquisar !

  32. Notável tentativa de intimidação, estão de parabéns tanto o escritório de advocacia quanto o Canal Do Otário !

    Quero ver censurar a internet, não f*** p**** !

  33. dá-lhes, otário!!!

  34. Completa inversão de valores nesse país…

  35. CRÉUUUUUUUUUUUUUU hehehehehehe

  36. Não dou advogado e sequer curso direitos… Mas eu ri… RI MUITO logo que comecei a ler a “Notificação Extra-Judicial” enviada pelos correios… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

    Ri mais ainda lendo os trechos da “Contra-Notificação” em que foram corrigidas as partes à respeito do domínio. lol

    Sabem de naaada inocentes…… HUEHUE

  37. johnnytiburtinolopespes

    Muito bom!

  38. O certo é agente processar este correios por negligência no atendimento!!

  39. Victória Régia de Oliveira

    Querido Otário acredite, depois que você apontou o servicinho lixo que o Correios “prestava” a coisa tá melhorando. Não sei se o que ocorre agora, em haver mais mulheres do que homens cuidando da correspondência e dos pacotes de encomendas é porque elas são mais responsáveis e cuidadosas do que eles ou se é porque o número de homens vagabundando e nos presídios aumentou, o que sei é que antes, o PACderme que levava até mais de vinte dias para chegar do Rio a São Paulo, agora chega em seis dias. Ainda não está como desejamos, mas depois dessa sua cutucada, acho que está melhorando. Nas agências de São Paulo, acredite, o atendimento está rápido e é através de senhas, enquanto aguarda-se sentado com direito a sistema de ar condicionado. Todas as agências estão passando por reformas e agilizando o atendimento. Será coincidência?!

  40. Isso ae Otário,parabéns hahá :D

  41. Otário, parabéns! Pode acreditar que você tem muitos fãs e seguidores!

  42. Eles não te mandaram a notificação via correios pq nem eles mesmo acreditam no serviço, o e-mail tinham certeza de que iria chegar rsrsrs

  43. O mais interessante é que em NENHUM momento refutam (ou sequer tentam refutar) as críticas aos serviços que eles (não) prestam. E pensar que anos atrás eu pessoalmente me gabava para estrangeiros do serviço postal que tínhamos aqui…

  44. Pior é minha suspeita de roubos de mercadorias e abertura indevida dos pacotes pra ver o que tem dentro.

  45. achei a carta perfeita, admiro seu trabalho e estou ao seu favor.

    Pra cima deles Otário!

  46. Canal do Otário: Sugiro pedir uma indenização por danos morais. :)

  47. Me sinto feliz por saber que encontrei alguém que de otário não tem nada!
    Parabéns, você está num caminho difícil porém íntegro em que o caráter, a honestidade e a justiça é o que conta, e não se deixar intimidar comprova que este país ainda tem jeito, basta irmos a luta!!!
    Muitas vezes deixamos de cobrar nossos direitos por falta de tempo e pela morosidade do sistema, mas você está nos dando o exemplo!
    Pessoal, lutem por seus direitos, direito, este canal está mostrando como se faz!
    Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho e que você possa dar continuidade, pois trata-se de um serviço de extrema importância para a população.
    De minha parte estarei sempre compartilhando tudo, pois acredito que sua força só tende aumentar a partir do apoio em massa.
    Desejo a você muita força, afinal, não se encontram facilmente pessoas dispostas a realizar um trabalho como o que você está fazendo, isso não é para qualquer um, até mesmo para um anônimo! Tomara que surjam mais anônimos com essa disposição!
    Grande abraço seja lá você quem for!

  48. C é f*** vei. F*** com pH de pharmacia.

  49. Otário, uma boa matéria seria sobre o preço do combustível no Brasil, que é ridiculamente alto pra c******, um abuso total…

    E Parabéns a você pela coragem de fazer o que muitos não tem, torço para que surjam muitos outros otários por ai para tentar mudar um pouco a situação em si.

  50. Para mim, sem dúvida, a melhor parte é que diz que (no meu entendimento) “Se os Correios continuarem com ameaças infundadas se aproveitando do seu tamanho e poder econômico sobre um indivíduo comum com liberdade de expressão, estarão sujeitos a processo” Touché!! hahahahaha :D

  51. Mah, é isso que dá quando se contrata um cara que decorou uma apostila de concurso em vez de alguém devidamente capacitado para exercer a função de advogado doa correios

  52. Em resumo: Fatality!

  53. Isso é música para os olhos. Parabéns, Otário! :D

  54. Vc deve processa-lo pela intimidação, calunia, e demais crimes cometidos pelos CUrreios, não deixe barato, use a LEI neles, vamos mostrar que que de otário é só um nome, e não uma condição social…

  55. Otário, obrigado por tudo que vc está fazendo! Mostrando a todos que msm uma só pessoa com opinião pode sim mudar o quadro de poder ao qual somos submetidos.

  56. Sou seu fã. Não cabe aqui todos os elogios.

  57. Já está na hora de fazer um novo video sobre os cUrreios.
    Nesses tempos que passaram tivermos a tarifa de R$12 e fechamento de agencias franqueadas sobrecarregando ás outras agencias.

  58. Parabéns mais uma vez pelo ótimo trabalho!

  59. Muito bom, uma empresa que furta mercadorias alheias não merece respeito, já sumiram com duas encomendas minhas, sendo uma rastreada.

  60. Se eles dedicassem tempo à prestação do serviço ao qual são pagos não aconteceriam casos como os meus, uma entrega Cchina-Brasil levou 89 dias para ser entregue, considerando 12 na China para preparação e saída do aeroporto e 77 no Brasil fazendo sabe-se lá deus oque.

  61. Parabéns, precisamos de mais Brasileiros como você para mudar esse país

  62. Show, parabéns

  63. VC é o Caraaaaaaaaaaaaaaaaaa! Parabéns!!!

  64. ARREBENTOU OTÁRIO, PARABÉNS. CONTINUE ASSIM.

  65. Boa, Otário. Correios caras de pau. Governo cara de pau.

  66. Precisamos de políticos iguais a você!

  67. Muito bem! meus parabéns Otário! todo o sistema é sujo e dá pra usá-lo contra ele mesmo. Seria interessante até que isso passasse na tv, como contra-propaganda, pois se temos o direito de ver propagandas enganosas, temos o direito de ver propagandas reveladoras e, infelizmente, seu canal é uma das raras opções dentro deste direito fundamental.

  68. chupa!!!!!!!!!!!!!

  69. Texto bem redigido, coerente … um exemplo do uso da arte argumentativa jurídica! Parabéns! Respondeu sem perder a elegância!

  70. Otário para presidente!

  71. Parabéns!!! Canal do Otario se garantiu continuem assim vcs!!!

  72. ooooooo que legaaaallll

  73. Sensacional!

  74. Chuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuupa correios! hu3hu3

  75. parabens otário, vc eh meu heroi

  76. Mais oque acontecem se mandarem capangas D:

  77. Parabéns !! Poderia fazer um novo vídeo com o ressarcimento dos correios, pois o layout da página foi alterado e esta dificultando.. Mais uma vez continue assim e nos represente … Grande abraço..

  78. Um otário qualquer

    “Otário” na verdade são eles que tentam derrubar alguém anônimo, algum héroi que se esconde do público, Anônimo “otário”(seja lá quem você seja) pode se considerar um herói nacional capaz de de mudar este país para melhor, muito melhor. Só temos que agradecer.

  79. Maravilhoso, saiba que muita gente esta com você pro que der e vier, sua luta é nossa luta, estamos de olho.

  80. Herói é esse advogado!!! Muito show!!! Parabéns Otário e Dr. Claudio.
    Aliás, se for possível, dá uma perguntada pro doutor se todas as pessoas que foram enganadas com o atraso de correspondências que tinham prazo de entrega podem entrar com uma denuncia coletiva junto ao MP.
    Ai quero ver o ‘correios’ falar fino…

  81. Simplesmente Lindo! *-*
    Ficou claro que, como os correios não tinham razões plausíveis para atacar, arrumaram um motivo qualquer para tentar intimidar este canal, que faz um trabalho muito solidário ao mostrar a indignação, que não é SOMENTE do Otário, mas de todos nós comsumidores que queremos simplismente o básico, que é justamente os produtos ou serviços que essas prometem, venham ou sejam como elas apresentam! E que quando reclamamos, somos intimidados como se NÓS é que estivessemos fazendo a coisa errada…
    Obrigado, Otário… que esse exemplo se estenda para todos os outros, os Zé Ninguens, minorias mas consumidores conscientes e exigentes que só querem o prometido bem feito.

  82. Perfeito, meu sem palavras, correios vai toma no fronho!

  83. Aqui na minha cidade, os correios se negam à entregar encomendas SEDEX (QUE FORAM PAGAS PARA SEREM ENTREGUES EM DOMICÍLIO), alegando que a região tem altos índices de roubo.
    É triste! Sinto pelos pobres carteiros, mas eu não tenho nada com isso. Se fosse para buscar a encomenda, eu não pagaria para entregar.
    E se tivesse mesmo que retirar, que isso ficasse MUITO BEM CLARO no momento da postagem, concorda?
    Não posso mais comprar nada pela internet, pois os correios não entregam! Eu tenho que perder horas de trabalho e gastar combustível, para ir buscar.
    A alegação dos correios? “Nós não podemos arriscar a vida do entregador, por 20 reais!”.
    Entendo perfeitamente, #SQN, e minha encomenda em casa, e meu prejuízo?

  84. Otário para presidente já…

  85. Parabéns.
    Não se deixe intimidar.

  86. Parabéns Otário, os Curreios cada vez se superando, só noticia boa hahahaha. Otário para Presidente já!

  87. R$ 5,00 para cada elogio aqui…

  88. Otário meu herói *-* Cada dia fico mais e mais fã seu mandou bem e bem feito para os Correios que mexeu com a pessoa errada.

  89. Continue assim Otário que o mundo precisa de pessoas assim

  90. Prezado, veja a Lei Postal (Lei 6538/78)!

  91. Tenho contrato com os correios, tenho uma micro empresa e toda semana tenho problemas que chegam a ser bizarros com os correios. Já tentei divulgar, mostrar para as pessoas o péssimo serviço e a preços altos que os correios prestam, mas ninguém quer saber…

    Enfim. O Otário, pelo menos, conseguiu ser ouvido. Parabéns!

  92. Avante e sempre canal do otário!

  93. Taca-le o pau nesses Correios, Otário véio

  94. Mas que resposta brilhante! Foi bem à altura e com todo respaldo do Direito a esses disparates que nada mais foram que distorções. ‘Otário’, parabéns mesmo por ser esse cara que é pesadelo na vida dessas empresas e nosso defensor.

    Depois dessa Correios… melhore o serviço! Se preocupem com a ética. Essa é a melhor forma para melhorar a fama da empresa e dessa lista de críticas que todo mundo sabe que é verdade.

    Censura não resolve nada.

    Porque será que tem milhares de empresas que nunca foram citadas pelo Otário? Porque são boas e tem serviços de qualidade né…?

  95. essa foi a melhor resposta que já vi para uma empresa de grande porte como a do correios, parabéns ao Otário. Eu pude ver que de Otario vc não tem nada.

  96. E digo mais: Fica tão ridículo, quando uma empresa tenta cercear ou abusar de poder ao invés de fazer o certo que é: escutar e se comprometer com as mudanças para melhorias. Muito nojo disso!

    Ficou mais feio ainda pra vocês Correios!

  97. Esse otário vai longe kkkkk chupa curreios!

  98. Estamos com você!

    PS.: vi na sua entrevista que vc é meio antissocial… e está do lado do cidadão? Meio contraditório! Que tal reformular sua postura introspectiva porque de antissocial acho que vc não tem muito não!

    • O fato do Otário ser antissocial não tem absolutamente NADA a ver com o fato dele fazer uma crítica aos correios. E também não é porque ele é antissocial que ele não possui senso de justiça comum assim como qualquer outro cidadão teria, contraditório é você NÃO SABER essa diferença. Quando ele se intitula “antissocial’ , acho que ele se refere a publicidade e promoção da imagem dele, que pelo fato dele não gostar muito de relações com as pessoas ele se preserva. E ele não está errado não. Saiba diferençar que aspectos pessoais e vida social são coisas completamente diferentes. O intimo e particular não é algo publico.

  99. Os correios nunca mais incomodarao rs.. e acho que os advogados dos correios devem passar por uma reciclagem, receberam uma verdadeira aula!

  100. Pelo visto eles querem monopolizar também a palavra “correios”. Deveriam primar por um serviço melhor, deixar de pegar carona na eceita Federal e garfar os clientes 12 reais por cada correspondência que vai parar na RF e sem prestar serviço algum por isso.

  101. Nessa você se superou. Parabéns novamente e não pare nunca pois são pessoas iguais a você que abrem os olhos de quem quer enxergar. Abraço.

  102. Faltou o BUUU! no final. hehehe Parabéns Otário.

  103. AAAAAAAAAAAA se todo otário fosse assim kkkkkkkkkkkkkkk

  104. Bela respostas aos “adivegados dos correios” com essa resposta os caras devem aprender como se interpreta a lei”

  105. Hahahahaha!! Sensacional! Toma Correios! Otário 1×0 Correios

  106. Tomou distraído!

  107. PARABENS!!!!!!
    Cala boca CUrreios!!!!

  108. #youwin #perfect

  109. Tá de parabéns Otário!

  110. Sensacional, o Davi vs Golias, boa Otário, nosso herói !

  111. O Otário é meu pastor e informação não me faltará!

  112. Sou fã desse site…..

  113. Herzegovino Irritado

    É isso ai perfeito, otario que não foi nada otario, continua nessa luta que estamos juntos. Vamos ver se eles tem coragem de tentar censurar a livre expressão que é um direito de todos. Em vez de reclamarem por que não oferecem um serviço digno de elogio e não essa porcaria cagada desses CUrreios. Parabéns mais uma vez canaldootario por estar defendendo nossa liberdade e a qualidade nos serviços lixos prestados nesse pais que não esta nem ai.

  114. Uma empresa que deveria ser exemplo de eficiência em atuação no mercado, muito pelo contrário, pratica um péssimo serviço, um mau exemplo na atividade. Uma estatal que nos envergonha pela falta de credibilidade. Deixei de assinar a Revista Época, por culpa dos correios – Agência de Goiatuba-GO – que “desapareciam” com a minha revista, na maior cara-de-pau, sendo que tenho Caixa Postal há vários anos. Uma vergonha nacional que se serve somente aos políticos corruptos que a dirigem. Possui uma arrecadação invejável que se canaliza para os esgotos da corrupção endêmica deste país.

  115. Parabéns cara, você é um herói para todos nós!

  116. Perfeito. Uma boa empresa que preza por cumprir corretamente os seus compromissos não precisa de “notificações extra-judiciais” feitas por advogados de porta de cadeia para proteger a sua imagem, se é que os Correios ainda têm uma imagem para ser protegida.

  117. Lindo lindo lindo! A frase final foi simplesmente perfeita. Eles precisam pegar esse tempo tentando varrer a sujeira pra debaixo do tapete e arrumar esse serviço de péssima qualidade!

  118. Chupa CÚrreios , um dos piores serviços do país..Cambada de safados, Parabéns meu amigo otário.

  119. Otário.. Você é O CARA!!
    Se 10% da população apenas do BRASIL tivesse a coragem de colocar o C# na reta como vc seríamos um país de 1o mundo!!!

  120. Como fazer isso chegar às telinhas da TV? NUm horário nobre, com destaque? Essa será uma grande vitória….

  121. Houve alguma resposta ?

  122. Eu uso as agencias dos correios pelo menos a 15 anos 4 vezes na semana, deixa muito a desejar em relação aos serviços que prestam, pago caro. Gostaria de saber qual foi os reajuste das tarifas nesses anos? A carta nacional não comercial de 20 gramas R$ 0,22 . e agora a mesma carta sai R$ 1,20.

  123. Estou cada dia mais chocada com a cultura petista que impera em todo o governo e orgãos que fazem parte da administração da nossa pátria amada! Esse caso seria ilário se não fosse tão trágico!

  124. Este é um exemplo acadêmico do ditado, ” pau que bate em chico tambem bate em francisco “.

  125. Parabéns otário! Mesmo não estando presente, estamos aqui apoiando

  126. Parabéns. Trabalhei como carteiro nessa empresa por dez anos e conheço muito bem a arrogância e prepotencia de seus gestores filiados ao pt.

  127. Show de bola, parabéns pelo seu trabalho! Correios mostrando que não conhece as leis, presta um serviço ruim, paga mal seus funcionarios, cobra o preço que quer, etc.

    Mais uma parabéns pelo trabalho!

  128. Você é o nosso herói, Otário! Não desista, jamais. Já pensou em usar o Benfeitoria para ter financiamento coletivo para continuar a sua batalha?
    abs e parabéns.

  129. Estamos Ansiosos para saber o que os Correios vão fazer!

  130. Esse Otário não tem nada de otário! Mandou bem!

  131. Acho que alguém se fudeu UAhUAhAUhaUAHuah né curreios

  132. Correios = lixo tem é que falir com essa merda, filhos da p***, correios e detran

  133. Boa… Currreios de uma figa…

  134. Palmas Otário! Muito bom! Gostei da resposta! Parabéns pelo seu trabalho!

  135. Ahhh a linda arte de advogar… boa resposta… foi um #chupacurreios

  136. enquanto isso:
    OS CORREIOS NO MEU BAIRRO (GURIRI, S MATEUS, ES) DEMORA 40 (QUARENTA) DIAS P ENTREGAR UMA CARTA!!!!
    amarram um pacote, e entregam de uma vez só!!! é mole??? é!!!!

  137. Otário… Quero ver a contra-contra-notificação extrajudicial deles… se eles tiverem coragem de enviar uma depois desse “massacre”.

  138. tentaram te intimidar na maior cara deslavada… como se 90% da população tivesse outra opção além dos correios e vc tivesse tirando todos os clientes deles…

  139. Esses Correios são espertos demais! O site deles é pessimo varias paginas aparece erro ou não carregam, acontece sempre! Lançaram opção de informar rastreio via celular, e desistiram não tem mais! Poderiam Informar pelo menos por E-mail para remetente e destinatario, nem isso. Acho que se lançarem o site cai, não aguenta! kkkkk Ganham muito dinheiro e oferecem um serviço muito ruim.

    Mas o que foi pior foi a atualização do site, eu preferia a antiga, bem funcional, rapida e não tinha tanto erro, simples e objetiva.

    Estou esperando uma capa de celular internacional, por que não encontro no Brasil e esta 10 dias parado CURITIBA / PR. Correios e receita federal muito lentos, invistam em funcionarios, baixem os preços, agilizem seu serviço! É isso que espero.

    Mas torama que apareça outra empresa concorrente, mesmo que cobre mais, um dia, talvez essa empresa nova pode dominar o Mercado.

  140. Otário, veja essa notícia:

    http://bit.ly/U7L70q

    Eles conseguiram autorização para atuar na telefonia celular.

    Como você já disse, daqui a pouco estarão vendendo salgadinhos, eletrodomésticos, passagens aéreas entre outros.

    • Nem o serviço de entrega de encomenda e rastreio eles fazem direito, vive fora do ar ou não entregam por problemas operacionais. O celular vai viver com problemas também, e o ótario ajudou queimar um pouco filme deles com a verdade, abra o olho você aí que vai usar a operadora dos Correios.

  141. Este advogado é muito bom. Elaborou a contra-notificação com excelência. Imagine então oq ele pode fazer em juízo…

  142. Acho que ví uma lágrima caindo do olho do advogado dos correios quando a jeba da contra notificação adentrou no fiofó nos primeiros 30 cm.

  143. e isso ai o que seria de mim sem internet para tira a segunda pois minhas faturas pararam de chegar de uma hora pra outra

  144. Peça aos Correios darem cabo onde PERDERAM minha encomenda no, LZ504731724US que estava em Valinhos e mandaram pra SOROCABA, sendo que eu moro em VInhedo, vizinho a Valinhos. Como eles PERDERAM o pacote (ou foi roubado … coisa normal nos CURREIOS), eles pararam de atualizar o SHITSITE de rastreamento ……..

  145. Tooooomeeee cúrreios!! Dalhe Otario o/

  146. Muito bem. Sabe o que a gente devia fazer?? Mandar fazer uma tartaruga ou um jumento com as cores do correio, e entregar ao presidente dos correios, a titulo de prêmio, incompetência 2014.

  147. Parabéns, Otário. Pois acho uma tremenda sacanagem os Correios não fazerem a entrega no meu CEP: haja vista alegarem ser área de risco. Tudo bem, entendo que não moro em Copacabana, a que a Pavuna realmente não é segura igualmente a todo o RJ, mas o engraçado é que outras empresas fazem suas entregas em meu endereço normalmente, tipo casas Bahia, Coca-cola, Souza Cruz, dentre outras que para cumprirem seus serviços contratam outros serviços do tipo escolta quando é o caso. Portanto, os Correios bem que poderiam fazer o mesmo, pois na hora de me cobrar o frete referente ao SEDEX eles o fazem, sendo que tenho que me deslocar até os depósitos, seja o de Coelho da Rocha ou então o de Anchieta para a retirada de qualquer produto, e nem por isso me devolvem sequer parte do que foi cobrado.
    Não consigo entender como por exemplo as Casas Bahia faz a entrega por vezes de um televisor que possa vir custar aproximadamente R$ 3.000,00 e os Correios não me entregam um tênis de no máximo R$ 400,00.
    O fato de hora solicitarem a retirada em um lugar e hora em outro, alegando ser o depósito correspondente a área do endereço que moro, indica que não existe uma organização eficiente, ou seja. ao invés de se organizarem… eles simplesmente avacalham.

  148. Eu nunca me vi tão orgulhoso de seguir esse canal. Queria eu ter todo esse conhecimento para contra-atacar esse bando de filhos(as) da p*** oportunista. Parabéns Otário Anonymous. Vou ser sempre grato por sua iniciativa. ; )

  149. trabalho nos correios a sete anos. e realmente tenho vergonha de trabalhar nesse lugar.

    a incompetência administrativa é gritante.

    O nosso sistema não é lento. É uma tartaruga de ré. vivo pedindo desculpas aos – desculpe a expressão- coitados que vão pagar suas contas na agência em que trabalho.

    Se um carteiro entra de férias ou fica doente, Vocês acham que eles mandam outro pessoa no lugar?

    Não mandam. E os incompetentes administrativos vem falar em rachar o distrito.É essa a solução que colocam para resolver o problema.Dividir o distrito com quem já esta sobrecarregado de trabalho.Falta gerência administrativa, não venham falar que falta gente. porque não falta. Existe um bando de desocupados nas regionais – que não entendem nada. que poderiam entregar cartas.Não venham falar em desvio de função que essa não. Se gostam tanto assim da empresa. saiam da suas cadeiras da regional e vão ficar no sol entregando cartas.

    As RI( recrutamento interno) são uma piada. duas etapas prova escrita. Você pode tirar 10 e mesmo assim nao passar. a entrevista é eliminatória. Incrivel que se voce for alguem de boa aparencia e mulher ja passou .Fato. duas funcionarias uma muita bontia tirou 7 na prova escrita. e outra nem tao bonita tirou 10. Íncrivel a que tirou 7 passou, e era a mais lenta no atendimento e de uma inteligência de igual valor;

    Os correios não avaliam a meritocracia e nem a competencia de seus funcionarios. Fato. Avaliam se voce é de alguma partido politico. Quem voce conhece dentro da empresa. ou sua beleza.

    Avaliem os gerentes de algumas agencias pelo Brasil. São mulheres ou são homens. A mulheres são bonitas. “ganharam a gerencia”. Os homens são ligados algum partido politico ou tem padrinhos dentro da empresa.Não entendem nada de ferramentas de gestão administrativa.

    Tenho vergonha do dinheiro que recebo no fim do mês, alem de ser uma micharia, é um dinheiro que me da nojo, pois oferecemos um serviço de péssima qualidade ao cidadão que ainda vai nos procurar.Existem coisas muito, ( mas muito mesmo) sérias, que nem ouso contar aqui. Sofro perseguição e assedio moral todos os dias por parte de meus superiores. sou caçado como um animal mesmo. NISTO MEUS AMIGOS . a empresa brasileira de correios e telegrafos é competentíssima, perseguir seus funcionarios até que sem outra alternativa eles peçam as contas.

    Para eles com certeza vai ser uma vitória, para mim vai ser um alívio. ” AOS CEGOS DO CASTELO ME DESPEÇO E VOU” Nando Reis. A ditadura ainda não acabou. Ainda sobrevive em nossa estatal postal.

    • Colega silva, infelizmente esta é nossa realidade…Típico deles, o povo não sabe uma vírgula do que esta empresa faz com os funcionários com sobrecarga de trabalho, intimidação, mentiras deslavadas, para fazer algo em benefício dos empregados pode levar anos ou nem sair, mas para punir é num estalar de dedos.

  150. Correios exerceu seu trabalho e foi enviado (sem código de rastreio) la pra PQP dpois dessa resposta! Ótima resposta advogados! Boooooooooooooooooa Otário!

  151. Eu ia comprar uma camisa sua… Mas você só manda por PAC e por E-Sedex… você tem contrato com o Correio depois de ter falado tão mal? kkkkkk

Assinantes do site tem descontos especiais na loja! Bronze (5%), Prata (10%), Ouro (20%) e VIP (30%)! Saiba mais, clique aqui - Dispensar